05/10/22

Os segredos do coração (66/92)

      “O nosso coração não voltou atrás, nem os nossos passos se desviaram dos teus caminhos, para nos esmagares onde vivem os chacais e nos envolveres com as sombras da morte. Se tivéssemos esquecido o nome do nosso Deus ou se tivéssemos estendido as mãos a um deus estranho, será que Deus não teria descoberto isso, ele, que conhece os segredos dos corações?Salmos 44.18-21 (Nova Almeida Atualizada)

      Durante minha vida já tive quatro pontos de vista diferentes sobre a morte. O primeiro deles aconteceu em minha juventude, eu nem pensava no assunto, ainda que muitos de meus caminhos fossem caminhos vãos e de morte, achava que nunca morreria. Mas não é assim com muitos de nós? O segundo ponto de vista foi o pior e mais difícil de ser superado, já mais maduro, pelo menos no corpo, comecei a ter consciência da culpa, que quando não bem resolvida deseja a morte por achar que só ela pode livrar da dor de viver, esse é um ponto de vista bem covarde.
      O terceiro ponto de vista veio depois de um tempo que eu tinha superado o segundo, já tinha resolvido a culpa, já não culpava os outros, a lucidez tinha me achado e eu a segurava, mas nesse momento comecei a me achar no direito de morrer. Isso é irresponsabilidade, principalmente com os que nos amam, que ficariam sozinhos caso partíssemos antes do tempo. Atualmente tento segurar o quarto ponto de vista, tem características de todos os outros, não penso na morte, ainda que tenha consciência que a dor seja grande e que minha atuação neste mundo já esteja no último ato. 
      A orientação que vem verdadeiramente de Deus, principalmente quando passamos de certa idade, nos conduz a uma vida saudável em várias áreas, ela é para pensarmos na morte da maneira mais correta, não desejando-a, mas se preparando adequadamente para ela. Nos preparamos para a morte vivendo melhor, não é caindo em depressão, nos afastando dos outros, concentrando tristeza e celebrando doenças. Quem de fato anda com Deus não se prepara para um fim, mas para um começo ainda melhor, não para a morte, mas para a vida eterna, para a melhor eternidade com Deus.
      O céu é posição espiritual de luz, não de trevas, quem se prepara para a morte do jeito certo vive ainda melhor neste mundo, coloca-se na luz e nela a verdade é exibida sem medo, deveríamos viver assim sempre, não só na velhice. Infelizmente vejo gente sofrendo muito no final, por quê? Porque os segredos de seus corações vêm à tona e eles não são bons. Passaram a vida fugindo de si mesmos, então, quando não podem mais prevalecer pelo que empreendem no plano físico, percebem que não têm mais nada, estão vazios dentro de si, reputação, religião, tudo é falso. 
      Reconhecem que construíram castelos de cartas sobre areia num campo aberto exposto aos ventos. Quando eram mais novos podiam se esforçar e manter tudo de pé, mas no final, não há mais forças, e tudo vai ao chão. Podemos dizer como o salmista no texto bíblico inicial, que não retrocedemos para as vaidades, nem nos desviamos para o egoísmo, que não adoramos os deuses deste mundo? Que por isso Deus não pode pesar sua mão sobre nós, pois nada temos para esconder dentro de nós e todos os segredos de nossos corações são agradáveis ao Senhor? 
      Em outras palavras isso é dizer, estou pronto para morrer e para enfrentar a luz mais alta de Deus, ela não revelará nada que eu já não tenha mostrado a Deus, tudo foi provado, fui aprovado, errei, mas admiti, me apossei de perdão, alcancei a paz e nela permaneci. O inferno começa aqui, assim como o céu, na eternidade não haverá mágicas, seremos o que já somos, trabalhemos aqui para melhorarmos e agradarmos a Deus. Nada agrada mais o Senhor que a verdade. Não, ela não precisa ser boa, todos nós temos terríveis verdades, mas ela precisa ser assumida, o quanto antes.
      Por isso, “não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles”, “com a sabedoria se edifica a casa e com o entendimento ela se estabelece” (Provérbios 24.1, 3). Não tenhamos inveja de ninguém, menos ainda dos que parecem dar-se bem, ainda que não vivendo totalmente de acordo com a vontade de Deus. Muitos até edificam uma família, um negócio, mas não conseguem estabelecê-lós, seus finais serão de vergonha. “Os ímpios não subsistirão no juízo”, “ porque o Senhor conhece o caminho dos justo” (Salmos 1.5a, 6a). Já o final do humilde é sempre de honra. 

04/10/22

“Porque está na Bíblia”, é resposta? (65/92)

      “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.Romanos 8.14-16

      Um argumento usado por grande parte de cristãos para acreditar cegamente em algo é, “porque está na Bíblia”. Será que isso basta? Vou responder a esses de maneira semelhante a que respondemos a crianças em muitos casos, porque está na Bíblia não é resposta. Por quê? Porque podemos achar aprovação para as coisas mais absurdas possíveis na Bíblia, se não a interpretarmos de maneira correta. A Bíblia pode ser só um texto qualquer, sem a unção do Espírito Santo. Quem tem essa unção? Os humildes e crentes. É preciso humildade e fé para entendermos a vontade de Deus, mesmo na Bíblia.
      Isso não é exclusividade de cristãos e a Bíblia, também ocorre com muçulmanos e o Alcorão, com hinduístas e budistas e o Bhagavad-Guita, o Mahabharata e outros textos, com os espíritas e os livros de Allan Kardec e Chico Xavier, dentre outros exemplos. O problema aqui é um já comum na religiosidade, idolatria, e livros sagrados também podem virar ídolos. Entre os evangélicos existe “bibliolatria”, chega ao extremo de se achar que o livro feito de papel e outros materiais, pode ter poder para expulsar demônios. Quem já não viu “pastores” dando com a Bíblia na cabeça de endemoniado? 
      Mas o que mais se vê é a idolatria do texto, é certo que também pode chegar ao ponto de certas versões terem predileção, como a Revista e Corrigida para algumas denominações pentecostais. Interpretação ao pé da letra e a atemporalidade que desconsidera contexto histórico são os equívocos mais comuns. Se houvesse inteligência religiosa, aqueles que se colocam como líderes, deveriam ensinar a Bíblia de maneira diferente hoje em dia, essa é a verdade, não como uma lista de regras, como um livro de leis, mas como textos históricos que relatam experiência de antigos com Deus, simples assim. 
      Você sabe que está idolatrando a Bíblia quando acha que só o fato de discordar de alguma passagem dela já o põe em pecado. Muitos quando leem que Deus não criou o mundo em seis dias já demonizam o que fez tal afirmação, nem param para entender que esse pode não estar negando a Bíblia, mas só uma forma de interpreta-la. Mas quem está preparado para ensinar Bíblia corretamente? Muitos têm capacidade intelectual, até discernimento espiritual, mas não têm coragem, esses não querem contrariar pessoas que querem pastor que lhes diga o que querem ouvir, pessoas que pagam o pastor. 
      É isso que queremos dizer quando falamos que o protestantismo saiu do catolicismo, mas o catolicismo não saiu do protestantismo, a civilização ocidental acostumou-se com um cristianismo, até aceita certas reformas protestantes, mas com limites. Uma das coisas católicas que está marcada a ferro nas mentes das pessoas é a ideia de verdades dogmáticas, e isso pode ser ainda mais extremo nos protestantes, que desconsideraram outros textos, outros ensinos, outros sacramentos, e focaram exclusivamente num cânone de sessenta e seis livros. Para esses a Bíblia é a verdade, eternamente incontestável.
      O dogma é bisavô do conservadorismo, que é avô do preconceito, que é pai da ignorância. O ignorante nega a ciência, a razão, a possibilidade de pensar por si mesmo, de questionar e de poder chegar a conclusões próprias. Quem pensa por si não pode ser controlado, sem controle não pode ser manipulado e não manipulado não pode ser usado para dar alguma espécie de lucro ou de poder para os outros, aqueles que criaram o dogma. É assim que sempre funcionou o mundo, na economia, na política, na religião, na ciência, nas artes etc. A libertação disso está no vivo Espírito Santo de Deus. 
      “Porque o Espírito Santo me disse”, isso é resposta! Mas isso criaria o caos? Permitiria que qualquer um dissesse que faz, fala ou crê pois o Espírito Santo o mandou? Sim, a princípio poderia até ser. Mas a paz e os bons frutos que permanecem confirmariam se o que alguém fez, falou ou creu foi autorizado pelo Espírito Santo. E as religiões, o que seria delas? Pessoas com entendimentos mais ou menos em comum se agrupariam naturalmente, mas se houvesse humildade, mesmo pessoas com pontos de vista muito diferentes, viveriam em paz, e umas acrescentariam às outras seus entendimentos. 
      Você pode achar isso uma utopia, mas a humanidade está caminhando para isso, infelizmente, por causa do orgulho, do egoísmo e do materialismo, depois de perder muito tempo, separando ou invés de unindo, odiando ao invés de amando, condenando ou invés de salvando. As pessoas despertaram para ir atrás de seus direitos, sim, ainda há muitos equívocos, vingança de um lado, prepotência do outro, mas logo a dor será de todos, se a humanidade não foi unida pela amor, será pela dor, como diz o ditado. Não existem melhores e piores, somos todos irmãos, espíritos de um pai espiritual. 

03/10/22

Profundo e escondido de Deus (64/92)

      “Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; e ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.Daniel 2.20-22
 
      Os cristãos, de maneira geral, sempre tiveram um conhecimento raso de suas doutrinas, se não fosse assim o catolicismo não teria dominado a civilização ocidental por tanto tempo. No protestantismo os tradicionais até conhecem mais sua tradição, mas não a questionam, já muitos pentecostais são parecidos com os católicos. É claro que muitos, ocupados com o trabalho da manhã para pagar o almoço, não têm tempo nem energia para pensar em teologia, e acredite, a esses Deus entende e deles cuida. “A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega” (Isaías 42.3a).
      Deus tem permitido que seres humanos mais esclarecidos sejam levantados nos últimos tempos, que podem entender melhor as coisas e guiar os outros num entendimento sensato sobre a vida. Contudo, mesmo esses, que às vezes são doutores nas ciências, na religião continuam como ignorantes camponeses, desses o universo cobra lucidez, razoabilidade, profundidade espiritual. Mesmo chamados e capacitados não acham tempo, estão mais ocupados em acumular riquezas, em manter o establishment, em serem vistos como bons religiosos pelos pares, aceitando educadamente sua religião.
      O protestantismo saiu do catolicismo, mas o catolicismo parece que não saiu desse, e se querem saber, em alguns aspectos ficou até pior. Quis reformas e as fez, mas para se prender ainda mais, depois gerar cisões, banalizando o evangelho. O catolicismo tem algo de nobre em seu arrogante e gélido desvio, mantém-se impávido e altivo, a mais alta torre da Babilônia, desafiando deuses e se achando o próprio Deus. Enquanto isso o Espírito Santo clama, busca corações que o acolham, ouvidos que o ouçam, olhos que o vejam, para mostrar aos homens a verdade, que tantos acham ser donos. 
      O clamor do Santo Espírito não é por clemência, ele não mendiga por atenção nem se vende por qualquer preço, sua voz é mansa e clara, procurando quem quer se deixar ser iluminado. “Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7.6-8). As pérolas estão reservadas aos que buscam a Deus com todo o coração, esses saberão mistérios. 
      Muitos se acham orgulhosos guardiões de tradições religiosas, mas, e perdoem-me o termo (ele é o bíblico), são só porcos recebendo o que porcos merecem. As pérolas estão guardadas para os que não aceitam os erros da religião como algo normal, que não dizem “não olho para o padre (ou pastor), mas para Deus”. Foi por causa dessa atitude hipócrita que o falso cristianismo trouxe tanta dor à humanidade, e mantém ainda hoje tantos preconceitos. Não sejamos aqueles que serão tragicamente surpreendidos na eternidade, que terão que ser humilhados para seguirem para a luz do Deus Altíssimo.
      Sejamos os que humildemente acharão na verdade sem véu o descanso, porque no mundo conheceram o profundo e o escondido de Deus. Não tenho a pretensão de encontrar em todos os cristãos os mesmos questionamentos que trago em mim, só compartilho aqui meu ponto de vista. Se você, que lê os textos deste espaço virtual, encontra pontos comuns, que bom, senão, entenda bem o que é postado, não discorde sem antes entender, reflita e ore, mas decida em Deus por aquilo que te dá paz. Escrevo em oração e com responsabilidade, não é letra morta, mas no Espírito e com muito respeito a todos. 
      Mas como já disse outras vezes, se alguém começou a ler o “Como o ar que respiro” buscando estudo bíblico de acordo com teologias das tradições cristãs, está no lugar errado, existem muitas páginas na internet com essa proposta. O ponto aqui é questionar, não responder, para que cada um ache resposta em Deus. Não concordo com muita coisa ensinada como verdades dogmáticas em igrejas, isso não faz com que eu me perca dos caminhos do Senhor, antes me leva a buscá-lo ainda mais. Quanto ao que ele quer de mim em santidade, humildade e amor, fica cada vez mais real em minha vida. 
      Vemos o que queremos ver, se temos algo forte na cabeça mesmo olhando para o caos acharemos um padrão, o que temos mais certeza que existe, testes psicotécnicos mostram essa tendência. A Bíblia é a maior fábrica de heresias que há, muitos que acreditam em coisas que ao meu ver e ao teu ver podem parecer absurdas, poderão nos dar argumentos bíblicos minuciosos para legitimarem seus pontos de vista. Por isso, a aprovação do Espírito Santo e bons frutos que permanecem, devem ser o critério mais alto para sabermos se algo em que acreditamos é de fato aprovado por Deus para nossas vidas. 
      Contudo, não se esqueça de uma coisa, cada um sabe de Deus o que está preparado para saber, não necessariamente tudo, nem o mais profundo, mas só o que pode abençoá-lo para viver a vontade do Senhor para sua vida. Sejamos sempre fiéis à fé que nos trouxe até o lugar onde chegamos em vitória e paz, ela até pode ser aperfeiçoada, mas se for verdadeira nunca será negada. Deus é ilimitado, nós não, Deus sabe tudo, nós, se soubéssemos tudo nos perderíamos. Mas o tempo de iluminação é chegado, religiões tradicionais não satisfarão mais, uma busca do profundo e do escondido de Deus urge! 

02/10/22

Muito para crescer (63/92)

      “Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeiçãoHebreus 6.1a 

      Por que queremos ser santos? Como evangélicos entendemos que termos virtudes morais é melhor, principalmente porque nos livra de encrencas, de adultério, de gastar dinheiro com bebidas alcoólicas e cigarro. Mas na prática santidade para muitos é só isso, não adulterar, não beber e não fumar, se conseguem fazer isso já se sentem satisfeitos, enquanto isso outros pecados, principalmente aqueles pessoais que ninguém sabe, correm soltos. Muitos cristãos não entendem santidade como condição fundamental para se ter comunhão com um Deus santíssimo, para, então, receber dele ensinamentos. 
      Para muitos santidade é obedecer leis, e aí está novamente o uso errado da Bíblia, como só uma lista de sins e nãos. Ver a religião cristã assim facilita a vida, de ovelhas e de pastores, de quem obedece e de quem manda, não há necessidade de pensar, de refletir, de questionar, e assim, possivelmente, de discordar. Mas é importante entendermos que questionamento religioso não é algo só intelectual, e por achar que é, que muitos discordam do cristianismo, ainda que baseados na prática de cristãos equivocados, e até chegando a conclusões legítimas, todavia, deixando isso só em suas mentes.
      O questionamento, depois de refletido, deve ser levado a Deus, isso é o que nos faz ver a imperfeição da religião, mas humildemente crendo na perfeição de Deus, isso é entender que o cristianismo no mundo foi por caminhos sombrios, mas que Jesus sempre será a luz mais alta. Crítica pela crítica, só para achar álibis para não se aproximar de Deus e odiar homens, para nada vale. Mas de novo nos vemos diante de trabalho que muitos não querem fazer, orar a Deus, e não só pedindo algo material e agradecendo por algo material recebido, mas para vivenciar intimidade espiritual com Deus. 
      A doutrina que diz, que basta fé para se ter perdão, e perfeição moral que dá direito a um céu eterno, e que diz que todos que creem assim, indiferente do pecado, também terão o mesmo direito, acaba amarrando os cristãos. Na verdade, grande parte de evangélicos não tem ideia do que seja santidade e de porque ela é exigida, não existe um esforço diário para se alcançar santidade e aperfeiçoá-la, porque não se entende que isso tenha implicação direta no nível de existência espiritual na eternidade. Por isso tantos focam em fé e não em obras, e fé para terem coisas no mundo, não na eternidade.
      Se acreditamos que o céu está garantido, para que ser mais ou menos santos? Por outro lado, se acreditamos que o inferno é o destino dos que não são cristãos, nos moldes do que achamos que é ser cristão, para que nos importarmos em ajudar as pessoas materialmente? Basta que conheçam o evangelho e o aceitem ou não como única salvação. Há um antagonismo estranho que a crença na perfeição imediata pela fé leva, que beneficia, equivocadamente, só os que se acham salvos. Eles não precisam se esforçar, tanto para serem melhores no céu, quanto para ajudar materialmente os que não irão ao céu.
      Sob esse ponto de vista, conseguimos entender porque muitos protestantes e evangélicos estão tão presos aos templos, ao que se faz dentro deles, como se fossem castelos que os protegessem do inferno. Por isso chamam de irmãos os pares, aos outros não, no pouco que ajudam materialmente o fazem a esses “irmãos”, e se fazem aos outros é antes para tentar convertê-los à sua religião. Muitos cristãos não fazem caridade, mas só proselitismo, por acharem que exercem fé, não exercem amor, e justamente por quem, sob o ponto de vista deles mesmos, mais precisa, os que estão fora das igrejas.
      Jesus homem não teve castelo, era do mundo, daqueles que muitos religiosos judeus de seu tempo não consideravam merecedores da melhor eternidade. Hoje muitos cristãos amam criticar os fariseus, se acham melhores que eles, mas será que se estivessem no contexto religioso e histórico do primeiro século não agiriam da mesma maneira que os fariseus? Jesus trabalhou o tempo todo, não para arregimentar adeptos para uma religião, mas para servir em amor, a israelitas e gentios, ajudava neste mundo a todos, com isso com certeza fazia por merecer o melhor lugar na eternidade espiritual. 
      Mas não pensemos que Jesus fazia algo só pensando na eternidade, praticar boas obras aqui por achar que teria pagamento lá, até isso é vaidade. Jesus tinha uma urgência sem segundas intenções, uma voluntariedade pura, fazia o bem porque é o que se deve fazer, como recompensa em si mesmo, assim se é aperfeiçoado espiritualmente. Se salvação é paz com Deus, e isso se ganha sendo perdoado por Deus através da posição espiritual de Jesus, ela é só o início da caminhada, não o fim, sim, é o melhor início, mas ainda assim, só o isso. É preciso trabalhar depois em santidade e por amor para crescer. 
      “Crescer”, como assim? Talvez seja esse um dos pontos mais importantes no equívoco de muitos cristãos, eles não acham que necessitem crescer. Para eles basta crer, obedecer algumas leis morais, frequentar cultos, dar o dízimo, ler um pouco a Bíblia, orar pelo básico, e pronto. Isso, sim, é diminuir Deus, achar que a altura espiritual do Senhor é tão baixa e tão fácil de ser acessada. “Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição” (Hebreus 6.1a), ah, meus queridos, a eternidade é bem mais eterna que muitos acham que é, e Deus, bem mais alto.

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão

01/10/22

Paciência e fé dos santos (62/92)

      “Se alguém tem ouvidos, ouça. Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.Apocalipse 13.9-10

      Será que podemos usar o texto bíblico inicial como base para uma doutrina? Talvez. E se for para basear uma doutrina que se opõe a outra bem extremada? Quem sabe, mas isso não nos impede de conjecturar sobre algo que está na Bíblia. O texto não é metafórico, nem uma parábola, aliás, é bem objetivo, mas pode conter um mistério, e não está sozinho no cânone bíblico na categoria de textos, digamos assim, polêmicos. Está em Apocalipse e pode fazer parte de profecias dos últimos tempos, pelo menos assim creem, não todos, mas muitos, dessa forma pode se referir a algo que ainda ocorrerá. 
      Me chama a atenção o fato dele começar com a frase se alguém tem ouvidos, que parece nos exortar sobre algo além do óbvio, cujo significado mais profundo não pode ser entendido sem uma atenção maior. Mas ele também termina de forma enigmática, aqui está a paciência e a fé dos santos. Apesar de citar endividados morais e suas devidas penas, relaciona isso aos santos, não aos ímpios. Quem encarcera e oprime será encarcerado e oprimido, quem mata com espada com essa será morto, assim podemos concluir que quem mata com arma de fogo será morto com arma de fogo, não com arma branca. 
      Pergunto: esse texto de alguma forma não torna o conceito de condenação algo relativo, na proporção do erro? Ele pode simplesmente se relacionar à perseverança, necessária para aprovação em provas para se obter uma posição espiritual, trabalho exercido com insistência e no tempo. Mas se, como se crê tradicionalmente, fé em Jesus basta para pagar dívidas, para que outros pagamentos? Qual a relevância levantada aqui? Se usarmos o texto bíblico inicial para concluir que penas não são eternas, estaremos dizendo que o inferno pode não ser para sempre ou igual para todos os condenados. Será? 
      Quem matou, se for morto, terá pago sua dívida, quem colocou em cativeiro, se for posto em cativeiro, também estará livre da dívida. Porém, ser morto e ser colocado em cativeiro são penas distintas, então, se o pagamento for feito na eternidade o inferno não será igual, ser morto não é igual a estar em cativeiro, por outro lado, se for feito no mundo não haverá necessidade de inferno. Mas será que o que pagou a dívida com cativeiro e o que pagou com morte terão direito ao mesmo céu? Há nisso certa dificuldade para entendermos inferno e céu como eternos e iguais. Isso importa para você?
      Isso não anularia o poder do sacrifico do Cristo homem do passado, nem a posição exclusiva de Jesus espiritual hoje. Nossa fé em Jesus nos dá acesso espiritual a Deus, isso nos permite receber o perdão do Senhor, que nos deixa em paz com o Altíssimo, a paz que perdemos quando pecamos. Essa paz nos dá forças para seguirmos e permite que Deus nos ajude, o Espírito Santo habita os limpos, somos limpos assumindo pecados e tomando posse de perdão. Toda essa experiência, contudo, não nos exime de termos que pagar preços pelos nossos erros, e só quitando essas dívidas somos aperfeiçoados.
      Se há necessidade de paciência e fé ao santo, é porque o aperfeiçoamento não é instantâneo, o santo o adquire enquanto pratica boas obras morais no plano físico, ainda que pela fé em Jesus ele tenha paz com Deus e isso lhe dê direito à salvação necessária para ter o céu no plano espiritual. Fizemos assim uma distinção entre aperfeiçoamento moral e salvação. Isso é um pouco diferente da doutrina mais convencional, baseada, por exemplo, em textos como Colossenses 2.9-10, em que fé em Cristo, salvação, direito ao céu e aperfeiçoamento espiritual, é tudo obtido de uma só vez e imediatamente. 
      Você entende onde esta reflexão pode nos conduzir? O ponto não é diminuir Jesus, mas aumentar a responsabilidade do ser humano em seu aperfeiçoamento, entendendo que mesmo salvas no céu as pessoas terão níveis diferentes, conforme o que trabalharam no mundo. Não tenho dúvidas que interpretações que cristãos têm como certas da Bíblia por séculos, são só a superfície de muitos conhecimentos. Sobre Daniel e Apocalipse, por exemplo, sabemos muitos menos que achamos saber. Por que, então, estão na Bíblia? Para aprendermos a ser humildes, não arrogantes, achando que sabemos tudo. 
      Fizemos aqui uma distinção em relação ao que doutrinas cristãs tradicionais pensam sobre penas eternas e aperfeiçoamento moral. Fizemos também um rebalanceamento de importâncias da fé e das obras, mas também propomos uma interpretação diferente da relevância da existência no plano físico e no espiritual. Jesus continua como sempre será, acima de tudo, única porta para Deus e exemplo maior de excelência moral, mas as tarefas dos homens mudaram um pouco nesta ótica. Deus faz sua parte, mas se os homens não fizerem as deles não haverá aperfeiçoamento. O que você pensa sobre isso?

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

30/09/22

Arrebatamento e batismo pelos mortos (61/92)

      “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 
      E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” 
I Coríntios 15.51-57
  
      Uma doutrina parece ser citada em I Coríntios 15, o arrebatamento, na afirmação num abrir e fechar de olhos. Essa é a doutrina protestante que mais tenho dificuldade de compreender, não pode ser interpretada metaforicamente, mas só ao pé da letra, e é exatamente isso que me assusta. Jesus falou sobre ela em Mateus 24.27, Paulo também fala em I Tessalonicenses 4.17. Minha dificuldade para “aceitar” esse evento não tem a ver em quando ele vai acontecer, se antes, no meio ou depois do período escatológico chamado “tribulação”.
      Minha dificuldade está em como o arrebatamento vai acontecer. Por que minha dificuldade em aceitar o como? Porque é algo sobrenatural, que acho que evangélicos aceitam, mas nem param para pensar direito no que representa. Como assim, muitos seres humanos em corpos físicos sumirão do mundo puxados por uma força espiritual, num piscar de olhos, na velocidade de um relâmpago? Milhões de pessoas vão desaparecer do planeta Terra sem uma explicação científica? Até que ponto Deus agiu, age ou agirá assim? 
      Muitos protestantes e evangélicos não sabem, mas as igrejas Católica, Ortodoxa Oriental, Anglicana (Episcopal), Luterana e muitas denominações Calvinistas, não creem num retorno preliminar de Cristo, assim, não acreditam nesse arrebatamento físico no mundo. Crer nesse evento é exceção entre cristãos, não é regra. Penso que muitos que creem no arrebatamento estão com as cabeças tão cheias de milagres, que em grande parte nem acontecem, que só o aceitam por acharem que é só mais uma extraordinariedade de Deus.
      Interessante que Paulo inicia I Coríntios 15.51 com eis aqui vos digo um mistério, o mistério citado seria o arrebatamento ou o que ele diz depois, todos seremos transformados? O tema principal do texto não é arrebatamento, mas o corpo espiritual que teremos após a ressurreição. Me faz pensar o porquê de Paulo e de escritores dos evangelhos terem citado arrebatamento como citaram, ou sabiam mais e não disseram, porque sabiam que as pessoas daquele tempo não entenderiam, ou de fato criam do jeito que registraram.
      Prefiro o meio termo, que lhes foi revelado por Deus como metáfora de algo espiritual, ainda que não soubessem, para que estivesse na Bíblia. Um argumento que fundamentalistas usam é, “a Bíblia é a palavra de Deus”, e não, “a Bíblia contém a palavra de Deus”, assim, mesmo que tenha sido montada por homens, creem que o Espírito Santo acompanhou para que fosse construída conforme vontade divina. Não tenho dúvida que a vontade de Deus prevalece, só não acho que seja da maneira que muitos acham que é. 
      Deus usa coisas diferentes para prevalecer sua vontade, incluindo manipulações e equívocos humanos. A Bíblia contém a palavra Deus e é totalmente útil a Deus assim, ainda que não coesa muitas vezes. Primeiro porque serviu a pessoas de tempos antigos, mas depois porque desafia pessoas de outros tempos. Às pessoas dos tempos antigos falou como elas podiam entender, mas às pessoas de hoje pode ainda falar, se buscarmos no Espírito Santo uma interpretação mais profunda que nós hoje podemos compreender. 
      Será que devemos continuar interpretando a Bíblia hoje no século XXI, como interpretavam as pessoas do século XIX ou antes? Crer num arrebatamento físico e ao pé da letra é a mesma coisa que acreditar que o mundo tenha sido criado em seis dias. Sim, meus queridos, Deus pode realizar um arrebatamento físico e criar o mundo em seis dias, não estamos diminuindo o poder de Deus, mas será que é assim que ele age? Isso fica por conta da fé de cada um, só pense e ore mais, antes de aceitar uma interpretação romantizada.  
      Além de ressurreição, arrebatamento e corpo espiritual, I Coríntios 15 cita uma doutrina interessante no verso vinte e nove, batismo pelos mortos. “Doutra maneira que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?” Muitos criam na época de Paulo que podiam se batizar por quem não tinha sido batizado e havia morrido, legando ao morto o direito do batismo. Não entendemos que Paulo recrimine isso, também não estou julgando o costume. 
      A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) ainda tem esse costume, eis um detalhe que a Bíblia contém que passa batido a muitos. Pois é, está na Bíblia, mas muitos evangélicos não obedecem, assim eu pergunto, aos que creem que devam obedecer cegamente a toda a Bíblia, por que esse costume não é seguido? Alguns alegam que Paulo se refere a um costume pagão, não de igreja cristã, mas juntemos essa passagem polêmica a outras iguais (como a da consulta de Saul à médium em I Samuel 28).
      O que importa é seguirmos a orientação final de I Coríntios 15.58: “sede sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. O Altíssimo permitiu textos misteriosos na Bíblia, muitos o são porque nem os escritores originais, com toda a experiência que tinham com Deus, sabiam muitas das verdades mais profundas. Mas a dúvida existe por dois motivos: para que sigamos pela fé e estejamos trabalhando espiritualmente sempre, indiferente de como ou quando certas coisas ocorrerão.

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão

29/09/22

Ressureição e corpo espiritual (60/92)

      “Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.“ 
      “E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.” 
I Coríntios 15.16-20, 40-42
 
      O capítulo quinze da primeira carta de Paulo à igreja de Corinto discorre sobre vários assuntos relacionados a últimos tempos e natureza de nossos corpos no plano espiritual. Ressurreição foi uma exortação que tinha relevância para o apóstolo-teólogo naquele momento, já que muitos não criam em existência clara e vitoriosa após a morte. Hoje, os que não são ateus e materialistas, e ateus e materialistas são minoria, creem de alguma maneira em vida pós-morte, mas isso não era crença dos judeus do século I.
      O antigo testamento, baseado na Torá e em outros textos sagrados israelitas, narra a história de um povo se relacionando com um Deus espiritual, mas que liberta e guia para uma Canaã no plano físico, as promessas, vitórias e prosperidades são materiais, aqui e agora no mundo. O povo judeu da Bíblia é um povo materialista, isso influenciou muito a civilização ocidental, diferente da oriental, que orientada principalmente pelo hinduísmo e o budismo, tem uma ótica mais espiritual e do outro plano da existência. 
      Esse entendimento veo-testamentário é tão forte que mesmo o cristianismo evangélico, que crê em céu e inferno, teima em achar que o reino de Deus deve ser evidenciado aqui, por isso vemos no Brasil atual tanto interesse de evangélicos em política e em ter um presidente de sua religião. Talvez vivamos um momento que ressurreição deva ser instada veementemente, não para que sejamos ociosos no mundo e nem desrespeitosos com o planeta e a humanidade, mas para que entendamos nossa chamada espiritual maior.
      Paulo exorta que a morte neste mundo não é o fim, que depois seguimos existindo no plano espiritual, que essa outra etapa da existência será com um corpo diferente, “celestial”, não material, e que se isso não for entendido a obra redentora do Cristo é menosprezada. Mas além de repreender alguns sobre a ressurreição, Paulo cita outras doutrinas. É interessante entendermos que muitas doutrinas que temos hoje em igrejas católicas e evangélicas, foram resultados de construções gradativas, não nasceram prontas. 
      Em primeiro lugar, homens que foram testemunhas oculares dos atos de Cristo e que ouviram direto dele muitas coisas, ensinaram depois o que acharam ser o evangelho original. Depois temos Paulo, que ainda que não tenha aprendido diretamente de Jesus, codificou o cristianismo, principalmente nas orientações que deu às igrejas, muitas fundadas por ele, através das cartas. Muito do que Paulo escreveu foi direcionado a judeus convertidos, mostrando-lhes que a nova aliança de Cristo era superior a de Moisés.
      Contudo, à medida que o que entendemos como catolicismo foi imergindo, textos cristãos, ou tidos como tais, dos quatro primeiros séculos foram sendo puxados, revistos, reinterpretados, mesmo alterados, conforme aqueles que se colocavam como novos líderes do cristianismo achavam adequado. Como hoje, nos primeiros séculos havia várias seitas, com doutrinas diferentes em alguns aspectos, assim, a Igreja Católica, subtraindo e adicionando textos, foi montando o que considerava ser a doutrina cristã oficial.  
      A reforma diminuiu o cânone, enfatizou salvação por fé e descartou compras de indulgências, nivelou adeptos acabando com hierarquias e celibato. Contudo, um ponto importante é que tanto o cristianismo original, quanto o catolicismo e o protestantismo, são de certa forma seitas judaicas. A base da religiosidade israelita, pecado que separa de Deus e necessidade de sacrifício de sangue para remissão desse, continuou. Só houve substituição de sacrifícios de animais no Templo de Jerusalém por fé no sacrifício do Cristo.
      Sobre a substância de nossos corpos no plano espiritual, o exemplo bíblico mais direto está nas aparições de Jesus após ressuscitado e neste mundo (leia João 20-21). Ele podia surgir e desaparecer, percorrer distâncias na velocidade do pensamento, comer e apresentar os sinais adquiridos no corpo físico. Jesus, contudo, era especial, com “glória” especial, e no plano espiritual a “glória” não será a mesma para todos, variará conforme a qualidade moral, ainda que a substância espiritual de todos seja incorruptível.
       Paulo pode ter se referido a essa diferença na mesma carta, em I Coríntios 3.12-15. “E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
      O conceito “galardão”, pouco falado em púlpitos, pode explicar as distinções, não na substância, mas na graduação moral dos seres no outro plano. Podemos entender que não serão só salvos e condenados, mas haverá nuanças entre santos e ímpios. Mas será que diferença moral também não interferirá na substância espiritual? Seres mais morais mais iluminados e seres menos morais mais entrevados? O certo é que uma grande maioria de cristãos, ocupada com o mundo, entende pouco sobre ressurreição e corpo espiritual. 

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão