terça-feira, janeiro 30, 2018

Jesus era espiritual?

      Jesus encarnado negava o estereótipo de espiritualidade que a maioria das religiões, senão todas, pregam. Muitos, principalmente católicos e esotéricos, mas mesmo evangélicos protestantes, acham que ser espiritual é anular desejos e inclinações carnais.
      Outros pensam que é controle de ira, de inveja, de ciúmes, de autoafirmações, ou seja, estar sempre sereno e passivo, não reagindo com qualquer espécie de violência, nem agindo como manifestação de qualquer tipo de vaidade ou egoísmo.
      Assim a mídia quando quer divulgar exemplo de espiritualidade cita monges budistas, hindus ou mesmo celibatários católicos. Jesus, quando citado por esses que se consideram no direito de a todos julgar, mas que não conhecem de fato o evangelho, é descrito com esses valores de filosofias e religiões orientais.
      A despeito de todos esses equívocos, Jesus não era violento, vaidoso, irado, ciumento, invejoso, não se autoafirmava nem se deixava dominar pelos instintos carnais mais básicos. Jesus vivia como homem comum no meio da sociedade, não se isolava pra fugir do pecado ou pra obter algum poder sobrenatural como fim em si mesmo. Jesus era solidário, caridoso, médico e professor.
      Qual a diferença de sua prática de vida e do estereótipo pregado por tantos? A diferença está na verdade exclusiva do evangelho: encarnado, Cristo não era um homem querendo viver pra Deus, na melhor das intenções e mesmo com consequências práticas verdadeiras, Jesus era um homem que permitia que Deus vivesse nele.
      Sem essa verdade não existe espiritualidade, mas carnalidade, mesmo que os fins sejam bons, sim, porque pra Deus, os meios não justificam os fins. O objetivo final da espiritualidade verdadeira é glorificar a Deus, assim, se o homem "conseguir" ser espiritual pelas próprias forças, a glória será dele, não de Deus. Mas a verdade é que só Deus é espiritual, nem os diabos mais altos, antigos e fortes, podem, quem diria o homem.
      Assim espiritualidade é algo que vem de Deus e volta pra Deus, o homem é apenas o meio. Quem quer ser espiritual para ter uma vida de mais qualidade, física, psíquica, poderá ser um ser humano civilizado e com boa saúde, material, intelectual e afetiva, mas não glorificará a Deus nem será realmente espiritual.
      A falsa espiritualidade é vaidade, como qualquer outras coisas, a diferença da verdadeira espiritualidade, vivida em sua plenitude pelo Cristo encarnado, é a busca sincera de uma existência sem vaidade. Isso é o que mais me encanta no cristianismo, na Bíblia, no evangelho, o que me mantém amando esse caminho mesmo vendo tanta coisa errada nas igrejas e no povo chamado cristão.
      Jesus era leve e forte, tolerante mas decisivo, aparentemente casual mas com uma meta que seguiu para alcançar um fim terrível, para ele como homem, sua humilhação e seu sacrifício. Jesus estava onde precisava estar, para falar para quem precisava ouvir, mas sempre sem forçar nenhuma barra, sem humilhar ninguém, sem falar demais, muitas vezes não falava nada.
      Penso que muitos que hoje dão a Jesus um valor, mas que não o conhecem de fato e por isso o igualam a outros fundadores de religiões, se conhecessem Jesus no tempo de sua caminhada como homem, não o teriam considerado um homem espiritual. Acho que o teriam tratado como os fariseus, autoridades da religião dos judeus da época, trataram, com uma descrença desconfortável de quem sabe que está diante de alguém muito especial, mas não admite.
      E para os cristãos, conhecer a Jesus de verdade não é possível só lendo a Bíblia ou assistindo cultos, só pelo intelecto não se chega a Cristo. Só se conhece a Jesus permitindo que ele viva em nosso coração e só assim pode-se entender e ser o que é realmente espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário