domingo, janeiro 28, 2018

Banalização da Fé

      "O justo viverá pela fé", "sem fé é impossível agradar a Deus", "somos salvos pela fé": o conceito fé é porta de entrada para o mundo espiritual, mundo que não pode ser visto, ouvido ou tocado pelos sentidos físicos. Como coisa subjetiva é relativa, não pode ser medida ou qualificada materialmente, seu objeto varia conforme o ser humano que a usa. Cada um pode colocar fé no que quer, quando quer e com a intensidade que deseja.
      Já refleti aqui no blog sobre os dois tipos de fé, vou recordar. Um primeiro tipo de fé constitui uma força, uma convicção, uma energia humana, física e emocional, que leva o homem a ser positivo (no sentido de ativo, não necessariamente de benigno). Essa fé pode até curar doenças, como pode ser usada para desejar o mal de alguém, por exemplo no satanismo.
      Contudo, apesar de poder até colocar o homem em contato com o mundo espiritual das trevas, diabos e demônios, não pode conduzir o homem à salvação. Sim, pode levar a Deus, mas para que o homem seja salvo, Deus precisa dar ao homem o segundo tipo de fé, aquele que é um dom espiritual. Como dom não pode ser comprado, trocado ou negociado por qualquer valor, material, intelectual, emocional ou espiritual. Deus, em seus mistérios, contempla a sinceridade de um coração e a dá, gratuitamente.
      É claro que de posse da fé dom de Deus, o homem pode sincroniza-la com o primeiro tipo de fé. Aliás, a fé dom de Deus, que salva, potencializa o primeiro tipo de fé e abençoa o homem de uma forma plena. Todavia, mesmo novos nascidos em Cristo podem usar só o primeiro tipo de fé, num pedido de oração, e receber algum tipo de cura física, cura que mesmo não convertidos podem receber.
      O ponto desta reflexão é um questionamento: até que ponto a fé é superestimada? Entenda que no contexto histórico do novo testamento, o conceito subjetivo da fé precisava ser ensinado a um povo, pelo menos em primeiro lugar, o povo judeu, que tinha uma religião baseada em obras. O perdão era recebido e o louvor era oferecido através do sacrifício de animais. O templo era físico, e não o subjetivo coração humano. O pecado punido era o vivido na vida real, como o adultério, o homicídio, etc.
      Foi Jesus quem chamou a atenção sobre o pecado conhecido por Deus pela simples existência na mente e no coração do homem, mesmo que não tenha sido manifestado fisicamente. Assim, a ênfase do apóstolo Paulo em explicar a salvação a todos pela fé era condição sine qua non para que recebessem um Cristo ressuscitado como salvador de suas vidas um povo acostumados com obras.
      Mas no século XXI, após séculos de existência de cristianismo e mesmo do aparecimento de religiões esotéricas que também usam subjetividade para se comunicarem com o divino, o conceito fé acabou sendo banalizado. Talvez o clichê religioso mais usado hoje seja "o importante é ter fé" ou "importa crer e não no que se crê", assim vivemos um momento que, permitam-me o exagero, existe fé demais no mundo. O que os livros de autoajuda e os palestrantes motivacionais mais pregam é "creia em você e seus sonhos se realizarão".
      A fé acabou sendo superestimada, muitos acabaram achando que te-la legitimiza qualquer desejo. Sim, sei que como cristão, novo nascido em Cristo, eu dependo de fé para me reerguer todos os dias e seguir perdoado e com esperança. Necessito crer para enxergar um futuro melhor, pra mim, pra minha família, para o Brasil.
      Mas temos que parar de vez em quando, principalmente nós cristãos já com algum tempo de caminhada por Jesus, e avaliar o que somos de fato, na maior parte do tempo, em comparação com aquilo que desejamos ser, que acreditamos que seremos. Se não fizermos uma análise fria e honesta, podemos acabar vivendo uma mentira, ou no mínimo, uma imaturidade sem fim. Nossa fé tem que achar, em algum momento, espaço na realidade, ela tem que se realizar.
      Assim, uma hora, ser tem que importar mais que crer, o que somos é nossa essência adquirida no tempo, e como novo nascidos, adquirida em Cristo. Por isso muitos ateus são mais felizes que crentes, e tantos crentes passam a vida sem entender de fato o cristianismo, banalizando a fé. Jesus, naturalmente, o tempo todo, sem hipocrisia ou egoísmo, era fé, em sua essência. Ele não a usava só como uma ferramenta externa para fins infantis e limitados e depois a deixava, ele a encarnava. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário