domingo, junho 05, 2016

Coisas que falsos profetas usam

      Coisas que pastores manipuladores e hereges usam para não verem seus interesses pessoais ameaçados, entenda que muitas são baseadas em textos bíblicos, mas fora do contexto que eles dizem estar, assim, não é porque está na Bíblia que devemos obedecer, tem que ser usado da maneira correta:

1ª Religião não se discute: quando os líderes sabem que suas ovelhas não estão preparadas para argumentar porque não conhecem a palavra. Os sacerdotes romanistas foram os que popularizaram esse dito, visto que há algum tempo, católicos conheciam muito pouco da Bíblia. Contudo, do jeito que as coisas caminham, com tantas denominações criadas, com tanta heresia e manipulação, líderes inescrupulosos, do meio "protestante", também tem usado esse dito para manter seus ministérios-empresas. 

2ª Não vá ou deixe de ir à igreja por causa de homens: como desculpa para que não saiamos de igreja com pecado no altar sabido e não resolvido, e os que saem ainda são taxados de rebeldes. Como se fosse espiritual ficar a vida toda numa mesma igreja, não é o ficar e nem o sair, mas o obedecer a Deus, estar atento à voz do Espírito Santo e se mover com Deus. Deus é vivo, é dinâmico, se move e move consigo aqueles que o buscam com intimidade. 

3ª Não oferte pros homens, mas para Deus: como parte da chantagem que fazem para tirar dinheiro das pessoas, nesse item incluo o clichê tão usado, "dizime para Deus repreender o devorador" (Malaquias 3.10-11, o texto mais lidos em muitas igrejas atuais). Na verdade o maior devorador nos últimos tempos do povo de Deus é o falso profeta, dízimo é mandamos do antigo testamento para os israelitas que tinham que manter a tribo de Levi como sacerdotes e administradores de todos os protocolos ritualísticos. No novo testamento, que tem prioridade sobre a Bíblia, o assunto funciona de maneira diferente, não existe nobreza sacerdotal, apenas servos que obedecem a Deus com sacrifícios, muitos trabalhando secularmente e com ofertas voluntárias suficientes. 

4ª Pela fé há solução para todos os problemas: focando a solução na fé, nas companhas, nos atos proféticos, mimando e tornando o povo dependente, sem amadurecê-lo para enfrentar as realidades da vida e a maneira como Deus realmente trabalha conosco. Lembro que outras religiões também enfatizam a fé, que pode ser em qualquer coisa, e membros dessas também têm seus pedidos ouvidos.

5ª Deus vai destruir todos os seus inimigos: jogando o mal nos outros, vitimizando as pessoas e novamente infantilizando-as. O maior inimigo do homem mora dentro dele, é o seu coração.

6ª Não se levante contra o "ungido" de Deus: como desculpa para que falsos profetas e líderes manipuladores e em pecado não sejam confrontados com a palavra de Deus. A Bíblia orienta que devemos confrontar tudo o que ouvimos e vemos nas igrejas com ela mesma, ninguém é intocável, mas líderes legítimos merecerão nosso respeito com naturalidade, porque são exemplos de prática de suas palavras, antes de tudo.

7ª Nossa luta não é contra carne, mas contra demônios: colocando a culpa dos problemas somente nos demônios. Sim, eles devem ser expulsos e suas atividades desfeitas, essa é primeira oração que o cristão deve fazer obedecendo Efésios 6.12, mas depois disso o livre arbítrio do homem tem prioridade, e o cristão precisa aprender a conviver com isso. Quando lançamos a culpa nas pessoas ou nos demônios, deixamos de olhar para nós mesmos, que precisamos de cura e que Deus quer curar.

8ª Cuide dos negócios de Deus que ele cuida dos teus: para usar o trabalho não remunerado de cristão sincero que acaba criando mal filhos e se afastando do cônjuge, só para trabalhar o tempo todo na igreja. Incluo aqui uma orientação que também é muito dada que diz que cristãos não devem ter amigos não cristãos, como já disse aqui no blog, em situações especiais, como a de novos convertidos ou de viciados em drogas e outras coisas mais sérias, um afastamento radical do mundo pode ser necessário. Mas havendo maturidade o cristão precisa caminhar como Jesus, entre as pessoas, onde a luz aparece mais é nas trevas.

9ª Há unção nesse lugar: aí precisamos nos perguntar, o que é unção de verdade? Não é música bem cantada, não é emocionalismo, não é fé na fé, outras religiões têm tudo isso, mas Deus não está nelas. Gritar e repetir clichês proféticos, com carisma e autoridade, também não é unção. Infelizmente temos aceitado como unção habilidades absolutamente carnais, que cantores, políticos, vendedores e outras pessoas do mundo, têm, é que não representa unção espiritual de Deus. Unção é emoção? Sim, mas emoção santificada, equilibrada, sábia, bíblica, que traz uma palavra de Deus que fica em nossos corações para sempre, como ação verdadeira do Senhor, vinda dos céus dos céus, como na experiência que Isaías teve no templo (Isaías 6).

10ª Se for disciplinar todo mundo, não fica ninguém na igreja: e daí, qual o problema disso, o que é uma igreja afinal de contas? E nem é por causa das pessoas, o falsos líderes agem assim para não perder hall de dizimistas, e se for um dizimista de valor alto, é aí que o cara se torna intocável. Existem títulos demais em certas denominações, barões, condes, viscondes, marqueses, duques, muitas pessoas lutam por eles para terem status em grupos sociais, não representam posições funcionais de servos, mas honras. Precisava incluir também esse assunto nesta reflexão, e faço isso lembrando que as igrejas têm se tornado clubes, ordens (não secretas, mas ordens, se fossem secretas seria pelo menos mais discretas), não células vivas do corpo espiritual de Cristo.

      Não escrevo este texto com irresponsabilidade, com ar de zombaria ou falta de temor a Deus, sei da seriedade dos assuntos que ele diz respeito. Contudo, enquanto muitos de nós nos calamos, os hereges e manipuladores, sem temor, enganam o povo, dão mal testemunho ao mundo e levam ministérios-empresas com finalidades pessoais e não do reino, mesmo que digam o contrário. Muitos pastores não querem pagar o preço de pregar o evangelho genuíno porque se fizerem isso terão igrejas menores, mas até que ponto Deus quer quantidade e não qualidade? Precisamos nos levantar, com temor, mas sem medo, e nos colocar, na unção, no amor e na autoridade de Deus, contra isso.

José Osório de Souza

2 comentários:

  1. Paz Zé, tenho até temor de falar sobre estes assuntos, mas sei que são necessários.
    Que o Senhor nos livre de toda cadeia e prisão emocional ou pressão feita por homens.
    Oro pra que, os filhos de Deus sejam livres do engano.

    Abraços, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. entendo o que você está falando, Davi, e concordo, temos que ter temor de Deus, contudo, enquanto esperamos pra falar, hereges e manipuladores, sem temor, dominam os ministérios, enganam as pessoas, escandalizam o evangelho verdadeiro, é preciso que nos levantemos em temor, mas sem medo, contra tudo isso, alertando, exortando, e orando, e se Deus nos mandar, abrirmos pontos de estudo e evangelismo nos lares, pregando o evangelho verdadeiro e primitivo e não mais alimentando com nossa fé e nossas provisões ministérios-empresas de hereges e manipuladores emocionais

    ResponderExcluir