segunda-feira, março 30, 2020

Solidariedade

      “Solidariedade: caráter, condição ou estado de solidário; compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas às outras e cada uma delas a todas.”, “solidário: em que há responsabilidade recíproca ou interesse comum; que depende um do outro; interdependente, recíproco.” 
Fonte Dicionário Google

      “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade“ 
Romanos 12.9-13

      “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
  Filipenses 2.4-8

      Solidariedade, talvez seja o que o ser humano, enfim, aprenda a ter, numa situação de pandemia como esta, quando ninguém é intocável ou invencível, quando a Covid19 pode atingir a qualquer um. Mas isso pode ser a única salvação para a maioria, não só as orientações dos profissionais da medicina, não só as medidas econômicas dos governos, principalmente para os menos favorecidos financeiramente, mas a ajuda que cada um possa dar a seu próximo. Esse próximo não precisa ser conhecido, ligado à você de alguma maneira, seja como família, amigo ou irmão em Cristo, mas é simplesmente aquele que podemos ajudar agora. Você conhece seu vizinho de rua, de condomínio ou de andar de prédio? Sabe se ele está bem? Se não está precisando de nada? Se está tendo o mínimo para sobreviver? Se não sabe, informe-se e faça algo, o momento é aqui e agora! 
      “Não sejais vagarosos no cuidado”, seja rápido no amor, e no amor prático. Precisamos orar pelo mundo? Sempre, mas pare de orar e faça, doe alimento, ajude com algum dinheiro, faça compras de mercado e de farmácia para idosos e pessoas de grupos de risco, enfim, mostre que é cristão, não seja tímido nem lento para isso. Atentemos para o que é dos outros, pensemos nos outros, começando com isolamento social que não permite que a doença chegue aos outros. Sejamos solidários e entendamos, isso é bem mais que obrigação religiosa, é entendimento do funcionamento do universo. Como o universo funciona? Com tudo e todos numa interação de troca, assim o mal de um, é o mal de outro, o bem de um, é o bem de outro, somos todos interdependentes, ligados, física e espiritualmente. Por quê? Porque estamos todos em Deus e Deus está em todos, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário