quinta-feira, abril 05, 2012

Bíblia

        O que é a Bíblia: religiosidade, álibi, amuleto ou decoração?

Religiosidade: quando se lê a Bíblia como um costume que por si só, sem haver entendimento ou ligação emocional com ela, constitui uma maneira de se obter o favor de Deus, como uma troca, um sacrifício para se aplacar o remorso que se tem quando não se prova o perdão verdadeiro de Deus.
Álibi: ocorre quando se usa a Bíblia, assim como a igreja e a religião, como formas de fugir do inferno, quando isso acontece aliena-se da realidade, se vive um cristianismo egocêntrico, a Bíblia é apenas uma desculpa para ser diferente e ter uma identidade.
Amuleto: nesse caso não há nem necessidade de se ler ou entender a Bíblia, acredita-se que o simples fato de portá-la dá ao portador privilégios e capacidades, pra uns ela pode ser usada mesmo como uma arma física, por exemplo, batendo com o livro na cabeça de possessos, isso não é piada não.
Decoração: também é uma espécie de amuleto, mas nesse caso ela nem é levada, fica aberta em algum lugar, da casa ou do estabelecimento comercial, frequentemente num salmo (o 91 é bastante usado pra isso), exposta para mostrar aos outros que se tem uma religião.

A Bíblia é a palavra de Deus e como tal é o alimento do cristão, esse precisa digeri-la diariamente para manter-se espiritualmente vivo.
Além de alimento ela tem o papel de limpeza espiritual, ela mostra-nos aquilo que precisa ser limpo e consertado em nós.
A Bíblia é proteção, sim, mas não como amuleto físico, como uma magia. A utilização do livro em si (papel, cola, linha e coro) ou mesmo de seu conteúdo de forma decorada como um encantamento, não tem a aprovação de Deus e como tal não ativará a graça de Deus. A proteção ocorre quando os ensinamentos bíblicos digeridos pelo homem, como já dissemos, são convertidos no interior do ser humano, existindo fé, santidade e obediência, em autoridade espiritual, aí sim será uma arma para se vencer o mundo e o maligno.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário