sexta-feira, março 13, 2020

CORONA VÍRUS e COVID 19 (1)



      “O temor do Senhor encaminha para a vida, aquele que o tem ficará satisfeito e não o visitará mal nenhum.Provérbios 19.3

      Sobre a Covid 19 transmitida pelo Corona vírus:

1. Muito cuidado com fake news, notícias e orientações falsas ou não profissionais de prevenção e de cura sobre a doença Covid 19 e o Corona vírus, principalmente com mensagens passadas nos grupos de Whatsapp e no Facebook, não dê crédito e não passe, confie e busque informações nos sites e informativos oficiais dos governos, Ministério da Saúde do Governo Federal, órgãos estaduais e municipais, acompanhe o Ministério da Saúde pelo Facebook e no Instagram, e repito, não acredite em tudo o que vê por aí e não repasse notícias falsas! 

2. Lave corretamente e com frequência as mãos, com água e sabão (de preferência sabão líquido) ou com álcool em gel, o vírus é transmitido pelas gotículas que saem do corpo do infectado, como espirros e outras substâncias, sobrevive na fina camada de gordura sobre nossa pele, assim evite contato físico, aglomerações e mesmo pequenos eventos sociais, se possível até hospitais, evite viagens, pra não trazer ou levar o vírus, mesmo andar em ônibus e frequentar cultos evitem principalmente os mais idosos, ao menor sintoma vá a uma unidade de saúde para fazer exame.

3. É triste admitir isso, mas principalmente no Brasil, com um sistema de saúde já debilitado e com um povo, em grande parte, mal educado, uma maioria poderá até pegar o vírus, mas não apresentará sintomas e não lhe será letal, principalmente crianças poderão ser assintomáticas, o perigo maior é para idosos (mais de 60 anos) e portadores de doenças que deixam as pessoas com baixa imunidade, apesar de ter um nível alto de contágio, não é mortal para todos que são infectados por ela, pode ser curada com isolamento e seguindo orientação médica. 

4. Cristãos, pandemia não é o apocalipse (pelo menos não dessa vez), Covid 19 é só uma doença, semelhante à gripe, mas que no mundo globalizado que temos hoje se espalhou e tivemos informações sobre ela mais rapidamente, coisa que talvez não aconteceria há poucos anos atrás, contudo, é um bom momento para refletirmos sobre a fragilidade do ser humano neste mundo, que muitas vezes vive só para usufruir prazeres imediatos não se importando com consequências, com o próximo, com o futuro, com a eternidade. 

5. “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda“ (Salmos 91.10), mas sejamos responsáveis, temer a Deus é seguir orientações médicas profissionais e não entrar em pânico, teremos, sim, um período maior de contágio no Brasil nos próximos meses, isso é certo, mas em algum tempo passará, veja que a China, onde se iniciou a doença que atingiu muita gente, já está anunciando que o pico já passou e o número de novos casos está diminuindo, estejamos em paz e que possamos aprender algo de positivo com essa experiência. 

Mais informações em 

José Osório de Souza, 12/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário