10/08/25

O cristianismo e o além (7/7)

      “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.Efésios 5.14-17

      Depois de compartilhar aquilo que tenho aprendido pelo Espírito Santo sobre vida, morte e juízo, segue a conclusão desta reflexão. Se a doutrina do cristianismo protestante não contempla a existência do ser humano antes que ele, corpo e espírito, nasça neste mundo, desprezando tantas diferenças, mas impondo a seres humanos tão distintos, não só física, intelectual e emocionalmente, como também com origens geográficas tão variadas e espalhadas por todo o globo terrestre, a mesma salvação, fé num Cristo judeu nascido no primeiro século, essa doutrina também vê o fim de todos como o mesmo. Todos passarão por um juízo que avalia por valores morais de um cânone sagrado construído por uma tradição judaico-cristã. 
      Vendo o mundo espiritual como lugar de anjos (arcanjos, serafins, querubins e outros seres de luz), do diabo, de demônios, sendo que só temos legalidade para nos comunicar com Deus pai, Deus filho (Jesus) e Deus Espírito, ainda que os mortos possam estar lá, mas num estado de sono, aguardando o juízo, estando esses seres, e excetuando seres humanos mortos, em posições espirituais imutáveis, o mau será sempre mau e o bom sempre será bom, qualquer contato fora do protocolo bíblico é visto como diabólico. Assim são demonizadas muitas religiões, principalmente espíritas e afro-espíritas, e consequentemente levando quem usa de certas práticas a uma condenação eterna no inferno, após a morte do corpo neste mundo. 
      Se o que pode nos levar a duvidar de certos dogmas cristãos é verificar os frutos ruins que geraram na história, podemos dar crédito a doutrinas que parecem destoar das cristãs vendo seus bons frutos. Contudo, devemos fazer isso com experiência de primeira mão, não levando em conta palavras de outros baseadas em preconceitos. O lugar que este raciocínio nos leva pode ser até que ponto queremos vencer medos, principalmente do diabo e do inferno, quando essa linha é ultrapassada Deus pode nos revelar mistérios. Mas para isso ocorrer temos que querer e Deus tem que permitir, muitos querem mas não estão preparados, outros estão preparados, Deus quer mostrar-lhes mais, mas eles não saem da zona de conforto da religião. 
      Longe de mim escandalizar um crédulo, mas digo a evangélicos e católicos o que digo a adeptos de todas as religiões, sejam lúcidos e sensatos. Avaliemos até que ponto nossas crenças e nossas religiosidades estão fazendo de nós de fato seres humanos melhores, dignos de um céu e não de um inferno. Não usemos religião como fuga da realidade ou para saciar carência de aprovação ou vaidades, também tenhamos cuidado com líderes mal intencionados ou materialistas. Enfim, aprendamos com religiões, principalmente com as cristãs, mas busquemos uma experiência direta e reta com Deus, sempre checando os bons e duradouros frutos principalmente de virtudes morais que nossa conexão com Deus deve nos entregar. 

09/08/25

Inferno e céu (um ponto de vista) (6/7)

      “Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.Mateus 7.19-23

      Vivemos, morremos e somos expostos à luz de Deus, essa exposição mostra o que somos de verdade e de um jeito que não podemos negar. No mundo tentamos nos enganar e aos outros, e muitos conseguem, ou acham que conseguem, por muito tempo. Mesmo enganando podemos seguir vivendo e mesmo conquistando coisas, bens, honras, posições sociais, mas no plano espiritual, após o juízo, nossos destinos são definidos. Se na maior parte do tempo no plano material não conseguimos vencer nossos defeitos, se só exaltamos nossas qualidade, se em nosso último momento negamos valores que um dia até conseguimos conquistar e segurar, o resultado do balanço não será positivo, de crédito, mas negativo, de débito. 
      O que Deus faz quando entendemos que não conseguimos cumprir a missão que ele nos deu no mundo? Nada, ele não precisa fazer coisa alguma. Vergonha e uma enorme tristeza tomam conta daqueles que de alguma forma tentaram se enganar e enganar os outros no mundo. Muitos procurarão lugares, pessoas e disposições que os ajudavam a manter a mentira no mundo e não acharão, não para lhes oferecer algum prazer ou fuga, ainda que ilusória. Eternidade é momento de verdade, a verdade mais pura e alta de Deus, não as verdades subjetivas do mundo físico. Ainda assim, muitos, que frequentaram igrejas, que conheceram a Bíblia, se arrependerão, e ainda que envergonhados terão purgatórios menores…
      Outros, contudo, se revoltarão, e ao negarem a verdade de Deus, cairão, para as regiões espirituais de trevas, reservadas aos seres que não querem subir para a luz. Esses acharão nos demônios os pares, e muitos estarão nessa posição, gerada de dentro para fora dos seres, munidos de argumentos religiosos, tentando achar na eternidade o que religiões lhes ensinaram no mundo sobre ela. Infernos são posições espirituais de tormento, de quem não aceita a verdade, como quartos fechados em que se põem lunáticos ensandecidos, possuídos de ódio, tentando achar nos prazeres da carne algum consolo. Mas na eternidade não há corpos físicos, sem noites de sono para descanso e refeições para satisfação do estômago com comida e bebida. 
      Nesta reflexão em sete partes, extrapolei ensinos do cristianismo, você não precisa concordar com tudo, mas ainda fiquei limitado à teologia tradicional. Não vou além para não escandalizar ninguém, a ideia não foi refletir sobre infinitude ou não de penas e recompensas da existência além. O objetivo foi explicar que céu se constrói com trabalho moral, a fé por Jesus nos permite ter acesso ao perdão de Deus e consequentemente recebermos paz, e paz é tudo que precisamos para seguirmos trabalhando. O que nos dá direito ao céu são as obras, a fé abre a porta, mas entrar e permanecer por mais tempo possível dentro da missão de Deus, adquirindo virtudes morais, é através de perseverante trabalho individual. 

08/08/25

Morte e juízo (um ponto de vista) (5/7)

      “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.Gálatas 6.7-9

      Morremos! A princípio somos exatamente quem éramos encarnados, a princípio não há mágica nem transformação, só ocorre que a identidade que aqui achávamos que era só nosso mundo mental, recebe liberdade para existir desprendida de espaço, tempo e matéria. Não há aperfeiçoamento extremo e imediato para os que tiveram uma religiosidade baseada no Cristo, usando sua vida no mundo como exemplo moral a ser seguido e sua posição espiritual como ponto elevado para se conectar a Deus pelo seu Espírito. Também não há condenação extrema e imediata para os que não tiveram a tal religiosidade baseada no Cristo, ainda que em Jesus haja espiritualidade, santidade, amor e humildade mais diretamente acessíveis. 
      Após nos acostumarmos com nossa nova condição, somos expostos ao juízo, que nada mais é que um confronto com a luz de Deus. Sim, anjos e outros seres espirituais de luz assistem junto a Deus, mas esse é momento pessoal, individual, onde somos protegidos, não envergonhados ou envaidecidos. Deus é sempre amoroso, portanto, elegante e discreto. Essa luz é reveladora, nada escapa dela, nada se esconde dela, nada resiste a ela. Encarnados no mundo temos alguma experiência espiritual, mas somos protegidos dessa luz, seríamos fulminados se ela nos tocasse diretamente. Na eternidade também há certa proteção, mas não de nós mesmos, serão avaliado aqueles novos valores morais que por mais tempo conseguimos reter. 
      A conta divina é simples: o que seguramos mais perseverantemente nas mãos será anexado ao nosso corpo espiritual e nunca mais perderemos, são valores que a partir daí definem nossa identidade eterna, nossos homens interiores, e consequentemente nossa qualidade de céu. Só Deus sabe quem de fato segurou virtudes morais por tempo suficiente para ter direito a uma passagem de nível espiritual na eternidade. Mas esse conhecimento não é tão misterioso, quem construiu o céu persistiu até o fim em santidade, humildade e amor, assim o final importa mais que o início. O que Deus faz após permitir que conheçamos o que ele queria para nós, qual foi a missão que nos deu, sendo expostos à sua luz? Nada, somos nós que fazemos.  
      Quem sabe que fez certo, que tem créditos, já o sabia em vida, por isso era santo, amoroso e humilde, por isso calava-se e não fazia exigências, e não fazia porque já estava satisfeito só por ser mais que filho, mas amigo de Deus. Animais e seres humanos são criaturas de Deus, seres humanos, todos eles, indiferente de suas escolhas morais e religiosas, são filhos de Deus, mas aqueles que amam a Deus e querem obedecê-lo em verdade são seus amigos. Céu é lugar para amigos de Deus! Os amigos após o juízo querem estar mais perto de Deus, assim elevam-se para ele, esse movimento também é trabalho, mas mais fácil que o trabalho moral que temos no mundo. Viver eternamente, conquistar novos céus, é subir à luz de Deus! 

07/08/25

Espiritualidade e santidade (4/7)

      “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.Romanos 8.6-10

      A vida não é igual para todos, não se nasce, não se vive e não se morre igual, assim a missão de cada um, por causa de variáveis físicas, intelectuais, morais, sociais, culturais, é diferente. Com tantas diferenças, é razoável achar que uma mesma experiência de espiritualidade, de religiosidade, possa levar todos a cumprirem suas missões? Por outro lado, nem todos são desafiados a serem a mesma coisa, o nível de espiritualidade inicial diverge assim como o nível final que cada um deve atingir. Espiritualidade, pelo menos a alta, está diretamente ligada à moralidade. O mais espiritual não é o que tem mais conhecimento e experiência com espíritos, mas o que conquistou e segurou por mais tempo virtudes morais. 
      Não há espiritualidade sem santidade, nem santidade sem espiritualidade, ambas estão conectadas. Quem se diz limpo moralmente, mas não tem conexão espiritual com o Altíssimo, mente, quem se acha espiritual, mas não consegue praticar, na maior parte do tempo pelo menos, santidade, engana-se. O melhor e mais útil crescimento na vida, o cumprimento da missão principal que temos neste mundo, está relacionado com Deus, na origem, no processo e no destino. Tirar o Deus verdadeiro da equação invalida qualquer empreendimento espiritual, moral e mesmo cristão religioso, e muitos conhecem o evangelho e Bíblia intelectualmente, mas não são amigos de Deus, portando não interagem com seu Espírito.
      Espiritualidade e santidade nascem e têm motivo de existir pelo e para o amor, não se é espiritual e santo para receber glória, seja dos homens, dos demônios, dos anjos ou de Deus, mas para servir os outros em amor. O mais santo e espiritual amará mais, assim será mais servo e mais humilde. No serviço ao outro não se usa de qualquer espécie de prepotência, o mestre não tem direito de falar mais e de ser obedecido. O mestre dá a vida por seus discípulos, quem sabe, cala, não fala, mas pratica o amor em humildade. Nem todos estão prontos para isso, muitos ainda estão no mundo para se conhecerem e se servirem, os realmente espirituais terão paciência com esses e deixarão que o tempo faça seu trabalho, há tempo para tudo.
      Jesus, quando viveu com santidade e espiritualidade e serviu com amor e humildade, sofrendo a pior injustiça humana, aquela que vem de religiosos conservadores, e não de outras religiões, mas de sua própria, pagou com a própria vida o preço para cumprir uma missão singular. Houve vários seres humanos especiais no mundo, muitos são conhecidos como fundadores e codificadores de religiões, outros permanecem no anonimato, mas o Cristo foi único, assim depois que morreu, ainda apareceu neste mundo e depois foi colocar-se numa posição espiritual exclusiva. Nessa posição podemos focar nossa fé para termos acesso ao Deus altíssimo, termos paz no perdão de Deus e assim forças para trabalharmos moralmente. 

06/08/25

Vida é trabalho moral (3/7)

      “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.Mateus 24.11-13

      Nascemos com certos valores morais, são esses, não nossas capacidades intelectuais e características físicas, que definem nosso nível de espiritualidade. Nossa criação familiar, nossa formação educacional, nossas experiências em sociedade, não mudam esses valores, dão a eles forma, mas não mudam seu conteúdo na essência. Quando adquirimos maturidade física e emocional nos tornamos adultos capazes de exercer livre arbítrio e prontos para sermos responsabilizados, com recompensa ou punição, pelas consequências de nossas escolhas. Passamos a viver no mundo, e se tivermos o mínimo de autonomia, a buscar independência financeira e realização pessoal, através de atividades profissionais e afetivas. 
      Estudamos, trabalhamos e nos casamos, como nos reunimos em grupos para compartilharmos esporte, arte, religião, lazer, nisso tudo nossos valores morais iniciais são confrontados, no mínimo para serem mantidos, mas muito mais para serem abrangidos. Contudo, nunca mudamos de fato aquilo que somos desde o nascimento, adições positivas podemos pegar e segurar, mas com muito trabalho, como anexos externos, não como componentes integrados ao nosso interior. Toda novidade que assimilamos pode ser perdida de um instante para outro, anos de perseverante empenho para nos livrarmos de vícios, vaidades e egoísmos, podem ser jogados no lixo se não nos mantermos segurando os novos valores até o fim. 
      Não nascemos só com necessidades de novos aprendizados, nascemos também com valores instalados, esses são o auxílio que o universo nos dá para cumprirmos nossa missão neste mundo. Contudo, manter as qualidades não constitui trabalho digno da honra maior, isso é só uma obrigação, o esforço que será recompensado é superarmos defeitos e limites. Infelizmente muitos chegam no final de suas jornadas no mundo exaltando suas qualidades, trabalho que exigiu algum esforço, mas que não constitui sua missão. Isso não torna o ser humano mais santo, mais amoroso e mais humilde, ao contrário, torna-o mais orgulhoso e dependente de honra do mundo, dos outros seres humanos, da matéria, do próprio ego.
      Encarnados, pela fé, nossos sentidos físicos podem ser impressionados de alguma forma pelo plano espiritual, seja por espíritos malignos (demônios), por espíritos de luz (anjos), por Deus (o Espírito Santo). Mas a experiência espiritual no mundo material sempre é imperfeita, temos noção só de esboços, delimitados por nossas construções pessoais de religião e espiritualidade. Mas não confundamos ferramentas com o que elas podem acessar, as ferramentas variam, assim suas efetividades para executarem tarefas, alguns usam as mãos, outros pás e outros escavadoras para fazer buracos, mas todos vasculham a terra a procura de alguma pepita de ouro. No final cada um acha a quantia de ouro que pode administrar. 

05/08/25

A vida e o cristianismo (2/7)

      “Os olhos do homem sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; então também entendi eu que o mesmo lhes sucede a ambos. Assim eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade. Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo! Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.Eclesiastes 2.14-17

      A doutrina do cristianismo protestante tem um entendimento bem simples da existência humana que crê ser a verdade maior. É baseado em textos escritos por homens antigos, que tinham uma percepção antiga de si mesmos como indivíduos, da sociedade, de religião, e portanto limitada em relação à percepção que podemos ter hoje no século XXI. Para muitos cristãos é difícil admitir isso, já que veem a Bíblia como a palavra irrevogável, infalível e eterna de Deus, assim o ser humano muda, a sociedade muda, a ciência evolui e traz provas indubitáveis sobre assuntos como a evolução física do ser humano, mas muitos cristãos insistem em entender a Bíblia ao pé da letra, desprezando contextos históricos e uso de metáforas. 
      Para muitos cristãos todo ser humano é criado quando nasce neste mundo, corpo e espírito, se um nasce num lar pobre, outro numa casa luxuosa, se um tem que trabalhar ainda criança para levar comida para casa, se outro pode cursar as melhores escolas, entrar numa faculdade federal e fazer pós graduação no exterior, se um terá como referência moral um pai violento e uma mãe irresponsável, se outro será criado com pais amorosos que o levará semanalmente a cultos cristãos, bem, isso tudo é por puro capricho divino. Ninguém nasce em berço de ouro por merecer, em berço de trapos por disciplina, ou em berço de madeira por escolha, o início de nossas vidas no mundo é por acaso, decidido em jogo de dados divino, assim diz o entendimento da doutrina protestante. 
      Acha que estou exagerando? Mas na prática é isso, e o argumento dado para isso por muitos cristãos é, “Deus sabe o que faz, quem somos nós para criticar o Senhor?”. De fato Deus sabe o que faz e não podemos criticá-lo, mas talvez não seja por fazer as coisas ao acaso, sem regra, sem que faça algum sentido, sem razoabilidade. Não é sábio duvidarmos de um ensino religioso porque as palavras e o raciocínio parecem rasos, as sabedorias mais profundas são expressas em frases curtas com termos simples que podem ser entendidos e praticados tanto pelo ignorante quanto pelo doutor. O que deve nos levar a reavaliar ensinos religiosos são os frutos que eles geram no tempo, se são frutos bons e duradouros ou não são.
      Prometi a mim que não faria mais longas reflexões aqui, só compartilharia pequenos textos de conforto evangélico, note que nos últimos tempos isso foi feito. Mas o mesmo Espírito Santo que me levou a buscar de Deus um entendimento melhor sobre espiritualidade e eternidade, novamente me leva a fazer esta reflexão, sobre temas sensíveis da existência humana. Não senti necessidade de reavaliar o cristianismo tradicional por mera curiosidade ou só para deslegitimar algo que não vivia por algum motivo egoísta, ocorre que a fonte secou e eu ainda estava com sede. O Senhor me disse então para cavar mais fundo, fiz isso em oração e comprovei as novidades em frutos em minha vida. Nas próximas cinco postagens segue o que tenho aprendido. 

04/08/25

Que verdade é a verdadeira? (1/7)

      “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.João 14.6

      Muitos cristãos defendem suas crenças por acreditarem que elas são verdade maior, eles não percebem que adeptos de outras religiões acham a mesma coisa, que suas crenças são a verdade maior. Que verdade é a mais verdadeira? A melhor pergunta pode ser outra: que verdade dão frutos verdadeiros? A verdade é que todas as religiões podem dar tanto bons frutos quanto ruins, porque elas não são a verdade pura de Deus, mas versões distorcidas dessa. Para Deus isso não interessa muito, com tanto que as pessoas o busquem, podem usar a ferramenta que preferirem. Não tiramos com isso a relevância de Jesus Cristo, mas afirmamos que em seu amor Deus abençoa mesmo os que o buscam chamando Jesus por outros nomes. 
      Não temos que concordar com tudo, mas temos que admitir que não sabemos tudo, principalmente porque nossas obras mostram que somos pecadores injustos, egoístas e vaidosos. Contudo, o que muitos cristãos fazem é acharem-se donos exclusivos da verdade maior, não aceitam que isso deve lhes conferir responsabilidades superiores e mais sérias de amar e de testemunhar o plano de Deus, mais que as que conferem outras ”verdades”. O exemplo a ser seguido, como sempre, é o do Cristo homem, o mesmo que cristãos professam ser a verdade, mas parece que só usam esse entendimento quando lhes convêm. Perde-se o cristianismo quando deixa de ser verdadeiro e quer convencer o mundo que sua prática é verdadeira. 
      Cada ser humano tem direito de ter suas convicções e suas experiências religiosas, ocorre que certas crenças extremistas colocam quem nelas crê como melhores que os outros, com mais direitos, de uma forma mais radical, como legítimos filhos de Deus. Isso é possível? Até pode ser, mas quem se acha mais merecedor do céu que os outros deveria ter mais deveres, não mais direitos, isso pelo menos no ponto de vista do verdadeiro evangelho de Jesus, onde se perde para ganhar, se é humilhado para ser exaltado, se morre para viver. Talvez o ponto seja, não que muitos cristãos neguem o evangelho do Cristo, mas que queiram colher recompensas no mundo, não no céu, do evangelho que creem. Nos dois jeitos há equívoco. 
      Quer um jeito de fato sábio de viver? Tenha tuas convicções para você, mas exceto quando Deus de fato orientar, e quando ele manda temos amor, paciência e respeito para obedecer, ponha em prática tuas convicções de modo que os outros vejam em você palavras e atitudes de vida, de misericórdia, de justiça. Fale menos e viva mais, quem vive certo em Deus e para Deus tem paz, tem carências saciadas, assim não tem necessidade de auto-afirmação, nem de fazer admiradores ou fãs. A verdade de Jesus é a mais alta? Creio que sim, mas conhecê-la mais profundamente tem me feito mais praticante que falante, não hipócrita, não falso moralista, e muito mais santo e amoroso. Quem está em paz e na luz não teme trevas e mentiras.

03/08/25

Conhecendo o desconhecido (3/3)

      “E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus desconhecido. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.Atos 17.22-23

      As extrações do livro citadas abaixo, não são opinião pessoal ou ponto de vista, são fatos, como são tantas provas da evolução humana achadas no globo terrestre. Infelizmente, ainda que sejam fatos, se vão contra a interpretação que muitos cristãos fazem da Bíblia e da vontade de Deus, tais religiosos dizem que são palavras diabólicas. Nisso há dois equívocos, primeiro tais cristãos não aceitam que história e ciência vão, não contra a real palavra de Deus, mas contra aquilo que eles interpretam como palavra de Deus. Em segundo lugar tais cristãos, ainda que façam uso da ciência em tantas áreas para sobreviverem no mundo, desconsideram como ciência o que discorda de suas crenças. A Bíblia não é um livro científico, não foi escrita por seres humanos atuais e estudados, há metáforas e até mitos nela, ainda assim é espiritualmente útil para quem a lê com sabedoria e sem preconceitos.
      Monoteísmo ou politeísmo? Deus é único, moralmente superior a tudo, potencialmente mais poderoso que tudo, ainda assim usa seres de luz, que o cristianismo chama de anjos e de outros nomes, além do chamado Espírito Santo, para administrar a humanidade, o universo, os planos físico e espiritual. A tradição judaico-cristã impôs limites àquilo que é permitido aos seres humanos neste mundo conectarem-se com o outro mundo, isso tem propósito na providência divina. Mas a questão não é só demonizar o politeísmo por ele contemplar outros seres espirituais no mesmo nível de Deus, na verdade isso não ocorre em muito do que muitos chamam de paganismo. Penso que todos nós temos uma sede intrínseca do único e verdadeiro Deus, indiferente do nome que dermos a ele, nosso espírito anseia retornar ao pai de todos os espíritos, se formos bons acharemos o melhor caminho para o alto.
      Amo a passagem bíblica inicial do apóstolo-teólogo Paulo, ela entrega um princípio que só os humildes entendem. Por mais firme, focada, persistente e experiente que sejam nossa fé e nossa prática em Deus, o Altíssimo nos é desconhecido. “Só sei que nada sei”, dizia um sábio grego, a confirmação de nossas crenças só teremos quando morrermos no plano físico e estivermos livres no plano espiritual. Quem mais sabe, sabe que menos sabe, assim menos julga e condena o que os outros sabem, no que muito sabe há a mais pura humildade e o verdadeiro amor de Deus, assim há a luz do Altíssimo. Isso não é álibi para nos acostumarmos com pouco, mas incentivo para buscarmos conhecer mais do Deus desconhecido, se quisermos e estivermos preparados saberemos, ainda que nossa jornada na Terra sempre seja pela fé, convém à providência divina que seja assim para que cresçamos. 
      Na quinta citação do livro abaixo, o escritor diz “em uma das guinadas mais estranhas da história, essa seita judaica esotérica controlou o poderoso Império Romano”. Gosto de ler autores ateus, principalmente se são cientistas e historiadores, eles entregam um material quase isento de subjetividade, apresentam fatos. Contudo, a palavra estranhas revela a impossibilidade que tem aquele que não contempla Deus e o mundo espiritual e os propósitos desses para o ser humano, de certos entendimentos, que vão além deste mundo e da matéria. O cristianismo, apesar de muito poluído pelo poder, pela vaidade, pelo egoísmo e pelos enganos humanos, sobrevive e forte no mundo porque carrega o nome de Cristo, esse tem poder por si só, indiferente de quem o utiliza. Ouçamos a ciência, não a demonizemos, mas com humildade saibamos que só a fé nos permite sabedoria que vai além do ceticismo. 

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      Seguem textos extraídos do livro “Sapiens, uma breve história da humanidade” de Yuval Noah Harari, capítulo 12, “A lei da religião“ (copiados do link), se não leu na 1ª ou na 2ª parte desta reflexão, seria interessante ler agora. 

      “A ideia do politeísmo leva a uma tolerância religiosa muito maior. Como os politeístas acreditam, por um lado, em um poder supremo e completamente desinteressado e, por outro lado, em muitos poderes parciais e tendenciosos, não há dificuldade para os devotos de um deus aceitarem a existência e a eficácia de outros deuses. O politeísmo é inerentemente tolerante e raramente persegue “hereges” e “infiéis”. Mesmo quando conquistaram impérios gigantescos, os politeístas não tentaram converter seus súditos. Os egípcios, os romanos e os astecas não enviaram missionários a terras estrangeiras para disseminar o culto a Osíris, Júpiter ou Huitzilopochtli (o principal deus asteca) e certamente não mandaram exércitos com esse propósito.” 

      “O único deus que, durante muito tempo, os romanos se recusaram a tolerar foi o deus monoteísta e evangelizador dos cristãos. O Império Romano não exigia que os cristãos abdicassem de suas crenças e rituais, mas esperavam que eles respeitassem os deuses protetores do Império e a divindade do imperador. Isso era visto como uma declaração de lealdade política. Quando os cristãos se recusaram veementemente a fazer isso, rejeitando todas as tentativas de se chegar a um acordo, os romanos reagiram perseguindo o que entendiam como uma facção politicamente subversiva. Nos 300 anos decorridos desde a crucificação de Cristo até a conversão do imperador Constantino, os imperadores romanos politeístas iniciaram não mais que quatro perseguições gerais aos cristãos. Os administradores e governantes locais também incitaram certa violência contra os cristãos. Ainda assim, se considerarmos todas as vítimas de todas essas perseguições, veremos que, nesses três séculos, os romanos politeístas mataram não mais que alguns milhares de cristãos. Os cristãos, por sua vez, ao longo dos 15 séculos seguintes, assassinaram cristãos aos milhões por defenderem interpretações ligeiramente diferentes da religião do amor e da compaixão.”

      “Essas disputas teológicas ficaram tão violentas que durante os séculos XVI e XVII católicos e protestantes mataram uns aos outros às centenas de milhares. Em 23 de agosto de 1572, católicos franceses, que enfatizavam a importância de boas ações, atacaram comunidades de protestantes franceses, que salientavam o amor de Deus pela humanidade. Nesse ataque, o Dia do Massacre de São Bartolomeu, entre 5 mil e 10 mil protestantes foram assassinados em menos de 24 horas. Quando o papa em Roma ficou sabendo do ocorrido na França, foi tomado de tanta alegria que organizou preces festivas para celebrar a ocasião e encarregou Giorgio Vasari de decorar um dos aposentos do Vaticano com um afresco do massacre (o aposento atualmente está inacessível aos visitantes). Mais cristãos foram mortos por outros cristãos naquelas 24 horas do que pelo Império Romano politeísta durante toda a sua existência.

      “A primeira religião monoteísta de que temos notícia apareceu no Egito por volta de 1350 a.C., quando o faraó Aquenáton declarou que uma das deidades menores do panteão egípcio, o deus Aton, era, na verdade, o poder supremo governando o universo. Aquenáton institucionalizou o culto a Aton como religião do Estado e tentou controlar o culto a todos os outros deuses. Sua revolução religiosa, no entanto, não teve êxito. Após sua morte, o culto a Aton foi abandonado em favor do antigo panteão.

      “O judaísmo, por exemplo, afirmava que o poder supremo do universo tem interesses e inclinações, mas seu principal interesse é na minúscula nação judaica e na obscura terra de Israel. O judaísmo tinha pouco a oferecer a outras nações e durante a maior parte de sua existência não foi uma religião missionária. Esse estágio pode ser chamado de estágio do “monoteísmo local”. O grande avanço veio com o cristianismo. Essa fé começou como uma seita judaica esotérica que procurava convencer os judeus de que Jesus de Nazaré era seu tão esperado messias. No entanto, um dos primeiros líderes da seita, Paulo de Tarso, ponderou que, se o poder supremo do universo tem interesses e inclinações, e se Ele se deu ao trabalho de encarnar e morrer na cruz para a salvação da humanidade, então isso é algo que deve ser comunicado a todos, e não só aos judeus. Portanto, era necessário difundir a boa palavra – o evangelho – sobre Jesus para o mundo inteiro. Os argumentos de Paulo caíram em solo fértil. Em toda parte, os cristãos começaram a organizar atividades missionárias dirigidas a todos os humanos. Em uma das guinadas mais estranhas da história, essa seita judaica esotérica controlou o poderoso Império Romano.

      “Os monoteístas são no geral muito mais fanáticos e missionários que os politeístas. Uma religião que reconhece a legitimidade de outras crenças implica ou que seu deus não é o deus supremo do universo, ou que ela recebeu de Deus apenas parte da verdade universal. Como os monoteístas costumam acreditar que são detentores de toda a mensagem de um único Deus, são compelidos a descrer de todas as outras religiões. Nos últimos dois milênios, os monoteístas tentaram, repetidas vezes, se fortalecer exterminando de maneira violenta toda concorrência.

      “As religiões monoteístas expulsaram os deuses pela porta da frente com muito barulho, para em seguida aceitá-los de volta pela janela lateral. O cristianismo, por exemplo, desenvolveu seu próprio panteão de santos, cujos cultos pouco diferiam dos cultos aos deuses politeístas.

      “Na verdade, o monoteísmo, tal como se desenvolveu ao longo da história, é um caleidoscópio de legados monoteístas, dualistas e politeístas que se misturam sob um único conceito divino. O cristão típico acredita no Deus monoteísta, mas também no Diabo dualista, em santos politeístas e em fantasmas animistas. Os estudiosos das religiões têm um nome para essa aceitação simultânea de ideias diferentes e até mesmo contraditórias e a combinação de rituais e práticas tirados de fontes diferentes: sincretismo. O sincretismo talvez seja, de fato, a única grande religião mundial.

José Osório de Souza, 23/01/2023

02/08/25

Monoteísmo e politeísmo (2/3)

      “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” Deuteronômio 6.4-5

      Se alguns quiserem demonizar esta reflexão, o fato de Yuval Noah Harari, autor dos textos que cito abaixo, ser ateu e gay, será motivo suficiente, mas se você quer saber além de preconceitos considere esta palavra. A ideia de um número enorme de cristãos sendo mortos no Coliseu romano é exagerada, a Igreja Católica Romana matou mais em sua história em nome do monoteísmo que o Império Romano em nome do politeísmo. A ideia de protestantes serem heróis da fé vencendo o comércio de indulgências e a idolatria do catolicismo também não é verdadeira, houve muito sangue numa disputa que era mais política e econômica que religiosa. A ideia que catolicismo e protestantismo praticam o evangelho do amor de Jesus, respeitando o livre arbítrio que Deus dá a todo ser humano, é falsa, houve e há intolerância e violência em quem se achou e se acha missionário exclusivo da verdade maior.
      Contudo, finalmente, a ideia que não há politeísmo no cristianismo atual é inverídica em grande parte do mundo cristão. Em primeiro lugar, como já citamos, o panteão de santos católicos tem a mesma função que o panteão de deuses romanos, e em muitos casos tem origem na mitologia grega, onde se praticou um sincretismo logo no início do catolicismo para agregar uma parte maior de adeptos. Mas também vemos denominações evangélicas crescendo justamente por adicionarem ao cristianismo puro, a capacitação de anjos como meios para o ser humano ter acesso às dádivas divinas. Todavia, há um politeísmo subjetivo, quando evangélicos diferentes dizem receber de um mesmo Deus orientações e aprovações diferentes. Como o Deus verdadeiro é um só, tem uma única palavra, assim, ou as pessoas mentem ou recebem palavras, não de Deus, mas de outros seres espirituais. 
      Outro senso comum protestante é que a nação de Israel nos tempos do antigo testamento tinha a missão de levar o Deus verdadeiro ao mundo, como a igreja cristã tem de levar Cristo. De fato vemos no antigo testamento a “história”, ainda que muitas vezes por mitos e não em fatos, da experiência de uma nação específica com Deus. O cânone construído, em parte importante por Moisés, escritor de pelo menos o pentateuco (primeiros cinco livros da Bíblia), ocupa-se em dar legitimidade ao estado, à religião e à posse de Canaã, de um povo, pelo fato desse povo ter sido gerado por um processo de seleção divina desde seu início. Começou em Adão, Sete e Noé, passou por Sem, Abraão, Jacó, Judá e Davi, e finalmente chega em Jesus o Messias. Mas a verdade é que Israel antigo não tinha intenção de ser missionário de Deus no mundo, Israel fazia uma clara distinção entre “nós” e “eles”.
      A distinção entre “nós”, escolhidos e protegidos por Deus, portanto vocacionados para a vitória e neste mundo, e “eles”, os outros, que se não estão com Deus estão com o diabo, portanto, “nossos” inimigos e fadados a abrir mão de direitos para que “nós” sejamos beneficiados, divide a sociedade em dois grupos. Podemos até admitir que essa visão limitada havia nos tempos antigos, mas desejá-la no mundo atual e por muitos que se dizem cristãos, é no mínimo um retrocesso, que tem como fundamento o desconhecimento das boas novas de Jesus, do evangelho do amor, o qual não divide seres humanos em dois grupos, mas que coloca todos como irmãos que podem ser perdoados e ensinados por um único pai espiritual. Esse dualismo tem levado, por exemplo no Brasil, muitos cristãos desviados a buscarem o diabo na esquerda ideológica, já que acham que Deus só está na direita e em sua religião. 

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      Seguem textos extraídos do livro “Sapiens, uma breve história da humanidade” de Yuval Noah Harari, capítulo 12, “A lei da religião“ (copiados do link), se não leu na 1ª parte desta reflexão, seria interessante ler agora. 

      “A ideia do politeísmo leva a uma tolerância religiosa muito maior. Como os politeístas acreditam, por um lado, em um poder supremo e completamente desinteressado e, por outro lado, em muitos poderes parciais e tendenciosos, não há dificuldade para os devotos de um deus aceitarem a existência e a eficácia de outros deuses. O politeísmo é inerentemente tolerante e raramente persegue “hereges” e “infiéis”. Mesmo quando conquistaram impérios gigantescos, os politeístas não tentaram converter seus súditos. Os egípcios, os romanos e os astecas não enviaram missionários a terras estrangeiras para disseminar o culto a Osíris, Júpiter ou Huitzilopochtli (o principal deus asteca) e certamente não mandaram exércitos com esse propósito.” 

      “O único deus que, durante muito tempo, os romanos se recusaram a tolerar foi o deus monoteísta e evangelizador dos cristãos. O Império Romano não exigia que os cristãos abdicassem de suas crenças e rituais, mas esperavam que eles respeitassem os deuses protetores do Império e a divindade do imperador. Isso era visto como uma declaração de lealdade política. Quando os cristãos se recusaram veementemente a fazer isso, rejeitando todas as tentativas de se chegar a um acordo, os romanos reagiram perseguindo o que entendiam como uma facção politicamente subversiva. Nos 300 anos decorridos desde a crucificação de Cristo até a conversão do imperador Constantino, os imperadores romanos politeístas iniciaram não mais que quatro perseguições gerais aos cristãos. Os administradores e governantes locais também incitaram certa violência contra os cristãos. Ainda assim, se considerarmos todas as vítimas de todas essas perseguições, veremos que, nesses três séculos, os romanos politeístas mataram não mais que alguns milhares de cristãos. Os cristãos, por sua vez, ao longo dos 15 séculos seguintes, assassinaram cristãos aos milhões por defenderem interpretações ligeiramente diferentes da religião do amor e da compaixão.”

      “Essas disputas teológicas ficaram tão violentas que durante os séculos XVI e XVII católicos e protestantes mataram uns aos outros às centenas de milhares. Em 23 de agosto de 1572, católicos franceses, que enfatizavam a importância de boas ações, atacaram comunidades de protestantes franceses, que salientavam o amor de Deus pela humanidade. Nesse ataque, o Dia do Massacre de São Bartolomeu, entre 5 mil e 10 mil protestantes foram assassinados em menos de 24 horas. Quando o papa em Roma ficou sabendo do ocorrido na França, foi tomado de tanta alegria que organizou preces festivas para celebrar a ocasião e encarregou Giorgio Vasari de decorar um dos aposentos do Vaticano com um afresco do massacre (o aposento atualmente está inacessível aos visitantes). Mais cristãos foram mortos por outros cristãos naquelas 24 horas do que pelo Império Romano politeísta durante toda a sua existência.

      “A primeira religião monoteísta de que temos notícia apareceu no Egito por volta de 1350 a.C., quando o faraó Aquenáton declarou que uma das deidades menores do panteão egípcio, o deus Aton, era, na verdade, o poder supremo governando o universo. Aquenáton institucionalizou o culto a Aton como religião do Estado e tentou controlar o culto a todos os outros deuses. Sua revolução religiosa, no entanto, não teve êxito. Após sua morte, o culto a Aton foi abandonado em favor do antigo panteão.

      “O judaísmo, por exemplo, afirmava que o poder supremo do universo tem interesses e inclinações, mas seu principal interesse é na minúscula nação judaica e na obscura terra de Israel. O judaísmo tinha pouco a oferecer a outras nações e durante a maior parte de sua existência não foi uma religião missionária. Esse estágio pode ser chamado de estágio do “monoteísmo local”. O grande avanço veio com o cristianismo. Essa fé começou como uma seita judaica esotérica que procurava convencer os judeus de que Jesus de Nazaré era seu tão esperado messias. No entanto, um dos primeiros líderes da seita, Paulo de Tarso, ponderou que, se o poder supremo do universo tem interesses e inclinações, e se Ele se deu ao trabalho de encarnar e morrer na cruz para a salvação da humanidade, então isso é algo que deve ser comunicado a todos, e não só aos judeus. Portanto, era necessário difundir a boa palavra – o evangelho – sobre Jesus para o mundo inteiro. Os argumentos de Paulo caíram em solo fértil. Em toda parte, os cristãos começaram a organizar atividades missionárias dirigidas a todos os humanos. Em uma das guinadas mais estranhas da história, essa seita judaica esotérica controlou o poderoso Império Romano.

      “Os monoteístas são no geral muito mais fanáticos e missionários que os politeístas. Uma religião que reconhece a legitimidade de outras crenças implica ou que seu deus não é o deus supremo do universo, ou que ela recebeu de Deus apenas parte da verdade universal. Como os monoteístas costumam acreditar que são detentores de toda a mensagem de um único Deus, são compelidos a descrer de todas as outras religiões. Nos últimos dois milênios, os monoteístas tentaram, repetidas vezes, se fortalecer exterminando de maneira violenta toda concorrência.

      “As religiões monoteístas expulsaram os deuses pela porta da frente com muito barulho, para em seguida aceitá-los de volta pela janela lateral. O cristianismo, por exemplo, desenvolveu seu próprio panteão de santos, cujos cultos pouco diferiam dos cultos aos deuses politeístas.

      “Na verdade, o monoteísmo, tal como se desenvolveu ao longo da história, é um caleidoscópio de legados monoteístas, dualistas e politeístas que se misturam sob um único conceito divino. O cristão típico acredita no Deus monoteísta, mas também no Diabo dualista, em santos politeístas e em fantasmas animistas. Os estudiosos das religiões têm um nome para essa aceitação simultânea de ideias diferentes e até mesmo contraditórias e a combinação de rituais e práticas tirados de fontes diferentes: sincretismo. O sincretismo talvez seja, de fato, a única grande religião mundial.

José Osório de Souza, 23/01/2023

01/08/25

Verdade espiritual e histórica (1/3)

      “Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algumIsaías 53.2-3

      Dentro de igrejas cristãs, católicas e protestantes, podemos receber informações e as aceitarmos como verdade. Não me refiro a orientações morais, mas outras, que se não as verificarmos com ótica científica, sob a luz de fatos históricos, podemos tomar como palavra de Deus sendo que é só um senso comum cristão. Infelizmente se é dito em púlpito, por um ser humano carismático e com alguma referência de cultura que valorizamos, somos facilmente seduzidos. Interessante a passagem acima, em que Isaías pode estar referindo-se profeticamente a Jesus. Será que hoje, acostumados a “profissionais” da fé, mercadores de milagres, e teólogos que desprezam o Espírito Santo, daríamos crédito a um Cristo homem simples e puro? A palavra que em muitos casos ouvimos é uma mistura de falsa ciência com fé infantil, nisso aceitamos muita mentira como verdade. 
      Por exemplo, algo que nos acostumamos a ouvir em púlpitos é que o cristianismo veio, não só para salvar espiritualmente o mundo, mas também para trazer uma civilidade que não havia no mundo pagão. Aprendemos que a religião dos dominadores romanos, conquistadores da terra de judeus e de outros povos nos primeiros séculos, não acreditava num único Deus, mas num panteão de deuses, entendemos assim que essa prática pagã negava o Deus verdadeiro. Isso não é de todo verdade, ainda que com um exército de deuses secundários, cria-se também num deus superior a outros deuses em todo o mundo. A sabedoria está em separar as coisas, fé de ciência, verdades históricas de verdades espirituais, moralidade dos antigos e moralidade atual. Deus não muda, mas o ser humano muda, assim como as ferramentas que o ser tem para perceber e usar a matéria neste mundo. 
      Para entendermos isso podemos fazer outra pergunta: quem de fato eram os deuses pagãos? Eram anjos, demônios?  Espíritos, superiores ou inferiores, iluminados ou não? “Santos”, espíritos de seres humanos mortos aos quais o catolicismo legaliza como dignos de receber orações dos vivos e com autoridade para intermediar bênçãos entre homens e Deus? Outra pergunta: será que só passou a existir seres humanos, que no mundo tiveram uma conexão especial com o Deus verdadeiro e que por isso têm capacitação diferenciada após a morte, depois do Cristo ter cumprido sua missão? Será que não houve “santos” em outros tempos, nações ou religiões, que na verdade são chamados de panteão de deuses nas sociedades romana, grega e outras? Será que muitas entidades do afroespiritismo atual não são “santos” africanos, espíritos de antepassados célebres? Por que esses são menos dignos que os santos católicos? 
      Essa discussão sobre santos católicos é relevante para entendermos politeísmo, entidades espirituais, mesmo contato com espíritos humanos desencarnados. É certo que a teologia protestante é simplista, contato espiritual, real ou mentiroso, que não for feito com Deus pai, filho e Espírito, é contato diabólico, proibido e mesmo impossível. Mas como já foi dito aqui, reavaliemos dogmas não pela autoridade no mundo que têm aqueles que construíram os dogmas, mas pelos bons e duradouros frutos que os criadores e os seguidores de dogmas tiveram ao longo da história humana. Um estudo sério de história ocidental nos dirá muito sobre os frutos do catolicismo e do protestantismo, por isso cito abaixo o livro “Sapiens, uma breve história da humanidade”, escrito por um israelita, p.h.d. em história pela Universidade de Oxford, ateu e gay, recomendo muito a leitura desse livro. 

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      Seguem textos extraídos do livro “Sapiens, uma breve história da humanidade” de Yuval Noah Harari, capítulo 12, “A lei da religião“ (copiados do link). 

      “A ideia do politeísmo leva a uma tolerância religiosa muito maior. Como os politeístas acreditam, por um lado, em um poder supremo e completamente desinteressado e, por outro lado, em muitos poderes parciais e tendenciosos, não há dificuldade para os devotos de um deus aceitarem a existência e a eficácia de outros deuses. O politeísmo é inerentemente tolerante e raramente persegue “hereges” e “infiéis”. Mesmo quando conquistaram impérios gigantescos, os politeístas não tentaram converter seus súditos. Os egípcios, os romanos e os astecas não enviaram missionários a terras estrangeiras para disseminar o culto a Osíris, Júpiter ou Huitzilopochtli (o principal deus asteca) e certamente não mandaram exércitos com esse propósito.” 

      “O único deus que, durante muito tempo, os romanos se recusaram a tolerar foi o deus monoteísta e evangelizador dos cristãos. O Império Romano não exigia que os cristãos abdicassem de suas crenças e rituais, mas esperavam que eles respeitassem os deuses protetores do Império e a divindade do imperador. Isso era visto como uma declaração de lealdade política. Quando os cristãos se recusaram veementemente a fazer isso, rejeitando todas as tentativas de se chegar a um acordo, os romanos reagiram perseguindo o que entendiam como uma facção politicamente subversiva. Nos 300 anos decorridos desde a crucificação de Cristo até a conversão do imperador Constantino, os imperadores romanos politeístas iniciaram não mais que quatro perseguições gerais aos cristãos. Os administradores e governantes locais também incitaram certa violência contra os cristãos. Ainda assim, se considerarmos todas as vítimas de todas essas perseguições, veremos que, nesses três séculos, os romanos politeístas mataram não mais que alguns milhares de cristãos. Os cristãos, por sua vez, ao longo dos 15 séculos seguintes, assassinaram cristãos aos milhões por defenderem interpretações ligeiramente diferentes da religião do amor e da compaixão.”

      “Essas disputas teológicas ficaram tão violentas que durante os séculos XVI e XVII católicos e protestantes mataram uns aos outros às centenas de milhares. Em 23 de agosto de 1572, católicos franceses, que enfatizavam a importância de boas ações, atacaram comunidades de protestantes franceses, que salientavam o amor de Deus pela humanidade. Nesse ataque, o Dia do Massacre de São Bartolomeu, entre 5 mil e 10 mil protestantes foram assassinados em menos de 24 horas. Quando o papa em Roma ficou sabendo do ocorrido na França, foi tomado de tanta alegria que organizou preces festivas para celebrar a ocasião e encarregou Giorgio Vasari de decorar um dos aposentos do Vaticano com um afresco do massacre (o aposento atualmente está inacessível aos visitantes). Mais cristãos foram mortos por outros cristãos naquelas 24 horas do que pelo Império Romano politeísta durante toda a sua existência.

      “A primeira religião monoteísta de que temos notícia apareceu no Egito por volta de 1350 a.C., quando o faraó Aquenáton declarou que uma das deidades menores do panteão egípcio, o deus Aton, era, na verdade, o poder supremo governando o universo. Aquenáton institucionalizou o culto a Aton como religião do Estado e tentou controlar o culto a todos os outros deuses. Sua revolução religiosa, no entanto, não teve êxito. Após sua morte, o culto a Aton foi abandonado em favor do antigo panteão.

      “O judaísmo, por exemplo, afirmava que o poder supremo do universo tem interesses e inclinações, mas seu principal interesse é na minúscula nação judaica e na obscura terra de Israel. O judaísmo tinha pouco a oferecer a outras nações e durante a maior parte de sua existência não foi uma religião missionária. Esse estágio pode ser chamado de estágio do “monoteísmo local”. O grande avanço veio com o cristianismo. Essa fé começou como uma seita judaica esotérica que procurava convencer os judeus de que Jesus de Nazaré era seu tão esperado messias. No entanto, um dos primeiros líderes da seita, Paulo de Tarso, ponderou que, se o poder supremo do universo tem interesses e inclinações, e se Ele se deu ao trabalho de encarnar e morrer na cruz para a salvação da humanidade, então isso é algo que deve ser comunicado a todos, e não só aos judeus. Portanto, era necessário difundir a boa palavra – o evangelho – sobre Jesus para o mundo inteiro. Os argumentos de Paulo caíram em solo fértil. Em toda parte, os cristãos começaram a organizar atividades missionárias dirigidas a todos os humanos. Em uma das guinadas mais estranhas da história, essa seita judaica esotérica controlou o poderoso Império Romano.

      “Os monoteístas são no geral muito mais fanáticos e missionários que os politeístas. Uma religião que reconhece a legitimidade de outras crenças implica ou que seu deus não é o deus supremo do universo, ou que ela recebeu de Deus apenas parte da verdade universal. Como os monoteístas costumam acreditar que são detentores de toda a mensagem de um único Deus, são compelidos a descrer de todas as outras religiões. Nos últimos dois milênios, os monoteístas tentaram, repetidas vezes, se fortalecer exterminando de maneira violenta toda concorrência.

      “As religiões monoteístas expulsaram os deuses pela porta da frente com muito barulho, para em seguida aceitá-los de volta pela janela lateral. O cristianismo, por exemplo, desenvolveu seu próprio panteão de santos, cujos cultos pouco diferiam dos cultos aos deuses politeístas.

      “Na verdade, o monoteísmo, tal como se desenvolveu ao longo da história, é um caleidoscópio de legados monoteístas, dualistas e politeístas que se misturam sob um único conceito divino. O cristão típico acredita no Deus monoteísta, mas também no Diabo dualista, em santos politeístas e em fantasmas animistas. Os estudiosos das religiões têm um nome para essa aceitação simultânea de ideias diferentes e até mesmo contraditórias e a combinação de rituais e práticas tirados de fontes diferentes: sincretismo. O sincretismo talvez seja, de fato, a única grande religião mundial.

José Osório de Souza, 23/01/2023