segunda-feira, outubro 03, 2022

Profundo e escondido de Deus (64/92)

      “Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; e ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.Daniel 2.20-22
 
      Os cristãos, de maneira geral, sempre tiveram um conhecimento raso de suas doutrinas, se não fosse assim o catolicismo não teria dominado a civilização ocidental por tanto tempo. No protestantismo os tradicionais até conhecem mais sua tradição, mas não a questionam, já muitos pentecostais são parecidos com os católicos. É claro que muitos, ocupados com o trabalho da manhã para pagar o almoço, não têm tempo nem energia para pensar em teologia, e acredite, a esses Deus entende e deles cuida. “A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega” (Isaías 42.3a).
      Deus tem permitido que seres humanos mais esclarecidos sejam levantados nos últimos tempos, que podem entender melhor as coisas e guiar os outros num entendimento sensato sobre a vida. Contudo, mesmo esses, que às vezes são doutores nas ciências, na religião continuam como ignorantes camponeses, desses o universo cobra lucidez, razoabilidade, profundidade espiritual. Mesmo chamados e capacitados não acham tempo, estão mais ocupados em acumular riquezas, em manter o establishment, em serem vistos como bons religiosos pelos pares, aceitando educadamente sua religião.
      O protestantismo saiu do catolicismo, mas o catolicismo parece que não saiu desse, e se querem saber, em alguns aspectos ficou até pior. Quis reformas e as fez, mas para se prender ainda mais, depois gerar cisões, banalizando o evangelho. O catolicismo tem algo de nobre em seu arrogante e gélido desvio, mantém-se impávido e altivo, a mais alta torre da Babilônia, desafiando deuses e se achando o próprio Deus. Enquanto isso o Espírito Santo clama, busca corações que o acolham, ouvidos que o ouçam, olhos que o vejam, para mostrar aos homens a verdade, que tantos acham ser donos. 
      O clamor do Santo Espírito não é por clemência, ele não mendiga por atenção nem se vende por qualquer preço, sua voz é mansa e clara, procurando quem quer se deixar ser iluminado. “Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7.6-8). As pérolas estão reservadas aos que buscam a Deus com todo o coração, esses saberão mistérios. 
      Muitos se acham orgulhosos guardiões de tradições religiosas, mas, e perdoem-me o termo (ele é o bíblico), são só porcos recebendo o que porcos merecem. As pérolas estão guardadas para os que não aceitam os erros da religião como algo normal, que não dizem “não olho para o padre (ou pastor), mas para Deus”. Foi por causa dessa atitude hipócrita que o falso cristianismo trouxe tanta dor à humanidade, e mantém ainda hoje tantos preconceitos. Não sejamos aqueles que serão tragicamente surpreendidos na eternidade, que terão que ser humilhados para seguirem para a luz do Deus Altíssimo.
      Sejamos os que humildemente acharão na verdade sem véu o descanso, porque no mundo conheceram o profundo e o escondido de Deus. Não tenho a pretensão de encontrar em todos os cristãos os mesmos questionamentos que trago em mim, só compartilho aqui meu ponto de vista. Se você, que lê os textos deste espaço virtual, encontra pontos comuns, que bom, senão, entenda bem o que é postado, não discorde sem antes entender, reflita e ore, mas decida em Deus por aquilo que te dá paz. Escrevo em oração e com responsabilidade, não é letra morta, mas no Espírito e com muito respeito a todos. 
      Mas como já disse outras vezes, se alguém começou a ler o “Como o ar que respiro” buscando estudo bíblico de acordo com teologias das tradições cristãs, está no lugar errado, existem muitas páginas na internet com essa proposta. O ponto aqui é questionar, não responder, para que cada um ache resposta em Deus. Não concordo com muita coisa ensinada como verdades dogmáticas em igrejas, isso não faz com que eu me perca dos caminhos do Senhor, antes me leva a buscá-lo ainda mais. Quanto ao que ele quer de mim em santidade, humildade e amor, fica cada vez mais real em minha vida. 
      Vemos o que queremos ver, se temos algo forte na cabeça mesmo olhando para o caos acharemos um padrão, o que temos mais certeza que existe, testes psicotécnicos mostram essa tendência. A Bíblia é a maior fábrica de heresias que há, muitos que acreditam em coisas que ao meu ver e ao teu ver podem parecer absurdas, poderão nos dar argumentos bíblicos minuciosos para legitimarem seus pontos de vista. Por isso, a aprovação do Espírito Santo e bons frutos que permanecem, devem ser o critério mais alto para sabermos se algo em que acreditamos é de fato aprovado por Deus para nossas vidas. 
      Contudo, não se esqueça de uma coisa, cada um sabe de Deus o que está preparado para saber, não necessariamente tudo, nem o mais profundo, mas só o que pode abençoá-lo para viver a vontade do Senhor para sua vida. Sejamos sempre fiéis à fé que nos trouxe até o lugar onde chegamos em vitória e paz, ela até pode ser aperfeiçoada, mas se for verdadeira nunca será negada. Deus é ilimitado, nós não, Deus sabe tudo, nós, se soubéssemos tudo nos perderíamos. Mas o tempo de iluminação é chegado, religiões tradicionais não satisfarão mais, uma busca do profundo e do escondido de Deus urge! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário