sábado, fevereiro 28, 2015

Jesus nos deu autoridade

        "Eu vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e autoridade sobre todo o poder do inimigo; nada vos fará mal algum. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós, mas porque vossos nomes estão escritos no céu." Lucas 10.19-20

        "E estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes, e se beberem alguma coisa mortífera não lhes fará mal algum; imporão as mãos aos enfermos, e estes serão curados." Marcos 16.17-18

        Sim, não podemos dar ordens a Deus e Deus sempre fará a sua vontade, contudo, sua palavra nos ensina que Jesus nos deu autoridade, sobre demônios, sobre enfermidades, sobre todos os tipos de males, então, antes de dizer "Senhor, faça a sua vontade", use a autoridade que o Senhor mesmo dá a seus filhos para expulsar, curar e libertar, depois, e só depois, espere, descanse e aceite a vontade de Deus, seja ela qual for.

sexta-feira, fevereiro 27, 2015

A vida é auto-explicável

        A vivência é auto-explicável, as perguntas que fazemos, são respondidas, sim, alto e claramente, ações que tomamos recebem reações igualmente proporcionais e justas, aliás, não existe injustiças na vida, não mesmo. Mas isso é para quem abre os olhos para ver e os ouvidos para ouvir, primeiro para si mesmo, depois para as pessoas, para os amigos, e principalmente para os inimigos, que são mais honestos que os os amigos, em relação ao que realmente somos. Contudo, ouvir a voz de Deus, do verdadeiro Deus, não de qualquer espírito caído e mentiroso, isso é o que nos faz entender a vida, para que então possamos mudar percursos e poder seguir, melhor e em paz. Deus usa tudo isso, aliás, Deus fala de várias maneiras, a maneira mais segura, porém, é a Bíblia. Você quer achar respostas para a sua vida? Respostas diretas e concretas? Leia a Bíblia, nela Deus fala alto e claramente, através dela a vida pode ser compreendida, pois quem a escreveu foi o criador da vida. 

quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Pastor e ovelha

        A relação pastor-ovelha é algo espiritual, e como tal, é bênção, não comprada ou adquirida com valores humanos e materiais, mas estabelecida por Deus. Não é algo imposto, exigido, obrigado, e sendo assim, desagradável e forçado. Me sinto ovelha de homens, dos quais nunca fui membro oficial, ou fui por pouco tempo, de suas igrejas. Por outro lado, sinto a responsabilidade de pastorear pessoas sem ter título oficial de pastor delas, muitas nem fazem parte de minha igreja ou de uma igreja. É simplesmente uma relação de amor, de cuidado, oramos por pessoas, porque queremos o melhor para elas, e acatamos outras, porque sabemos que suas orientações realmente são o melhor de Deus para nossas vidas. Entender isso é crescer e ver crescer, é abençoar e ser abençoado. 

quarta-feira, fevereiro 25, 2015

O humilde encontra o amor, naturalmente

        Muitas dificuldades que as pessoas têm com sexualidade, assim como com afetividade de maneira geral, com dar e receber amor, estão ligadas diretamente à rebeldia, à insubmissão, ao orgulho, que deixam as pessoas com uma total inabilidade para a cumplicidade. Isso aprisiona tais pessoas à solidão, que muitas vezes, para ser suportável, acaba levando-as a escolhas de soluções mais fáceis para elas, mesmo que sejam as mais absurdas, já que para tais pessoas a realidade fica distorcida, e a felicidade simples, impossível de ser experimentada. O amor vira obsessão, vira vício, vira controle, vira barganha, contudo, para o humilde, sempre há cura, há luz, há felicidade, há honra e há amor, o verdadeiro amor, sem complicações ou invenções.

terça-feira, fevereiro 24, 2015

Legalismo, extremismo e violência

        Legalismo é um termo conhecido no meio cristão protestante (evangélico) e serve para definir aqueles que querem seguir a Deus obedecendo leis, regras, como "não faça isso", "não faça aquilo", "faça somente dessa maneira". Isso impede as pessoas de se aproximarem de Deus e saber diretamente dele aquilo que convém ou não convém fazer. Isso vai contra o evangelho da graça, da misericórdia, do amor. Isso era vivido pelo povo israelita no antigo testamento, é vivido por muitas outras religiões hoje, e infelizmente, é uma heresia que muitos que se dizem cristãos, praticam.
        É o legalismo que leva alguns a mostrar religião na aparência externa, naquilo que os homens veem, a classificar e julgar tudo por estereótipos, mas é ele que leva ao extremismo e à violência, pois ele coloca nas mãos do homem o se justificar e o fazer justiça: em última instância, o legalismo glorifica o homem, mesmo que usando princípios religiosos, morais ou mesmo bíblicos, não a Deus.             A sociedade, como um todo, tem tendência legalista, independentemente da religião ou de uma suposta ausência dela, é ferramenta interessante para quem não quer pensar, ler, entender, crescer e dialogar. É algo cultural, é tem acontecido atualmente de forma exagerada, em vários setores.
        Deus é um ser pessoal e deseja ser nosso amigo, ele não é um conjunto de leis, uma lista de regras, uma energia presente na natureza e no universo.
      Só extremistas combatem extremistas, na verdade eles são pares, mesmo que em extremos distintos, e como pares lutam com as mesmas armas, a violência, seja física ou verbal. O mais patético disso, é que ambos se consideram melhores que seus antagonistas, mais sábios, mais legítimos. Os equilibrados, os realmente justos, descansam, vivem sem querer provar nada a ninguém, falam mais alto suas ações, não suas palavras ou bandeiras.
        Jesus encarnado viveu assim, com equilíbrio, e pode viver assim em Espírito, nas vidas dos que se aproximam dele com humildade, mas antes de tudo, só Jesus viveu acima dos legalismos, e ao mesmo tempo cumprindo toda a lei, como ninguém jamais cumpriu.

segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Jesus X Teologia da Prosperidade

        Uma das grandes armadilhas da teologia da prosperidade para os pastores que a usam, princípio que muitos adotam, mesmo que não tenham a coragem de admitir, é que eles se sentem na obsessão de mostrar o tempo todo que estão no topo do mundo, principalmente na área material. Assim, tais líderes se sentem na obrigação de estarem sempre de carros novos, de roupas novas, coma igreja cheia de confortos, e têm muita dificuldade de admitir que estão sofrendo mesmo das enfermidades mais simples e comuns. Pastores assim dificilmente admitem que erram, perdem perdão, ou se humilham, seja da maneira que for. Que diferença do estilo de vida que Jesus mostrou quando viveu entre nós encarnado, estilo de simplicidade e economia inteligente, em todas as áreas, e acima de tudo, de humildade. 

domingo, fevereiro 22, 2015

Integridade só existe em Jesus

        Se nós só conseguimos nos relacionar com as pessoas, escondendo delas uma parte grande de nossas vidas, então as pessoas não estão se relacionando conosco, mas com nossas mentiras. Sim, todos temos ressalvas, coisas que guardamos só para nós e pros mais íntimos, nem por um receio maior, já que são passado, mas porque não são todos que entenderiam se fossem reveladas. Contudo, se os segredos se referem ao presente, corremos um grave risco, de virarmos personagens solitários de estórias inventadas por nós e lidas somente por nós. 
        A verdade é que só podemos ser seres íntegros, em Jesus. Cristo nos perdoa e nos cura, de forma que passado, presente e futuro são mudados, nossas vidas ganham sentido, nos tornamos transparentes, e podemos nos relacionar com todos integralmente, sem ressalvas, culpas ou segredos terríveis. "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (I João 1:7).

sábado, fevereiro 21, 2015

Verdade: única maneira de um casamento ser feliz

        Se um casamento não for baseado na verdade, não haverá entendimento, não haverá amor, não haverá felicidade, não haverá casamento, apenas uma farsa. Se for assim, é melhor estar sozinho, contudo, se a mentira for conosco mesmo, nem sozinhos estaremos bem. Quem engana o outro é porque em primeiro lugar enganou a si mesmo. 
        Na verdade buscamos o que nos faz bem sem medo, sem meias palavras, e não temos receio de assumir isso diante dos outros. Num verdadeiro casamento, as pessoas sabem o que querem e compartilham isso com seus cônjuges, discutem isso, negociam, e chegam a um entendimento. 

sexta-feira, fevereiro 20, 2015

Poder, ganância e adultério caminham junto

Começa com uma disposição vaidosa de se achar melhor que os outros, seja física, emocional ou espiritualmente, sim, porque se achar mais espiritual que os outros também é vaidade. Nessa disposição acha-se no direito de fazer as coisas sem precisar dar satisfação ais outros. Isso acontece com líderes de forma geral, sejam empresários, políticos ou pastores.
Alguns líderes de igrejas, iniciam seus desvios acreditando que estão numa posição onde podem fazer o que querem, basta-lhes ter fé, assim eles deliberam ordens e julgamentos, usam e manipulam as pessoas, abençoam e amaldiçoam, sem darem satisfação a qualquer que seja.
Infelizmente, depois que se quebra alianças de respeito emocional e espiritual, se quebra também aliança dos bens materiais, quem despreza a pessoa, também tomará de seu dinheiro como e quando quiser. Chega-se a segunda etapa do desvio: um líder acha que pode usar os bens dos outros da maneira que achar melhor, nessa disposição, pastores em queda passam a mão no dinheiro das ovelhas, mesmo que usando como desculpa objetivos espirituais.
Infelizmente, quem se iniciou nesse desvio, facilmente cairá no terceiro erro: adultério. A falta de respeito com a alma e o espírito, que leva a falta de respeito com dinheiro e propriedades, conduz fatalmente a falta de respeito com o corpo. A primeira pessoa que sofre com isso é o cônjuge do líder, alguém que podia até então estar aliançado com ele, mesmo sendo cúmplice da vaidade do poder e da ganância financeira dele, mas que se vê, então, traído, por alguém que não respeita mais ninguém, que já se colocou como Lúcifer, acima do bem e do mal, e que tomará outros e outras para satisfazer seus desejos carnais.
O desviado teimoso e reincidente, Deus entrega aos desejos mais primitivos da carne, para que seja envergonhado, para que de alguma forma acorde, e mesmo que perca tudo pela disposição que começou com o engano de se achar melhor, recupere pelo menos seu espírito e possa ainda ser salvo na outra vida.
Poder, ganância e adultério, caminham junto, uma coisa conduz à outra, um abismo levando a outro ainda pior. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos atraia a ele, para que arrependidos possamos seguir humildes, dependentes dele e realmente adorando seu nome através de nossas existências.

Escrito em 19 de novembro de 2014
José Osório de Souza

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Deus trabalha no tempo e na natureza

Antes de começar esta reflexão quero dizer que acredito num Deus todo-poderoso, que pode tudo e sempre.
Deus usa, na maior parte das vezes, as forças naturais, o tempo, mesmo eventos e fatos explicados cientificamente para agir e reagir às vidas humanas. Vemos isso na Bíblia, e mesmo a muitos chamados milagres sobrenaturais, se houver tempo, a ciência dará uma explicação natural para como ocorreram. Isso não anula e nem desmerece Deus, apenas nos ensina sobre um "mistério": o maior milagre que Deus realiza é a natureza e a existência humana.
Lembremos que nisso residi o plano original de Deus, no qual Ele se alegrou muito depois que terminou de executar. Não que Deus não possa criar do nada, Ele já vez isso uma vez, mas pela prática de uma vida madura, aprendemos que um processo demorado nos ensina muito mais que um ato espetacular de um segundo.
Muitos, seguindo heresias, preguiçosos no trabalho, no pensamento e mesmo na fé, ficam esperando e buscando "magia", e não milagres, assim nunca crescem e nunca se satisfazem. Muitos estão dentro dos templos cristãos, com a Bíblia nas mãos, orando e louvando, mas portando-se como seguidores de bruxaria, simplesmente por não terem a humildade espiritual, falta essa disfarçada de super fé, de aceitar a maneira real como Deus trabalha.
Acorda Igreja! Volte-se para a Bíblia.

quarta-feira, fevereiro 18, 2015

"Não me arrependo de nada": fechando a porta do coração para Deus

        Sabe aquela fase, "não me arrependo de nada, se pudesse viver novamente, faria tudo do mesmo jeito", bem, é um direito da pessoa pensar assim, mas, saiba que para o cristianismo isso é fechar a porta do coração do lado de dentro, é negar qualquer possibilidade de se ter um encontro com Deus. 
        Sim, tudo na vida, quando entendido da maneira certa, contribui para um bem, para um crescimento, para uma ótica mais lúcida de si mesmo e de tudo. Mas isso acontece quando se conclui que certas coisas que fizemos são erradas e que se pudéssemos não as teríamos feito, e é claro, não queremos repeti-las nunca mais. 
        Quem fecha a porta do coração, negando a si mesmo o direito do arrependimento, que só acontece quando culpa é admitida, impede Deus de agir. Sendo assim, qualquer experiência religiosa ou espiritual buscada por esse, será apenas algo intelectual, teórico, humano, e dessa forma, algo limitado ao ego humano, por mais filosófico, científico, sofisticado e profundo que possa parecer. 
          Não tem jeito, para Deus só existe um caminho, o reconhecimento da culpa, o arrependimento sincero e a tomada de posse perdão através e unicamente por Jesus Cristo. 

terça-feira, fevereiro 17, 2015

Fé e santidade caminham juntas

A raiz de toda heresia é a tentativa de separar fé de santidade.
Primeiro é preciso dizer que com fé me refiro à fé que é dom de Deus, não convicções pessoais emocionais e racionais em alguma coisa, mesmo que seja em Deus ou em Cristo, mas a que é dada por Deus e que permite ao homem entender a vida, a espiritualidade e ser salvo.
Depois é preciso dizer que com santidade me refiro à limpeza que acha necessário ter, aquele que se confronta com Deus, não são somente privações ou sacrifícios, mas uma pureza que busca somente aquele que teve um real encontro com Deus e com a sua santidade.
Por último é necessário entender que aquele que está afastado de Deus ou que se afasta dele, se é que isso é possível fazer de modo efetivo, depois que se tem uma experiência real com o Senhor, aquele que decide viver na carne sem se importar mais com a culpa, esse não usa de heresia.
Heresia é artimanha utilizada por quem quer mostrar para si e para os outros que tem alguma ligação com Deus, contudo, por algum motivo, não quis mais obedecer uma orientação importante que lhe foi dada pelo altíssimo.
Heresia é criada por quem quer usar de fé, mas não quer obedecer, portanto, no estado de desobediência que está, mesmo que pregue, que ore, que cante, que execute fé no poder de Deus, não terá forças para se limpar.
O herege, mesmo que a frente de ministérios grandes e importantes, fatalmente cairá na ganância e no adultério, sucumbirá à vaidade, e de forma algum viverá em santidade.
Assim inventa novas doutrinas, interpretações equivocadas dos textos bíblicos, manipula e torce a palavra de Deus, de modo que possa continuar dentro da Igreja, como um aparente cristão, e mais que isso, como um líder influente, influenciando pessoas e delas tendo honra e aprovação, mas sendo, de agora em diante, em quanto não se arrepender, um fracassado em ter vitória contra a carne e suas armadilhas.
Não se pode separar fé de santidade, se queremos continuar crendo em Deus e obtendo através da fé verdadeira as bênçãos do Senhor, é necessário manter-se santo, em toda a maneira de viver, só assim manteremos a intimidade com o Deus em que cremos, só assim nossa fé será legítima e nossa santidade possível.

segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Creia primeiro, depois entenda

        Erros contribuem para o nosso crescimento, para um acerto maior, mas somente quando admitimos que eles são erros, caso contrário continuaremos errando, sem nunca realmente acertar. O maior erro que o homem comete é achar que experiência com o mundo espiritual se faz com a mente, com conhecimento, com argumentações lógicas. Experiência com Deus se faz com o coração e por causa do coração, pelo que ele era, é, e poderá vir a ser. Desprezar a Deus, é desprezar o próprio coração. O deus que se entende não é Deus, mas depois de crer em Deus, passamos a entender tudo, e então sentimos paz, diferente de tudo neste universo. 

domingo, fevereiro 15, 2015

Em nome da sonhada coerência

Não sei como você vai entender o que eu vou falar, se vai dar menos crédito a este blog por causa das palavras que seguirão, eu não sei, contudo, em nome da coerência, uma quimera, já que ninguém consegue vivê-la totalmente, eu preciso dizer algumas coisas. Em primeiro lugar você precisa saber que aceito e creio nas referências absolutas de Deus: sei que Deus pode fazer o impossível, sei que ele pode nos perdoar de todo o pecado e que de maneira equivalente, depois de perdoados, nos podemos perdoar as pessoas e amar a todos.
Contudo, mas, porém, todavia, entretanto, não obstante e todas as demais conjunções adversativas existentes em nossa língua, eu tenho dificuldades de amar muitas pessoas, de aceitá-las como elas são, mesmo de perdoar algumas. Por isso levo alguma amargura em meu coração? Sim, levo. Me considero incoerente por causa disso? Perco o direito de ensinar a palavra de Deus por causa disso? Não me acho cristão por causa disso? Não, não mesmo, ao contrário, sob o meu ponto de vista, me vejo ainda mais crente, visto que experimento o sobrenatural numa natureza fraca, limitada, humana.
Os que se colocam como críticos de tudo e de todos, que buscam álibis para não fazerem parte dessa igreja ou daquele grupo, que se postam arrogantemente como coerentes, desconstruirão a humanidade de um verdadeiro cristão para construir super homens, na presunção de serem mais honestos, se colocam como falsos mestres. Então, aonde está a coerência, a coerência tão sonhada? Está em admitir a incoerência, a impossibilidade de falar e viver a mesma coisa.
Todavia, o verdadeiro cristão fundamenta-se no sangue de Jesus, nele pode se achar coerência, já que nele há perdão, purificação, restabelecimento de referência, não a do homem, mas a de Deus. É o perdão no sangue do cordeiro que nos permite renascer a cada dia, a partir do zero, como bebês espirituais. A partir desse nascimento temos novas oportunidades, outras chances, para colocar em prática o que ouvimos nos púlpitos, das bocas dos pastores, professores e profetas, de nossas próprias bocas. A experiência diária de se analisar no Espírito Santo, de achar erros e pecados, e então de se apossar do perdão de Jesus, nos torna mais sábios, aprendemos a prometer menos, a gritar menos, a falar menos, mas a viver mais.
Não, estou longe do alvo, e fico mais, a cada dia que passa, não a cada dia de vida, mas a cada dia de vida com Deus. Fico cada dia mais incoerente, contudo, na honestidade, na humildade, e acima de tudo, na confiança de que há remissão no sangue de Cristo, renasço, me purifico, refaço as referências, e encontro coerência, na misericórdia, na graça e no amor de Deus. Adorando a Deus no Espírito, e não somente em minha mente e em meu coração, rendendo-me aos pés do Senhor, esforçando-me para entender as coisas espirituais, clamando e gemendo, vejo minha amargura ficar mais doce, aos poucos, pois experimento a presença de Deus caindo no mar de dúvidas e de dores de minha alma, e fazendo-me um ser humano melhor, mais coerente, para a glória do pai.

sábado, fevereiro 14, 2015

É preciso parar de ser criança mimada

        Mimado não é necessariamente alguém rico, acostumado a ter tudo o que deseja na área material de graça, sem pagar preços, mimado é quem foi criado, principalmente por pai e mãe, protegido da verdade e da realidade. Não é fácil se livrar dos mimos, e alguns pais dão isso aos filhos mesmo estando todos em idade avançada, mesmo sendo os pais, bisavôs, e os filhos, avôs. Mas, infelizmente, ou melhor felizmente, para haver crescimento, para haver evolução, para haver cura, e acima de tudo, para haver vida, temos que enfrentar verdades e realidades. Caso contrário, seremos sempre crianças mimadas, mesmo que em corpos de adultos, e como tais gostando de forma doentia e equivocada de coisas de crianças, um transtorno psiquiátrico que se não for resolvido, pode virar caso policial. 
        Não pense que se livrar de uma vida mimada é fácil, é muito difícil, dói demais, principalmente se isso tiver que ser feito em idade fisicamente avançada. São terríveis e cruéis, os engenhos psicológicos que muitos criam para manter seus mimos, suas excentricidades, seus fetiches, suas doenças, e isso é trágico e patético. A assunção de pecados como responsabilidade pessoal, e a confiança de que existe perdão para eles somente em Cristo, é a única libertação efetiva dos mimos, que são impostos a nós, mas que nós também deixamos que se instalem em nossas personalidades. Resumindo: livrar-se de mimos é se livrar da criança que muitas vezes insiste em viver em nós, é crescer e achar sentido na vida, é conquistar o mundo, mas principalmente, é experimentar a sabedoria e o amor de Deus como seres adultos.

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Uma igreja dividida: até quando?

Então, olhei e vi, diante de mim, o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e junto a ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam, escritos na testa, o nome dele e de seu Pai.
Ouvi um som do céu, como o barulho de um temporal e o estrondo de um grande trovão. O som que ouvi era como o de harpistas que tocavam suas harpas.
Cantavam um cântico novo, diante do trono e diante dos quatro seres viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil, os que foram comprados da terra.
Estes são os que não se contaminaram com mulheres, porque são virgens. São os que seguem o Cordeiro aonde quer que vá. Foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.
Mentira alguma saiu de sua boca, pois são irrepreensíveis.
Apocalipse 14.1-5

Olhando o cenário evangélico brasileiro, vejo uma Igreja dividida. Por um lado, uma grande maioria, sintoma da sociedade atual, da cultura vigente em nosso país mesmo fora da Igreja, esses são os corajosos, contudo, para terem experiências emocionais dentro de templos que se tornaram casas de show, lideradas por pastores interessados em poder e glória desse mundo, em dinheiro e em conforto, alimentados por uma crescente classe de artistas, principalmente músicos, entorpecendo a alma com mantras hipnóticos e com letras minimalistas, colocando o povo como vítima para que com o mínimo esforço, e uma fé irresponsável e não bíblica, cobrem de Deus, uma atitude que eles deveriam tomar, esses não querem servir, mas serem servidos.
Por outro lado vejo um povo em minoria, ainda centrado na palavra de Deus, buscando a essência da igreja primitiva, contudo, um povo tímido, fechado, minguando em templos grandes e antigos, em ministérios tradicionais e intelectualizados, um povo de uma classe social que não precisa de milagres para ganhar o pão de cada dia, para comprar uma casa própria, mas sendo escravizado por doenças psicológicas, por depressão, somatizando enfermidades terminais, com medo de um extremo, mas caindo no outro extremo: não adoram a Deus com todo o coração, com todo o entendimento, com todo o sentimento, fazem morrer o Espírito.
A coragem está nas mãos dos loucos e hereges, enquanto a timidez habita o coração dos lúcidos. Deus tem salvo o povo brasileiro? Claro que sim, nas “universais” da vida e naquelas que são “universais” na prática, mesmo dizendo para todos que não são e que abominam a “universal”. Todavia, nesse meio, não acharão alimento para crescer e dar frutos, seus galhos serão sufocados pelos espinheiros que não foram aniquilados, ou suas raízes serão cerceadas pelas pedras que não foram retiradas, plantadas em terra ruim padecerão. Enquanto que os que possuem a boa terra, o ensino que leva o coração a ser purificado e preparado para receber a boa semente do evangelho, guardam seus talentos nos bolsos, mofados e escuros.
É tempo dos profetas de Deus se levantarem, sem medo de pastores falsos e inescrupulosos, é tempo dos homens temerem a Deus, mas lançarem fora qualquer medo de homens, mesmo que esses se fantasiem de servos de Deus. Mas antes da palavra ser dita, é preciso preparo, com oração, com quebrantamento, com estudo da Bíblia, e dela por inteiro, não somente partes convenientes. Desse encontro, a miséria e a condição espiritual de pobres e famintos serão conhecidas, então a santidade será desejada e provada, levando os profetas ao centro da vontade de Deus. Só então a palavra profética poderá ser declarada a fim de preparar a Igreja que será arrebatada. Isso sim, e não pentecostalismo de vaidades e sinais exteriores, prosperidade material, poder político, ou ministérios poderosos, é avivamento, o avivamento bíblico.

quinta-feira, fevereiro 12, 2015

O inimigo dentro de nós

        Por que é mais fácil colocar as pessoas em guerras contra o diabo e contra outras pessoas? Porque isso é mais fácil, é assim que muitas preferem ver as coisas, dessa forma o inimigo está fora delas, e elas não têm responsabilidade sobre o mal, apenas capacidade de destruí-lo. Contudo, identificando o inimigo presente no próprio coração, instalado com consentimento das pessoas, leva-as a confrontarem a si mesmas, entrega a responsabilidade para elas. 
          O cristianismo abrange tudo, inimigos externos e internos, mas uma importante ênfase de Jesus foi a de que o reino de Deus estabelecido por ele, habitaria o coração dos homens, o interior de cada um. O cristianismo revela que a cura, a libertação, a salvação, são experimentadas através de assunção dos próprios pecados, tomando a iniciativa através de uma disposição pessoal e individual. Isso é encarar e vencer de maneira madura, de maneira certa, e muito mais eficaz.

quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Todos somos carentes

       É triste como as pessoas usam coisas equivocadas para esconderem suas carências, para pousarem de fortes, para se protegerem, e é claro, quem age assim consigo mesmo, agirá assim com as outras pessoas, com frieza, com desprezo, assim como terá muitas dificuldades para conviver com autoridades de maneira geral, e principalmente, com Deus. 
           Amor se prova querendo amar e se deixando ser amado, até Deus requer amor, só que no caso dele, e exclusivamente dele, é chamado de adoração. Não, não existe pessoa que não seja carente, somos seres carentes, contudo, admitir isso, é parte do caminho para ter as carências resolvidas da maneira correta, amando e se deixando amar pelas pessoas certas, e principalmente, por Deus.    

terça-feira, fevereiro 10, 2015

Deus realmente já transformou a tua vida?

        Podemos passar anos vivendo dentro de igrejas, lendo Bíblia, comportando-nos socialmente como cristãos, e mesmo assim, sem provar de Deus um milagre de mudança de vida, de cura emocional, de novo nascimento. Somos cristãos porque somos honestos, trabalhadores, bons cidadãos, caridosos, amorosos para com os fracos e necessitados? Muitos não cristãos também são assim, verdadeiros exemplos de prática de vida de homens de bem, virtuosos, moral e eticamente corretos. Faça uma análise de sua vida, de todo o tempo que tem chamado a si mesmo de crente, de evangélico, de protestante, de cristão, você pode até estar sendo um promotor do evangelho, mas até que ponto permitiu que Deus transformasse sua vida, executasse curas em seu coração, você realmente teve um novo nascimento em Cristo? 

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Saiba quando dizer não!

          Se você não disser não na hora certa, correrá o risco de se colocar debaixo de algo que você não tem forças para fazer, ou pior ainda, que Deus não te mandou fazer, e que portanto, não te dará cobertura. Além disso, o sim dito para a pessoa errada, levará essa pessoa a ilusão de que está fazendo algo certo e com as pessoas certas, já que se fortalecerá com a sua aliança. A falta de coragem para dizer não, que muitas vezes acontece porque a situação parece legítima, necessária, bênção, de Deus, te enfraquecerá, levarás as pessoas ao desvio do centro da vontade de Deus para suas vidas, e de forma alguma engrandecerá o nome do Senhor. Será uma obra na carne, mesmo que feita dentro da igreja, com finalidades altruísticas e positivas, o Espírito Santo não se fará presente e num dado momento poderá colocar a todos os envolvidos numa situação embaraçosa, de conflito e sem paz. Portanto, ore antes de dizer qualquer coisa, e se preciso, diga não, mesmo que preços imediatos, principalmente sociais, tenham que ser pagos, na hora certa você colherá os frutos dessa obediência, e entenderá porque um não deve que ser dito.

        "Seja, porém, o vosso falar sim, sim; não, não; pois o que passa disso vem do Maligno." Mateus 5.37

domingo, fevereiro 08, 2015

A paz do Senhor é o meu escudo

        "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." Filipenses 4:7

        É bom demais se quebrantar aos pés de Jesus, assumir os pecados, pedir perdão, recebê-lo e depois poder seguir com uma paz sem fim, que nem podemos explicar ou entender, o maior milagre que Deus pode fazer na vida do homem. Essa paz é escudo, contra todas as ciladas e setas do inimigo, que tantas vezes tentam nos matar com injustiças e mentiras. Mas Deus é por aqueles que de todo o coração o buscam, e pagam todos os preços para obedecê-lo e honra-lo, e a mais ninguém.

        "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus" Mateus 5:10

sábado, fevereiro 07, 2015

Como a Bíblia vê o maniqueísmo

        "O Maniqueísmo é uma filosofia religiosa sincrética e dualística fundada e propagada por Maniqueu, filósofo cristão do século III, que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má, e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal." (Fonte: Wikipedia: Maniqueísmo)

        Essa guerra entre bem e mal, luz e trevas, Deus e o diabo, não existe, Deus não está em guerra contra Lúcifer, o conflito que existe é dentro do homem, é esse, que optando às vezes pelo bem, e outras vezes pelo mal, glorifica a Deus com suas virtudes, ou dá lugar a Satanás, com suas escolhas egoísticas e vaidosas. Para Deus, essa guerra já está terminada e vencida, através de Jesus, para o homem, se esse optar por Jesus, terá vitória para ele, pessoal, individual. Seja como for, a derrota imposta ao inimigo de nossas almas por Cristo na cruz, será revelada e encerrada de vez no final dos tempos, então, o já vencido, diabo, estará condenado de vez.

sexta-feira, fevereiro 06, 2015

No fundo dos olhos, a alma pede auxílio

        Se olharmos os olhos das pessoas com cuidado, e não nos distrairmos com seus corpos, suas vestes, seus bens, conseguiremos enxergar suas almas. Se fizermos isso debaixo do temor de Deus, em Espírito, com misericórdia, discerniremos as reais condições de cada pessoa. Entenderemos que muitas, mesmo que se portem com convicção, se vistam luxuosamente, e ostentem uma indiferença com tudo, elas se encontram acoadas, num canto escuro de um quarto vazio, nuas e com frio. Suas palavras podem dizer, "estou bem e não preciso de nada", mas sua alma grita, "me ajude, por favor, estou desesperada". Contudo, é preciso paciência, respeito e amor, ninguém se sente confortável quando se vê revelado, é preciso chegar devagar para oferecer ajuda, ajuda que muitas vezes pode ser simplesmente se colocar como um bom ouvinte. 

quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Vigilantes para provar sempre a bênção do Senhor

        "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo." Efésios 6:11

          Estar numa disposição de pecado não confessado, ou ainda que não em alguma falta séria, mas simplesmente em condição de não vigilância, nos deixa vulneráveis para os ataques constantes do diabo. Esses ataques podem a princípio nem estar nos colocando diretamente em pecado, mas numa condição mental e emocional instável, de angústia, de ausência de paz. Desta maneira, não apenas estamos próximos de uma queda, de fazer algo errado, como inviáveis para fazer algo certo, já que estamos sem discernimento. Assim, se precisarmos decidir alguma coisa, não só pra não fazer algo ruim, mas para fazer bom, que Deus está nos orientando, não teremos a convicção e a fé necessárias para usufruir a bênção. É importante estar de pé sempre, com os pecados confessados e perdoados, louvando a Deus e orando por todos, para que sigamos em vitória, e não nos tornemos presas de alguma cilada do diabo.

quarta-feira, fevereiro 04, 2015

O preço de uma obsessão

(A reflexão a seguir é feita por um cristão leigo tanto em medicina quanto em psicoterapia, meu objetivo é pensar com você, leitor desse blog, abrir alguns pontos para o diálogo. Como sempre, estou aberto a opiniões diferentes, assim como não pretendo oferecer orientação médica, contudo, se sentir que algo falou com você, recomendo a procura de um bom profissional da área, seja psiquiatra ou psicólogo, assim como de um pastor evangélico idôneo de uma boa igreja.)

Toda obsessão é desejo irrefreável por prazer, é vício, antes de qualquer coisa, em endorfina. O obsessivo, seja por algum desequilíbrio químico de nascença, causa de seu desequilíbrio emocional, ou por disposição em que foi colocado, por vontade própria ou por algum acidente, e também fez com que ele se tornasse um obsessivo sem controle, terá enormes dificuldades em segurar sua obsessão. Isso contudo, deverá ser feito, já que a obsessão torna as pessoas inábeis para convívio social, seja no nível que for. Então, ou procuramos ajuda, na medicina, em Deus, com aqueles que realmente nos amam, ou negamos o problema, para podermos continuar com ele.
Na negação é que uma enfermidade, que pode ter começado com consumo exagerado de alimentos e bebidas, de álcool ou de remédios, de drogas, legais ou ilegais, distorce o caráter, rouba os valores morais, transforma o obsessivo num criminoso. Que crimes podem cometer o obsessivo? Muitos, em sua busca sem limites por prazer. Alguns roubam, outros violentam, uns roubam bens e dinheiro, outros o prazer de outros, sejam homens, mulheres ou crianças. Ladrões, homicidas, prostitutos, pedófilos, um obsessivo em última e desesperada instância pode ganhar vários nomes.
Mas para continuar com a obsessão, o obsessivo dá nomes aos seus vícios: o viciado em sexo chama "swing" de casais e orgias, de estilo de vida moderno, o viciado em drogas, achará desculpas mesmo na natureza para manter o consumo de suas ervas, folhas e raízes, o pedófilo poderá discorrer longos textos falando de história da Grécia antiga, de filosofia, de sociologia, simplesmente para justificar um desejo insano e cruel por meninos ou meninas ainda em desenvolvimento, sem preparo físico ou emocional para relações íntimas. O que o homem não faz para manter seu objeto de prazer, querendo saciar corpo e alma e virando às costas para seu espírito.
Só Deus pode nos satisfazer, só uma relação com o altíssimo traz paz ao corpo, à alma e ao espírito humanos. Só Deus pode curar o obsessivo, e pra isso Deus usa a comunhão de seu Espírito com o do homem, aliado a acompanhamento médico e medicação, também. Só remédio e médico, não adiante, mas Deus em seu processo de cura usa também remédios e médicos. Mas para esse processo começar, o obsessivo precisa sentir, com todo o seu coração e com toda a sua mente, que sua obsessão é algo errado, que o prazer na carne e na alma  que ele busca é mal, machuca a ele e a outras pessoas. Um coração arrependido, pode receber o perdão de Deus, e pra isso esse perdão deve ser buscado, alcançado e possuído, com tano empenho, fé e forças, quantas forem as energias do obsessivo, já que a mesma potência que destrói, pode construir, se a pessoa buscar cura em Deus.

terça-feira, fevereiro 03, 2015

Eu amo a palavra de Deus

        "Então, a mulher disse a Elias: Agora sei que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade." I Reis 17.24

       Por que a palavra de muitos pastores, por mais carisma que eles tenham, por mais emoção que causem nas pessoas, por mais fé e poder que eles aliem a ela, é vazia, não fica no coração, não muda o coração? Porque se tornou heresia, porque não é mais Deus usando o homem, mas é o homem tentando, já que não pode, usar a Deus. Se não tiver de verdade a unção do Espírito Santo, por mais textos bíblicos que sejam falados, não será a palavra de Deus, será heresia, porque não terá a ênfase, o foco do Senhor. 
       Mas para ter unção, o pastor deve amar a palavra de Deus, e mais do que a qualquer outra coisa. O pastor que ama a palavra de Deus se mostra, em público, homem, quebrantado, que precisa da misericórdia de Deus, do perdão de Deus, da fortaleza de Deus, e consegue que em sua fraqueza, Deus e somente Deus seja engrandecido. O que não ama a palavra de Deus não se mostrará fraco nunca, necessitado de perdão jamais, humilde de forma alguma, principalmente num púlpito. Assim usará a Bíblia, de forma conveniente a ele, assim se desviará e deixará de alimentar as ovelhas. 

        "Senhor, nos ajude a amar a tua palavra de forma incondicional, custe o que nos custar, porque dependemos de ti, da tua misericórdia, do teu perdão, que tu cresças e nós diminuamos, que tu sejas engrandecido, e nós desapareçamos na tua glória, pois importa que Cristo viva, e nós morramos".

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Ser feio ficou bonito

        Politicamente correto, todo mundo está certo, todos têm direito à privacidade e à liberdade, não existe bem e mal, tudo é relativo: até que ponto muitos não usam isso tudo como desculpa simplesmente para não ter nenhum posicionamento sobre as coisas? Parece até que é errado ter referências, ter opinião, ter certezas, essa pós-pós-modernidade faz o convicto parecer careta, e o vazio e perdido, ser legal. Aí as pessoas perdem a vida por bobagem, jovens morrem jovens, porque não existem limites, o amor se torna frio e sem graça, e as pessoas colocam a culpa em Deus. Culpados são seus corações cheios de culpa, que não têm humildade suficiente para assumir seus erros, mudarem de vida, e serem realmente felizes. Há de se ter coragem para se posicionar:

        "Conheço tuas obras, sei que não és frio nem quente. Antes fosses frio ou quente! Assim, porque tu és morno, e não és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca." Apocalipse 3.15-16

domingo, fevereiro 01, 2015

A queda de um membro, é a queda de todo o corpo

        "Se um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; e, se um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. Vós sois o corpo de Cristo e, individualmente, membros desse corpo." I Coríntios 12.26-17

        Até que ponto sofremos quando um membro da igreja sofre? Quando alguém cai em pecado, é humilhado, disciplinado, sofremos com ele? Ou olhamos com arrogância, nos achando melhores, pensando dentro de nós que tal pecador é merecedor da dor que passa, julgando, e não amando, muito menos entendendo que tal membro, mesmo na queda, é parte de nós?

        "Assim, aquele que pensa estar em pé, cuidado para que não caia." I Coríntios 10.12