quinta-feira, janeiro 04, 2018

Busca de Equilíbrio

      O que é a vida? Busca de equilíbrio, eis uma resposta bem razoável. Vamos refletir sobre ela?
      Bem, acordamos de manhã, vivemos o dia e adormecemos à noite numa busca incessante pelo equilíbrio. Poucos assentam-se num extremo e acomodam-se, para não dizer ninguém, a maioria procura um meio termo. Religiões são os lugares onde as pessoas mais tentam achar equilíbrio, eu disse tentam. Culpados e cativos de vícios, buscam nelas a libertação e a espiritualização que não acham em suas realidades. Quanto mais culpa e escravidão, mais hipocrisia e alienação, já que religiões são invenções, adequações, ilusões, humanas. 
      O diabo (seja ele quem for para quem quer que seja) usa o homem? Não, é o homem que usa o diabo, mesmo que não seja o homem que quer ser o diabo, mas é o diabo que tem inveja do homem e quer sê-lo. Seres humanos do século XXI, tendo à sua disposição, principalmente na internet, a história da humanidade (mesmo que equivocada já que é registrada pelos vencedores, que não são necessariamente os melhores e mais justos), têm a informação necessária para entender isso de uma vez por todas: o homem reina absoluto sobre a terra e é o único responsável por tudo.
      O equilíbrio mais desejado é aquele entre a dor e o êxtase, todos temos dores incuráveis, ao menos, todos que estão emocionalmente vivos e minimamente lúcidos. O êxtase é experimentado tanto pela adição de elementos químicos e físicos que alteram o estado de consciência, como drogas e bebidas alcoólicas, como por experiências naturais que aumentam a criação de por exemplo, adrenalina e endorfina pelo próprio corpo humano na prática do sexo ou de esportes.
      Mas o êxtase também é sentido em experiências religiosas, que muitos consideram que sejam puramente espirituais, mas são físicas, como meditação, mediunidade, e mesmo falar em línguas estranhas e adoração ao divino. Não, não estou colocando experiências carnais, espirituais com espíritos do mal e espirituais com o Espírito Santo tudo no mesmo nível. Contudo, o homem imaturo pode usar coisas diferentes com o mesmo fim egoísta: busca de equilíbrio.
      O que muitas pessoas não aceitam, principalmente as novas nascidas em Cristo, é que equilíbrio assim como salvação é livre arbítrio, é uma escolha racional que nós devemos fazer de forma pessoal. Os vícios da carne podem até ser lícitos em alguma instância, mas falar em línguas estranhas também é, se for de uso extremado. Não se pode ingerir bebidas alcoólicas o tempo todo, isso mata o corpo e nos afasta do Espírito Santo. Mas também não se pode falar em línguas estranhas e profetizar o tempo todo, fazer isso não é sintoma de espiritualidade nem de maturidade espiritual.
      Na eternidade com Deus, com os corpos transformados, poderemos até adorar a Deus por períodos maiores, mas mesmo lá, penso que não será assim, porque isso não será necessário. Não podemos avaliar uma existência plenamente espiritual baseados numa visão que temos da espiritualidade na carne. Nem João evangelista teve essa visão, sua ótica foi distorcida, e pra nós hoje é conveniente que seja assim, para termos equilíbrio. Tentar viver em jejum e em êxtases "espirituais" por tempo demais, pode enlouquecer tanto quanto o uso de l.s.d..
      Deus não nos dá equilíbrio como um dom, ele nos oferece os mistérios espirituais, assim como o diabo nos vende os prazeres carnais. Mas somos nós que temos que aprender a administrar carne, mente, coração e espírito, de forma a achar o equilíbrio. É dessa forma porque Deus nos dá não só um espírito transformado pelo Espírito Santo, mas também um corpo, que come, bebe, faz sexo, dentre outras coisas, assim como habilidades intelectuais para adquirir as várias facetas do conhecimento científico, artístico e místico.
      Não espere o equilíbrio cair do céu, viva-o. Como? Através de Jesus. Sempre que me referi a religiões e mesmo a denominações protestantes/evangélicas nesta reflexão, não me referi necessariamente a Jesus. Se o ser humano pode usar várias coisas para adquirir equilíbrio, religiões cristãs não escapam disso. Muitos mesmo dentro de denominações protestantes/evangélicas, com conhecimento bíblico e assiduidade nos trabalhos de boas igrejas, podem estar buscando equilíbrio através da ótica e da força humana.
      Equilíbrio só Cristo encarnado teve, assim só o Espírito Santo vivendo no homem pode fazer com que ele ache o tão buscado equilíbrio. O que é a vida então? É abrir mão de uma verdade pessoal, de uma liberdade humana, de uma satisfação egoísta, mesmo disfarçada de espiritualidade e caridade, para deixar que Jesus viva em nós. Se viver é buscar equilíbrio, Jesus é equilíbrio, assim viver é buscar Jesus, como diz o versículo lema principal deste blog, desde que ele começou em maio de 2011:

      "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário