segunda-feira, março 09, 2020

Estar, não o ter ou o ser

      “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” João 15.7

      Não entendemos este versículo corretamente, achamos que o direito máximo de quem obedece a Deus é ter crédito para poder pedir tudo a ele e receber. Isso é uma interpretação materialista e imatura, razão pela qual muitos depois de passarem anos tentando seguir sua religião ao verem que ainda assim não têm certas situações resolvidas em suas vidas, acabarem desistindo, ainda que secretamente, do evangelho. O Deus verdadeiro não dá orientações erradas, quem dá são os homens, ainda que ilegitimamente, em seu nome, assim, se nossa vida cristã não funciona é porque estamos seguindo a homens, não a Deus. O que Jesus quer nos ensinar com o texto é simples, quem está em Deus e tem as palavras de Deus nele não precisa de mais nada, na verdade nem pede, pois já recebeu tudo, antes só agradece em plena serenidade. Quem já tem tudo não precisa pedir nada, assim liberta-se da aflição de se ver em falta, da expectativa de esperar para receber, e mais, da curta alegria de se sentir satisfeito, tudo isso só faz sofrer. 

      Ser forte, ser santo, ser sábio, enfim ter frutos de um andar com Deus e de exercer uma grande fé, não é não ter problemas ou inimigos, mas é ter através de Deus o conhecimento dos problemas e dos inimigos a tempo de resolvê-los e vencê-los da maneira correta. Aprendemos que o fruto do que anda com Deus não é não ter problemas ou inimigos, mas é poder adorar a Deus por receber dele a solução e a vitória.
       Mas eis um entendimento superior, o melhor de andar com Deus é estar em Deus, com ele não importa ter ou não ter, problemas ou inimigos, e na verdade nem importa ter ou não ter soluções e vitórias. Quem anda com Deus não se encanta com vitória nem se frustra com derrota, antes sabe que tudo isso é ilusão, ele só tem paz e satisfação na realidade única que é Deus. A maior fé não é ser ou ter, mas estar em Deus.
      Se até agora você aprendeu que precisava andar com Deus para ter isso ou ser aquilo, entenda que em Deus já temos e somos tudo o que precisamos. Se até agora buscou a Deus para ter solução e vitória, aprenda que em Deus ter solução e vitória ou não ter tanto faz, todas as nossas soluções e vitórias existem no simples fato de andarmos com Deus e adora-lo como tal, isso é fazer a vontade do pai e exercer fé.
      Jesus sabia desde o início de sua caminhada como homem, que não teria de Deus solução de seu maior e pior problema, que o pai não lhe daria vitória sobre seus inimigos derradeiros, ainda assim pregou livramento pela fé num Deus que tudo faz pelos que ama. Jesus encarnado vivia em plena tranquilidade pois sabia que sua paz era fazer a vontade de Deus, independente de ter ou não problemas e inimigos.
      Deus não é algo que devemos conquistar ou um lugar em que devemos chegar, é um estado em que estamos, independente do que temos ou somos. Deus não está num passado melhor, num futuro sonhado, por um bem que tínhamos ou por uma riqueza que teremos, Deus é, eterno presente, sem tempo e sem espaço. Andar com Deus não é resultado de trabalho de anos, mas de uma escolha inabalável aqui e agora.
      Desprender-se de vaidades e desapegar-se de bens, libertando-se do “eu era, eu sou, eu serei” e do “eu tinha, eu tenho, eu terei”, é entender o Deus “Eu Sou” e “Eu tenho tudo sempre” que nada é sendo tudo e tudo tem tendo nada, o incognoscível aos nossos sentidos físicos, a realidade espiritual para nossas ilusões materiais. Deus nada é pois é inefável por nossas referências, e nada tem porque nada precisa para ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário