quarta-feira, janeiro 03, 2018

Qual o sentido da vida?

      "Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."
Eclesiastes 9.9-10

      O judeu, do antigo testamento, sobre o qual lemos na Bíblia, não tinha um conceito sofisticado de existência pós morte, esse que temos hoje com o cristianismo. Ele não tinha uma preocupação de usufruir uma eternidade com Deus, com recompensas e honras. Ele procurava ter uma vida justa aqui para usufruir os frutos aqui mesmo. É claro que ele ele tinha religião, lendo o antigo testamento nós a conhecemos em detalhes. 
      O livro de Eclesiastes, da autoria do sábio rei Salomão, filho de Davi, é um livro sob muitos aspectos tão secular que muitos acham que nem deveria fazer parte do cânon. Mas ele é profundo e abrangente, escrito por alguém que temia a Deus, mas que teve a maioria das regalias que podem existir no mundo material. Salomão conhecia o melhor de tudo e pôde tentar responder com muita propriedade a pergunta que todo ser humano de todos os tempos sempre fez: qual o sentido da vida? 
      Uma leitura do livro de Eclesiastes sem a luz do Espírito Santo, pode levar o leitor a um total desencantamento com vida, a uma conclusão negativa sobre a existência humana, só achando nela vazio e depressão. Contudo, aquele que viveu a vida de fato, sabe que é isso mesmo, que isso é verdade. Se é assim, então, o que dá sentido à vida? É Jesus. Mas ouçamos o conselho de Salomão, a orientação do Espírito Santo que permitiu que esse texto fizesse parte do cânon bíblico: não levemos a vida tão a sério, não a espiritualizemos demais.
      Tema a Deus, não se deixe aprisionar pelos vícios, construa uma família e dê prioridade a ela, trabalhe e não roube ninguém, seja misericordioso e ajude os mais necessitados. Todavia, usufrua, aproveite uma boa mesa com amigos, ame uma mulher e a faça feliz, ou a um homem, viage e conheça o mundo, para a eternidade não levaremos nada a não ser o bem que deixarmos nos corações das pessoas. O livro de Eclesiastes, se não for meu livro favorito da Bíblia, é um deles, junto do livro de Daniel e do evangelho de João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário