sábado, abril 21, 2012

Você está na igreja certa?

Para isso você precisa saber algumas coisas sobre as igrejas cristãs atuais:
A primeira coisa que você precisa saber é que não existe igreja perfeita (foi usada a palavra igreja com letra minúscula, referindo-se à igreja local, à comunidade, ao grupo de irmãos que fazem parte e que constituem a grande Igreja universal (o termo universal foi usado aqui não se referindo a I.U.R.D., nem ao termo “católica”, que também significa universal, refere-se à reunião dos cristãos de todo o mundo)). A segunda coisa que você precisa saber é que não existe igreja perfeita, sim, bato nessa tecla porque muitos de nós estamos nos esquecendo disso.
Você também precisa saber que existem grupos de pessoas que até oram e estudam a Bíblia, mas que não constituem uma igreja. Como saber se é uma igreja? Igreja de verdade oferece alimento espiritual para o povo de Deus, oferece referência de santidade, segue doutrinas legitimamente bíblicas e cristãs. Pode ser mais fácil explicar quando um grupo não é uma igreja do que quando é, quando não é, o pecado e a heresia sobressaem-se, sem que ninguém os confronte. Mesmo que alguém se levante contra, será lançado pra fora. Falsas igrejas começam com pecado, seguem com rebeldia, continuam com frieza, e enfim ganham sua legitimidade com heresias e mundanismos. “Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! entrará no reino do céu, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está no céu.”, Mateus 7:21. Mas mesmo as igrejas verdadeiras têm parte de seus membros como joio, isso será assim até o final, não podemos julgar uma igreja como falsa só porque tem joio (caso você não saiba, joio é uma erva daninha que pode ser venenosa, muito parecida com o trigo e que cresce junto dele).
No meio chamado cristão (ou evangélico) existem várias vertentes, ortodoxas, tradicionais, pentecostais, neopentecostais, etc, mas entenda que mesmo com algumas diferenças, elas possuem em comum o centro do evangelho e da doutrina bíblica. O que elas têm de diferente não tira o foco daquilo que é considerado pela maioria como centro da vontade de Deus para o homem. Seitas são aquelas que se desviaram de tal maneira da doutrina principal, seja subtraindo coisas ou adicionando coisas, que não podem mais ser consideradas igrejas cristãs, veja o texto a seguir: “Dou testemunho a todo que ouvir as palavras da profecia deste livro; se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas escritas neste livro; e se alguém tirar alguma coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, descritas neste livro.”, Apocalipse 22:18-19. Em minha opinião, a igreja cristã ideal é aquela que segue, com mais fidelidade, os ensinamentos originais da igreja primitiva, aquela fundada por Jesus e pelos apóstolos no primeiro século d.C..
Veja que estou analisando o assunto sob um aspecto “técnico”, digamos assim, Deus, em sua maravilhosa graça, e o homem, em sua sinceridade e às vezes falta de oportunidade para pertencer a uma igreja melhor, podem propiciar a comunhão entre Deus e o homem em qualquer igreja, mesmo em uma que a maioria considere seita. Idade também não dá à igreja crédito para ser melhor ou pior, existem igrejas antigas e poderosas afastadas a muito tempo da sã doutrina, outras, porém, bem novas, estão no centro da vontade de Deus, e vice-e-versa. Disse que às vezes por falta de oportunidade as pessoas frequentam uma igreja fora do ideal de Deus, mas se sabemos, se temos consciência, dos erros e desvios doutrinários, às vezes históricos, é nosso dever procurar uma igreja melhor. Deus não considerará inocente o que sabe e não toma uma posição a favor da verdade.
Tem gente que usa essas imperfeições existentes nas várias facetas do cristianismo como desculpa para permanecer em uma igreja incorreta. Com medo dos homens, da família, da tradição, acomodam-se à heresia. Leia com atenção o texto a seguir: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante de meu Pai, que está no céu. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai, que está no céu. Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque vim causar hostilidade entre o homem e seu pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra; assim, os inimigos do homem serão os de sua própria família. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim.”, Mateus 10:32-37. Portanto não se acomode, procure até achar, Deus tem um lugar pra você, mas faça isso com sensatez.
“Se não existe igreja perfeita, qual é a melhor igreja pra mim?”. A melhor igreja pra você é aquela que Deus quer que você esteja. Nesse momento chegamos a um ponto onde só entende quem for amadurecido em Deus, sim porque a igreja que Deus quer pra você pode não ser necessariamente, e a princípio, a igreja que você mais gosta ou concorda. Veja que eu disse a princípio já que com oração, amadurecimento e obediência aprendemos que o que Deus quer pra nós é sempre o melhor, no tempo certo nós nos sentiremos bem nesse lugar.
Outra coisa que você precisa saber sobre as igrejas é que a sua participação nelas é prioridade de Deus. Em primeiro lugar porque mesmo com suas imperfeições, comunidades formalizadas de ovelhas e ministros (sacerdotes, pastores, etc), reconhecidas e funcionais, são a voz oficial do Espírito Santo no mundo. Em segundo lugar porque Deus quer usar o seu testemunho não somente no mundo, em meio aos que não são filhos de Deus, mas também dentro das igrejas, entre os filhos do Senhor (falamos sobre isso na postagem “Exponha-se ao confronto”). O texto a seguir fala da missão que o filho de Deus tem de dar seu testemunho para todos, não se escondendo, seja lá onde for, na Igreja ou da Igreja: “Ninguém acende uma candeia e a cobre com uma vasilha, nem a põe debaixo da cama; mas a coloca no velador, para que os que entram vejam a luz.”, Lucas 8:16.
Pensamos tanto nos que estão no mundo que nos esquecemos dos que estão dentro das igrejas. Por isso é importante, sim, que façamos parte de uma igreja oficial. Lá Deus nos usará para abençoar irmãos diferentes da gente, seremos bem mais úteis do que num grupo pequeno com pessoas que pensam iguais a nós. Muitas dessas divisões que ocorrem nas igrejas evangélicas atuais têm a ilusão de poder reunir debaixo de um mesmo teto somente pessoas que pensam da mesma maneira. Em médio prazo será mostrado que isso é impossível. Os cristãos maduros entendem que fazer parte de um grupo heterogêneo traz crescimento, estimula o amor verdadeiro e confronta pecado e egoísmo. Mas isso, repito, é para os cristãos que cresceram e não são mais crianças espirituais buscando receber alimento na boca, mas homens e mulheres de Deus, que sabem que podem dar e não somente receber. Mesmo assim não estou negando que Deus possa formar essa ou aquela igreja com um propósito específico, conheço igrejas assim, pequenas e homogêneas que Deus tem usado com um propósito especial.
Entenda que muita gente, talvez a maioria, faz parte de uma igreja cristã, é abençoada nela, luta por ela e nunca colocou em dúvida a legitimidade das igrejas cristãs atuais, mesmo que muitas sejam instituições já deterioradas. Esse texto foi escrito especialmente para mim e pra você, idealistas, críticos, e veja que nada de errado existe em ser idealista e crítico, contudo gente como nós pode usar isso como desculpa para ficar fora das igrejas, para não dar testemunho para a maioria que está dentro. Por que faltam tantos professores de E.B.D. (escola bíblica dominical)? Por que faltam tantos profetas que exortem o povo de Deus? Por que as igrejas atuais têm pastores que pastoreiem, não ovelhas, mas a si mesmos, priorizando riquezas materiais? A resposta somos nós, que estamos do lado de fora criticando, sonhando com um idealismo que nunca acontecerá.
Tenho chegado a essa conclusão, em minha vida, tenho 36 anos de conversão (52 de idade), já fui professor de E.B.D., líder de célula, fui ministro de música e cheguei até a fazer seminário teológico. Contudo perdi muito tempo com rancores e procurando defeitos nos outros, ao invés de fazer a minha parte com maturidade, pensando no outro e não em mim. Mas Deus tem mudado meu coração, amém, sinto que ainda posso agradá-lo muito, nos muitos anos que ainda tenho de vida, compartilhando o caminho que tenho vivido com Jesus, isso dentro de uma igreja cristã. “não abandonemos a prática de nos reunir, como é costume de alguns, mas, pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, quanto mais vedes que o Dia se aproxima.”, Hebreus 10:25.
Na igreja certa você se sentirá em paz, crescerá, dará frutos, será abençoado e também abençoará, nela você não estará só, mas terá companheiros, não só para a vida social, mas para as lutas espirituais, que sempre acontecem, nessa igreja você se aproximará mais e mais de Deus e será vencedor.

2 comentários: