segunda-feira, março 02, 2020

Viver é melhor que falar

      “Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.” Provérbios 10.19

      Um dia eu vi que mostrar o erro é menos importante que fazer o certo, que praticar é melhor que falar, que a ação privada é mais alta que a crítica prolixa. Um dia eu escolhi viver e parar de comparar, percebi que era melhor fazer a minha parte que exigir que os outros fizessem a deles, entendi que na exigência jogo a responsabilidade para os outros e perco tempo, ao invés de tomá-la para mim e usar melhor o tempo. 
      Não, caminhar assim não é fácil, mas é o melhor, a opção que se apresentou naturalmente para mim nesse momento de minha caminhada, momento para o qual o Espírito Santo me atraiu. Mas eu não tive outra escolha, caso contrário minha vida se tornaria repetitiva e na repetição, mesmo de coisas que um dia nos deram prazer e pelas quais fomos apaixonados, existe tédio e no final sempre um novo sofrimento.
      Contudo, não fiz essa escolha para achar algo novo para me apaixonar, me dar prazer e me livrar de sofrimento, foi justamente para me libertar das paixões e da paz aliada à existência de prazer, seja ele qual for. Não nego com isso meu caminho anterior, assumo cada palavra dele, ele só construiu a escada que me levou a esse degrau superior, degrau que eu não alcançaria sem ter sido e tido tudo o que fui e tive. 
      A mim agora cabe vigilância, mente concentrada que acha iluminação espiritual no Espírito Santo de Deus através de Jesus, nisso conhecerei de fato o que Cristo mostrou quando viveu como homem encarnado. Jesus não só executou a redenção, mas também mostrou como viver como redimido, não pela velha aliança nem pelo que muitos, mesmo na nova aliança, entenderam como é viver como redimido. 
      Se eu quero entender toda a vontade de Deus para minha vida cabe-me estudar a vida de Jesus, suas palavras diretas, suas ações e suas reações, seu dia a dia, suas relações com amigos, com inimigos, com família e com Deus. Em Jesus está tudo o que preciso saber sobre tudo, ele é o verbo de Deus, está desde o início da criação com o pai, e até o fim com o universo, com a humanidade, com os seres espirituais.
      Falar demais é ser eco de ouvir demais, ouvimos várias vozes, a maioria é egoísta, quer liberdade para falar aos outros, assim nos tornamos escravos de vozes do mal, que ainda que disfarçadas de sabedoria, não são de Deus. Quando nos concentramos para ouvir só a voz de Deus vivemos mais eficientemente, essa voz não escraviza, mas liberta, não necessita convencer os outros, mas gera em nós paz silenciosa e eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário