terça-feira, novembro 17, 2015

Jesus Homem (Parte 17 de 17): Conclusão

Conclusão

Filipenses 2.5-11:

Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, existindo em forma de Deus, não considerou o fato de ser igual a Deus algo a que devesse se apegar, mas, pelo contrário, esvaziou a si mesmo, assumindo a forma de servo e fazendo-se semelhante aos homens.
Assim, na forma de homem, humilhou a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso, Deus também o exaltou com soberania e lhe deu o nome que está acima de qualquer outro nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”

Buscamos tanto ao Jesus Deus, ao Jesus de milagres, que muitas vezes podemos pensar que ele não tinha uma vida comum. Assim corremos o sério risco de ver Jesus como um mago, um ser que vivia no sobrenatural o tempo todo. Sim, Jesus nos ensinou a crer e a fazer milagres, a ver o universo sob o ponto de vista de Deus e da eternidade. Contudo, talvez o maior de todos os mistérios, um que só entenderemos totalmente no céu, é o fato do Senhor fazer seus maiores milagres no dia a dia, na vida comum de todos nós, ensinando-nos como viver, não com assuntos impossíveis, mas com as pessoas, humanas, imperfeitas e limitadas como nós.
Talvez a igreja esteja precisando voltar ao evangelho, mas não aos milagres, isso já se tem pregado bastante. Mas talvez ela precise de uma volta à vida comum, para entendermos que perdoar, amar, buscar a paz, são os maiores milagres que Jesus pode fazer. O que afasta a maioria das pessoas das igrejas não é a falta de fé em milagres, mas a falta de perdão para com o irmão.
As grandes nações, os impérios, as empresas mais ricas, têm todo o poder bélico, financeiro e político em suas mãos, mas ainda assim não conseguem mudar o mundo. Por quê? Porque os líderes desses poderes podem mudar tudo, menos seus corações. Por que palestinos e judeus não resolvem seus problemas? Por que nossos políticos não se unem para resolver o Brasil? Não é por falta de potência física, eles têm nas mãos a capacidade de mudar o mundo, mas isso com, riquezas, bombas e exércitos. Contudo, eles não mudam seus corações, perdoando, dividindo, executando misericórdia e justiça.
É exatamente isso que Jesus homem ensinou, a conviver em paz com as pessoas. Sabemos que neste mundo isso será em última instância impossível, mas é o horizonte que temos para alcançar, é por isso que estamos aqui. Ou será que ainda achamos que vivemos somente para ter fé suficiente para crer que Deus faz o impossível nos dando emprego, casamento e prosperidade? Não, o maior milagre é viver como Jesus viveu, simples, com o suficiente, mas com um coração diferente, e aí que o reino de Deus veio para fazer morada, no nosso homem interior.
Quem ainda não entendeu isso, não entendeu o evangelho, ou é apenas uma criança espiritual, mesmo que tenha anos e anos de vivência e mesmo de ministério em uma igreja renovada, onde o Espírito Santo de milagres tem liberdade. Só quando entendermos o Jesus homem é que realmente entenderemos qual é o maior milagre que Deus pode fazer, qual é o maior impossível que Deus pode realizar.
Todavia, esse milagre não é realizado assim, num piscar de olhos. Ele pode demorar uma vida, até que aprendamos a verdadeira essência do evangelho, o principal ensinamento de Jesus homem, o centro da Bíblia: refazer-nos à imagem de Deus, aquele projeto que Deus tinha lá em Genesis, e que só pode ser realizado hoje em dia quando permitimos que Jesus homem viva em nós através do Espírito Santo.


José Osório de Souza (14/09/15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário