segunda-feira, dezembro 17, 2018

17. Para quem quer conhecer mistérios (Parte 17 de 17)


17. Para quem quer conhecer mistérios

      “Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado. E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.” 

Lucas 12.1-5


      O texto de Lucas 12 se refere ao comportamento maligno e invejoso dos fariseus, que no meio da multidão que se une muitas vezes sem consciência do que está havendo, nem do que deseja, mas que está lá só porque muitos outros estão, podiam ter má influência, como fermento na massa do pão. Assim Jesus exortou os seus discípulos, “cuidado, não entrem no papo desses hipócritas, não sejam “maria vai com as outras””. Quando abraçamos uma causa só por modismo, corremos o risco de sermos manipulados por gente mal intencionada, mas também de não entendermos algo importante e com profundidade. Na crucificação de Jesus poucos ficaram ao seu lado, nos perguntamos, onde estava toda a multidão que se acumulava para ver aquele que fazia milagres e colocava em xeque-mate os importantes religiosos da religião judaica? Por algum motivo muitos daquela multidão foram convencidos pelos fariseus, e nem entenderam que as palavras de Jesus se cumpriam, dentre elas a que disse no texto acima que o ódio dos fariseus um dia seria revelado e levaria Cristo à morte física.
      Mas e quanto aos mistérios do mundo espiritual, eles também serão revelados? A Bíblia não é um manual técnico do mundo espiritual ou um livro de regras a serem seguidas para obedecermos a Deus. A Bíblia também não é uma publicação de teologia sistemática com os assuntos separados por temas numa ordem didática. A Bíblia não foi escrita diretamente por Deus, mas por homens que tiveram experiências com Deus e muitos na plenitude do Espírito Santo. O cânone de sessenta e seis livros que temos hoje também não é uma coleção de textos assinados embaixo por Deus, eles foram reunidos à medida que a tradição judaica-cristã caminhou e se estabeleceu. Alguns livros são sagrados para os judeus, outros para a Igreja Católica, outros para os protestantes-evangélicos, e mesmo assim há discordâncias entre as religiões judaica-cristãs. Isso é ruim? Não, é o que pôde ser feito no tempo, registros escritos por homens em seus períodos históricos, entendendo e expressando suas vivências com Deus de acordo com a cultura, moral e espiritualidade de seu momento. 
      Isso é o que pôde ser feito e o que bastou, pelo menos para Deus, e se para ele foi o suficiente devemos acatar, contudo, debaixo da clareza do Espírito Santo, o Espírito Santo é Deus! Assim é preciso cuidado para saber a vontade do Senhor através da Bíblia, é preciso ler ouvindo o Espírito Santo, e praticar em oração, não acreditando em tudo que se fala nos púlpitos. Fique tranquilo, isso não é pecado, Deus te dá esse direito, se exercido com temor a ele e respeito com as autoridades que ele coloca sobre você nas igrejas. Dessa forma, o entendimento sobre o mundo espiritual, anjos, seres espirituais, demônios, diabos, também não é claro, e a verdade é que nem precisa ser. A certeza que temos é que Jesus Cristo nos salva, nos cura e nos liberta de qualquer influência do mal, isso basta, isso nunca mudará. Ainda assim, certas coisas sabem os que desejam saber e pagam o preço por isso, mesmo que na verdade seja melhor saber pouco e ser fiel a isso, que querer conhecer tudo e se perder em teorias impraticáveis. 

Esta é a 17a. parte do estudo “Desvendando o verdadeiro mundo espiritual” 
dividido em 17 partes e publicado aqui entre os dias 1/12/2018 e 17/12/2018

Final

     Com essa parte, encerro o estudo “Desvendando o mundo espiritual”, espero que você tenha entendido este texto, se não entendeu, por favor, procure ler novamente e orar, se não concordou, esteja à vontade para deixar seus comentários, de um diálogo educado e inteligente estou sempre disponível a participar. Leia também outras fontes, como foi dito no início, só não deixe de dar a relevância merecida a assuntos como os tratados aqui, sérios e importantes, para mim, pra você, para nossas famílias, para a igreja e para a salvação da humanidade. O nome de Jesus tem poder sobre todo o mal, espiritual e físico, hoje e sempre, a ele toda a glória, na terra e nos céus, físico e espiritual, amém!

      “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” 

Apocalipse 20.10

      “E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações.

 Apocalipse 21.23-26



A redação e a compilação deste texto é original, 
não foi copiado ou transcrito de nenhum outro material.
Fique à vontade para compartilhá-lo, 
mas por favor, cite a fonte.
José Osório de Souza - 30/11/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário