quinta-feira, abril 19, 2012

Eu: meu maior inimigo

      Muitos de nós, por termos tido uma educação com muitas reprovações e poucos incentivos, com muitas cobranças e poucos elogios, com muitos nãos e poucos sins, e mesmo que tenhamos tido uma formação equilibrada, tenhamos uma predisposição para guardarmos as coisas ruins, esquecendo-nos das boas, temos um autocrítica acima da necessária.
Quando isso ocorre, a maior causa de vivermos sem paz é nós mesmos. Podemos até projetar essa crítica nos outros, exigindo muito deles assim como nos sentindo cobrados por eles em demasia. Contudo, o problema neste caso está em nós. Por mais que nos amem, por mais que nos digam isso, nós não acreditamos, sempre nos cobramos mais, até do que o próprio Deus. As pessoas e as situações se tornam apenas cenários e figuração, os protagonistas somos nós e nossos egos, nos bastamos para sermos infelizes, de tão duros que somos conosco.
De imediato, para resolver isso, depois de se apossar do perdão de Deus, e antes até de pedirmos perdão aos outros, devemos nos perdoar. Verbalizar isso, em voz alta se possível, tem um efeito curativo. Não adianta ficar implorando aos outros, algo que nós devemos nos dar. Muitas vezes basta que nos perdoemos, os outros nem precisam ficar sabendo.
Contudo, se essa situação for emocionalmente crônica, se estiver ocorrendo com muita frequência, será preciso um tempo maior com Deus, em oração, na leitura da palavra, e mesmo com um profissional, pastor ou psicoterapeuta, de preferência cristão, para que sejamos curados disso. Mas o mais importante é nos perdoar, dizer assim: “eu ME perdoo”. Ditas com convicção, essas palavras têm poder, você perceberá isso logo em seguida.
Muitas vezes parecemos protegidos por frágeis muros de vidro, todas as “pedras” que os outros nos atiram nos acertam, isso acontece por não termos concedido perdão a nós mesmos. Se Deus já nos perdoou e nós já fizemos o mesmo, seremos colocados num refúgio, forte o suficiente para que tenhamos forças para conviver com os outros e mesmo buscar o perdão deles, caso isso seja necessário. Mas sigamos a ordem, primeiro Deus, depois nós mesmos e por último as pessoas (se for necessário), esse é o caminho para a execução de perdão.
Senhor, se atentares para o pecado, quem resistirá, Senhor? Mas o perdão está contigo, para que sejas temido.”, Salmos 130:3-4. O perdão é poderoso, é a única coisa que anula a única coisa que pode separar-nos do poder e do amor de Deus; em nome de Jesus, nós temos livre acesso a ele.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário