sábado, janeiro 06, 2018

Luz e trevas, vida e mortes: ciclos

      Nas trevas não há luz? Há sim, se ela estiver guardada dentro de nós. Mesmo que a luta seja terrível, a dor incessante, os inimigos armados e multiplicados, e nós, tristes e enfraquecidos, sem visão de saída, se houver dentro de nós a luz, ela será suficiente para iluminar todas as trevas. A luz é Deus através Jesus, uma experiência de redenção que se tendo uma vez, se muda a vida de uma pessoa para sempre, abre-se uma porta que nunca mais se fechará.
      Nós morremos várias vezes em vida, antes de provarmos a morte derradeira da carne. Em cada morte, as trevas podem tomar conta de tal maneira de nossos sentimentos e pensamentos, que morre uma fase de nós, um período de nossas existências. Se morre é porque não teve vida espiritual para sobreviver. Mas o que vem depois dessas mortes, dessas pseudos vitórias das trevas? Uma vida mais duradoura, mais próxima da última, aquela que levaremos conosco depois da derradeira morte da matéria, mas isso só se deixarmos a luz de Deus vencer em nós.
      Ocorre, entretanto, que muitos de nós, muitas vezes, nos negamos a morrer, nos vemos cercados de trevas e ao invés de nos abrigarmos na centelha de Deus que habita dentro de nós, chamada Espírito Santo, achamos morada nas trevas exteriores. Aqui uma atenção: muitas das saídas que religiões, filosofias, e mesmo que ensinamentos que parecem "espiritualizados", como meditações, contatos com entidades espirituais, oferecem, são soluções das trevas exteriores, não de Deus, portanto não são luz, mesmo que gostem de se autodenominarem "iluminadas".
      Alguém pode argumentar: mas o Deus infinito e verdadeiro, ele pode se limitar aos limites da pequenez de nossos corações? Ele não estaria, não dentro de nós, mas fora, em tudo, em todos os universos? Sim, fisicamente, e como "físico" me refiro mesmo à matéria espiritual ("energética"?), Deus está em tudo. Mas Deus, como nos revela o Evangelho e diferentemente de como interpreta o ocultismo, o esoterismo, não é uma energia neutra e impessoal. A presença abençoadora e pessoal de Deus, está aliada à moralidade, às virtudes, ao verdadeiro bem.
      No tempo que nós humanos chamamos de presente, Deus tem tudo em suas mãos, mas permite que diabos e demônios tenham seus domínios e poderes. Quem dá ao mal essa legalidade é o homem, assim onde o homem deixa o mal agir, nesses espaços físicos geográficos, no planeta Terra e no céu ao redor dele, Deus não agirá de forma plena até o final dos tempos, a não ser que o livre arbítrio do homem permita. Um ponto importante a se entender: o homem tem mais poder que o diabo, o homem pode ser salvo, o diabo não.
      Por isso a presença de Deus através do Espírito Santo nos corações dos salvos, dos novos nascidos, é de vital importância para que o homem ache a luz mesmo em meio às trevas. Essas trevas, nesse tempo presente, existem de um jeito ou de outro, "o mundo jaz no maligno". Mas numa situação especial de luta, podemos permitir que essas trevas dominem mesmo nossos sentimentos e pensamentos. O convertido não fica endemoniado, mas pode ser oprimido sobremaneira. Por isso, repito, a luz do Espírito Santo que habita dentro daquele que escolheu a salvação por Cristo, precisa ser assumida para que ele ache abrigo, forças e paz.
      Qual a conclusão disso tudo? Olhe pra Deus, não para a situação, e faça isso sem exigências, faça para achar, antes mesmo da solução, a paz. Aliás, não se preocupe com solução, descanse em Deus e deixe que ele, no seu tempo, execute a solução, só siga em paz e trabalhando. Essa é a primeira e a mais importante vitória sobre as trevas, ela permite que abramos a porta para o mundo espiritual de luz, dentro do salvo. Está no Espírito Santo que habita um coração desde que ele foi entregue nas mãos de Deus, na primeira vez de forma significativa, e se converteu ao Evangelho, nasceu de novo em Cristo.
      Essa marca de luz presente exclusivamente no penhor do Santo Espírito e em nenhuma outra experiência mística ou espiritual, pode tornar o homem parte da luz eterna do Deus verdadeiro, mesmo que no presente ainda viva no meio de um mundo de trevas. Acredite, essa centelha que pode habitar um coração pequeno e humilde, é mais poderosa que um mundo inteiro de trevas, é a manifestação do poder de Jesus Cristo em nós, homens mortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário