quinta-feira, novembro 05, 2015

Jesus Homem (Parte 5 de 17): A parentela de Jesus

III. A parentela de Jesus

1.   João Batista era parente, talvez primo.

Lucas 1.13 e 34-36:

Não temas, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e tu o chamarás João

Então Maria perguntou ao anjo: Como isso poderá acontecer, se não conheço na intimidade homem algum? O anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso aquele que nascerá será santo e será chamado Filho de Deus.Também Isabel, tua parente, espera um filho sendo já idosa; aquela que era chamada estéril está de seis meses

           2.   José e Maria tiveram filhos depois que Jesus foi gerado pelo Espírito 
      Santo, meio irmãos e irmãs de Jesus, por parte de mãe.

Marcos 3.31-32:

Então a mãe e os irmãos de Jesus chegaram e ficaram do lado de fora da casa; e mandaram chamá-lo. Havia muita gente sentada ao redor dele, e disseram-lhe: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram. 

Mateus 13.55-57:

Não é este o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Então, de onde lhe vem tudo isso?

Marcos 6.3-4:

Este não é o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E suas irmãs não estão aqui entre nós? E escandalizavam-se por causa dele. Então Jesus lhes disse: Somente em sua terra, entre seus parentes e em sua própria casa é que um profeta não é honrado.

Uma coisa importante que fica clara no texto acima, é que Jesus tinha uma profissão secular, era carpinteiro, como seu pai. Isso nos faz pensar mais um pouco sobre a personalidade de Jesus homem, lidando com uma aptidão artística, que não deixa de ser a marcenaria, solitária, que requer concentração, alguma força física no início, mas depois menos, quando trabalhando nos detalhes, contudo exige firmeza e precisão.

Trabalhar com a madeira e fazer móveis, moldar pedaços brutos retirados de árvores, e transformá-los em utilidades bem acabadas, eficientes, bem, não é isso que ele faz hoje com nossas almas? O oleiro do antigo testamento se transformou no marceneiro do novo testamento, só isso é assunto para um estudo bem profundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário