sábado, março 14, 2020

Novos céus e nova terra!

      “Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.II Pedro 3.7-14

      Nossa segurança neste mundo é frágil, muitas vezes falsa, não confiável, mas ainda assim nos sentimos os reis inatingíveis de nossos castelos. Achamos que estamos seguros em nossas casas, em nossos empregos, em nossas igrejas, mas tudo isso pode ser facilmente destruído. Pela natureza? Sim, que dá a resposta sem aviso prévio, que surpreende famílias no sono, pobres e ricos assistindo TVs, como com a chuva imensurável que leva a tudo e todos para o lugar onde ela sempre fluiu, os vales, e que o homem impermeabilizou desrespeitosamente. 
      Contudo, ainda que o homem ouça as atenções que a agenda que tenta controlar o mundo (sem Deus) esteja fazendo, agenda de homem ateu e materialista, atenções que mesmo vindas dessa origem não deixam de ser legítimas (isso é importante que os cristãos saibam), mesmo que o homem cuide de rios, florestas e fauna de maneira correta, mesmo que ele não queime um fogo final está reservado para todo o planeta. Como isso se manifestará no plano físico? Não sei, eu penso que aos olhos incrédulos terá motivos mesmo comprovados cientificamente, Deus nunca desobedece leis universais que ele mesmo criou.
      Não, não será por água essa última vez, isso já aconteceu no mítico dilúvio bíblico de um jeito ou de outro, será pelo fogo e ele é bem mais implacável e rápido que a água. Isso vai demorar ainda para acontecer? Não para Deus, para Deus nada nunca ocorre fora do tempo certo, talvez, sim, para os homens, mas acontecerá, ninguém duvide da renovação geral e completa que Deus faz tanto no universo visível quanto no invisível, tanto no plano físico quanto no plano espiritual, isso é tão certo quanto um inverno após o outono, demore quanto demorar. 
      Eu pessoalmente penso que o final ainda vai demorar mais do que muitos pensam, muitos que se acham mais espirituais só por pregarem o apocalipse, para mim tanto faz, tenho aprendido a estar preparado para tudo a qualquer momento, mas a verdade é que a igreja cristã atual está despreparada, ainda que se ache grande e pronta. É triste ver as pessoas, principalmente os inocentes, as crianças, e os doentes e velhos, sofrerem tanto, enquanto vemos outros, poucos, abastados, usufruindo muitos mais que precisam, sem dar a mínima atenção aos que sofrem. 
      Se tudo será destruído pelo fogo, vaidades, riquezas, poderes, assim como toda a dor material, nossa maior esperança deve estar na existência espiritual que haverá depois que esse mundo passar. Que Deus nos ache, quando o dia chegar, seja pela morte ou pelo arrebatadamente, em paz, confiantes nele e prontos em fé, não desesperados, não medrosos, e creiam teremos muitos motivos para nos desesperarmos à medida que o fim se aproximar, principalmente se nos frustrarmos com o fato de não haver justiça neste mundo, esse fato imutável deve ser aceito com humildade.
      Que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade? Pergunta-nos Pedro, o que nós achamos que é estarmos preparados para o final, para um juízo, para a eternidade, para os novos céus e a nova terra? Estarmos assíduos em igrejas? Cantando e ouvindo só músicas evangélicas? Não estarmos consumindo bebidas alcoólicas nem pornografia virtual? Estarmos vestidos e com cortes de cabelo diferentes do costume do mundo? Sermos fiéis nos dízimos? Cuidado, nossa verdade está em nosso coração, e ela deve nos transformar de dentro para fora, assim o exterior é só efeito do que somos no espírito.
      Nossa amizade com as pessoas se constrói à medida que vivemos proximamente às pessoas, ser respeitoso e educado pode ser suficiente para convivermos com a maioria das pessoas, mas não para fazermos amigos íntimos. Não basta ser respeitoso e educado com Deus, sendo um bom religioso principalmente dentro de templos e próximos a outros cristãos, temos que ter intimidade com Deus o pai, amizade com Jesus o filho, liberdade com o Espírito Santo, isso se constrói com vida de oração que nos leva a conhecer e a viver a vontade do Senhor, isso nos faz cidadãos dos novos céus e da nova terra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário