sexta-feira, março 20, 2020

CORONA VÍRUS e COVID 19 (2)

      Num momento ímpar como esse, de perigo para todos, é que veremos quem é quem, o principal é seguir rigidamente as orientações das autoridades, políticas e médicas, mas a mídia, programas de TV etc, também está fazendo um excelente trabalho, ouçamos com atenção e obedeçamos. 

1. Nos coloquemos em isolamento, e não em férias, é a melhor forma de prevenção e de não transmissão, e de restabelecimento para a maior parte das pessoas, ainda que aqueles com contágio mais sério devam ser internados e até colocados em UTI.

2. Cuidado com idosos, cuidado com idosos, cuidado com os idosos e com pessoas imunodeprimidas, isso é os com mais de sessenta anos e com alguma deficiência de imunidade, como recém operadas, HIV positivadas, e mesmo diabéticas e outras.

3. Só saia de casa se for estritamente necessário, e relembrando, idosos e pessoas imunodeprimidas evitem mais ainda, mas se sair higiene-se ao extremo, antes e depois de sair de ambientes, evite tocar nas coisas, em corrimãos, nas paredes dos elevadores etc, e de tocar o rosto, boca, nariz e olhos com as mãos, ao voltar pra casa troque de roupas e se lave.

4. Filhos e outros parentes, pegue a lista de mercado e de farmácia de idosos e façam as compras vocês, depois leve as compras para o idoso, mas evite fazer visitas a idosos, não leve crianças para visita-los, e se precisar ir a casas com idosos, como em tudo, mantenha distância, nada de abraços, apertos de mãos, beijos etc, seja rígido nisso.

5. Não viaje de cidade para cidade, não saia do estado e muito menos do país, e se chegar de viagem do exterior, coloque-se em auto-isolamento, o momento não é de férias, nem para passeio, não faça ou frequente festas sociais, bares, shoppings, bares, restaurantes, comércio em geral, farmácias, hospitais, a não ser que for estritamente necessário, respeitando sempre a higienização.

6. A Covid-19 passada pelo Corona vírus é só uma gripe para a grande maioria, e sem sintomas para muitos, mas ela é muito contagiosa, passa por gotículas de uma pessoa ou de materiais para outra pessoa rapidamente, e aí idosos e pessoas imunodeprimidas podem pegar a doença com facilidade e correrem risco de vida.

7. Não precisamos fazer grandes estoques em casa, de alimentos e bebidas, mas principalmente de máscaras e álcool em gel, esses últimos são indicados para pessoas com sintomas e para os profissionais da área médica, se acabarmos com o estoque desses, pessoas que não precisam poderão estar tirando máscaras e álcool em gel de quem de fato necessita.

8. Crente, evite aglomerações, não vá a cultos, pastores, fechem igrejas e se for possível façam cultos pela internet, fé ajuda e devemos orar com fé, mas nesse momento as orientações científicas são as que vão ajudar o mundo a sair dessa situação de pandemia o quando antes, não sejamos irresponsáveis nem caóticos.

9. Cristãos, a coisa é de fato séria, falamos tanto em caridade, em solidariedade, em pensar no próximo, e muito em viver situações mundiais de emergência, bem, esse é um momento assim, nunca vivido pela grande maioria, quando você viu escolas fecharem, governos decretarem quarentanas, e mesmo a redes de televisão interromperem transmissão de programação e de novelas? e isso em todo o mundo?? 

10. A situação pode ainda não parecer extrema, mas na China e na Itália já é, assim seguir as orientações é um meio do contágio não pegar um número máximo de pessoas em pouco tempo, o que congestionaria e inviabilizaria o sistema hospitalar.

11. Na verdade não poderemos evitar a doença aqui no Brasil, os esforços são mais para que ela se processe mais lentamente na sociedade com tempo de ser digerida pelos hospitais e salas de UTI e mesmo de uma vacina ser feita, já que no momento não existe nenhum remédio ou vacina para ela. 

Mais informações em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário