segunda-feira, março 23, 2020

Escolha bem que o bem vem

      “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Provérbios 3.5-6

      Faça as melhores escolhas e o bem virá a você, sem que você precise sair correndo atrás dele, será pedido de você só o que você pode compartilhar em paz, nada mais isso.

      Muitas vezes ouço de amigos queridos não cristãos, mas também vejo isso na vida de cristãos, ainda que neguem, eles dizem que não conseguem achar a felicidade, principalmente nas relações afetivas. Sofremos com amigos assim, que aos nossos olhos parecem (e são) gente boa, pessoas até fáceis de se conviver, mas que parece nunca acertarem em namoros (e mesmo em casamento). Escolhas, a vida é feita de escolhas, somos as nossas escolhas, e para escolher é preciso coragem e sinceridade do bem. Não vou falar de amor próprio nesta reflexão, de gostar de nós mesmos para escolher quem de fato gosta de nós, mas vou falar simplesmente de saber escolher. 
      Como é feita a melhor escolha? Às vezes a melhor escolha é a que espera mais tempo para ser feita, mas outras vezes a melhor escolha é a que se faz rapidamente, sem pensar muito. Alguns acertam de primeira, outros acertam na terceira vez, mas outros parecem não acertarem nunca, e quer saber? Não acertam porque no fundo não querem acertar, são auto-sabotadores que se especializam em ter granadas de mão desarmadas como bichos de estimação, um dia, relaxam a vigilância e a bomba explode. O segredo é escolher uma flor, ainda que em broto, mas que com o tempo se transforma em algo lindo que só precisa de amor para ser regado e permanecer lindo. Mas como saber o que é flor e o que não é?
     Deixando poesia de lado, ainda que a vida real seja feita de poesia, a melhor escolha, e que deveria ser a primeira, é Deus, em sincronia com ele conseguimos fazer, seja na vida profissional, na afetiva, um escolha certa, achamos, ainda que na semente, algo que se transformará numa linda flor. Não pense que escolher Deus é fazer parte de igreja, ser fiel a uma religião, ter a vida espiritual totalmente resolvida, não é isso não. Muitas vezes escolhemos Deus ainda no início de nossas caminhadas neste mundo, imaturos, meio que perdidos, mas fazemos uma escolha sincera e genuína. Se escolhemos Deus, Deus nos escolhe, e se isso acontece temos o pai das luzes, o Senhor de todas as almas, o criador dos espíritos do nosso lado. 
      Infelizmente, algumas pessoas que são ótimas amigas, boas cidadãs, gente honesta e esforçada, às vezes se fecha para o Deus verdadeiro, ainda que o respeite, mesmo que frequente igrejas, não permite Jesus no mais profundo de seus corações. É triste, fora da luz não se vê o caminho, bate-se a cabeça aqui e ali, se tem dificuldades para achar algo. Jesus é toda a luz que precisamos para saber qual escolha é melhor, ainda que feita num impulso, só por paixão. Quando escolhemos o bem em Deus, não nos cansamos correndo atrás de escolhas erradas, que nunca foram para nós, nessa escolha a única coisa que precisamos dar em troca é não vendermos nossa paz, a paz de quem faz a vontade de Deus, de que cumpre seu plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário