domingo, janeiro 14, 2018

Alma perdida

      "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" Mateus 16.26

      O que é perder a alma? Perdem a alma só os que não aceitam a Jesus como salvador e estão condenados a uma eternidade longe de Deus? Perdem a alma os que nesta vida dão prioridade aos prazeres carnais, que se viciam em drogas, sexo, bebida ou comida? Sim, em todas essas situações a alma, os valores mais virtuosos da mente, do coração e os bons valores espirituais, podem ser renegados até que sejam perdidos. Esses que perdem a alma assim, baixam o nível da existência humana a algo animalesco, ou pior que isso, visto que os animais não estão perdidos. Perder a alma é comparar-se a demônios longe de Deus tentando administrar corpos físicos.
      Mas gostaria de refletir sobre um aspecto mais sutil de alma perdida, aliás, um aspecto, infelizmente, bem comum nos dias atuais. Alma se gasta e gasta perde a habilidade de sentir prazer na vida. Com vida me refiro a todos os aspectos dela, físico, emocional, intelectual e espiritual. Sexo do jeito certo não é menos importante que ler um bom livro ou orar a Deus pedindo perdão. Somos corpo, alma e espírito, o equilíbrio entre essas áreas é que nos faz experimentar o melhor de nossa humanidade. A alma é algo intermediário, que liga matéria com espírito, que interpreta os sentidos do corpo e os contatos com o universo espiritual.
      Nossa alma é nossa identidade, o corpo material poderá ser desfeito, mas a identidade Maria ou José é eterna e indestrutível. Nosso espírito é o que faz contato com Deus de uma forma duradoura quando o Espírito Santo faz morada nele através de nossa redenção por Cristo. Mas é a alma que faz a interface, quando falamos em línguas espirituais estranhas, é o nosso espírito quem fala. Mas é nossa alma que recebe do Espírito Santo a tradução e faz com que nossa mente entenda intelectualmente e nossa boca fale de forma a que todos compreendam. Por isso o equilíbrio é importante ser buscado, para que não só nosso interior seja abençoado e entendido, mas também as pessoas ao nosso redor. O cristão maduro busca equilíbrio.
      Mas voltemos ao ponto: perder sutilmente a alma. Na verdade é natural que corpo e alma percam o prazer com o tempo, isso é algo inerente à natureza humana. Contudo, o espírito nunca perde o frescor, a luz, a vida, visto que é nele onde mora o Espírito Santo, se a pessoa experimentou o novo nascimento em Cristo. Assim o segredo é nos atermos mais e mais às coisas espirituais, principalmente à medida que envelhecemos. Se quisermos segurar no corpo os prazeres da juventude, provaremos a perdição da alma, o vazio que o homem sente e que só aumenta com o tempo. Não se iluda com a vida encarnada, ela se conduz inexoravelmente à morte.
      Infelizmente, nos dias atuais, o edonismo impera, todos querem prazer sempre, ninguém quer sentir dor. Sim, dor é necessária, é consequência de culpa, de pecado, mostra que a alma ainda está sensível, que o espírito vive. Quem erra machuca a si mesmo, aos outros e ao Espírito Santo de Deus. Mas quem quer crescer provará a dor proveniente de sua própria teimosia tentando permanecer em uma zona de conforto. Essa é uma dor positiva, construtiva, imprescindível ao que deseja evoluir, principalmente, espiritualmente.
      Mas se existe dor, existe prazer, na mesma proporção, só depende do ponto de vista. Se há prazer a alma ainda não se perdeu. Mas os que querem segurar o prazer só mantendo o corpo e a alma saudáveis, se perderão. O culto ao corpo nas academias e nos regimes alimentares, a "espiritualização" pela ioga e técnicas de relaxamento, não tocam o espírito de forma efetiva, só iludem a alma e o corpo. Aqui é importante entender que só a presença de Deus por Jesus é que vivifica o espírito humano. Religiões, meditações, privações e outros rituais, podem tocar a alma, mas não agem positivamente no espírito. O diabo e suas mentiras não têm a capacidade de vivificar o espírito, repito, conforme a ótica do Evangelho, só enganam a alma.
      Está se sentindo vazio, mesmo com corpo, intelecto e emocional saudáveis? Aceite que tua alma está se perdendo. Do que adianta ter acumulado riquezas, cultura e sabedoria e perder a alma? A resposta não está na alma, está no Espírito Santo. Olhe pra cima, olhe pra Deus, pense nas coisas do alto, sinta e viva coisas superiores. Nível superior só em Deus, através de Jesus Cristo pelo Espírito Santo no teu espírito. Alma perdida é alma sem repertório, mas tem que ser repertório de qualidade, não do corpo. O corpo para na alma, mas o espírito vem para a alma que beneficia o corpo de uma maneira maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário