sábado, junho 07, 2014

Defesa da ótica do novo testamento

A palavra profética que se ouvida trará o avivamento é aquela com ênfase numa interpretação prioritariamente neotestamentária. A Bíblia tem relevância igual quanto aos exemplos de homens e mulheres que caminharam com Deus em diferentes situações e tempos, mas o novo testamento, ou pelo menos a maneira como ele interpreta o restante das sagradas escrituras, tem prioridade, se não fosse assim não teria havido necessidade de um novo testamento, o velho bastaria.
Contudo, muitos pregadores ainda enfatizam e limitam a vida dos filhos de Deus a uma ótica do velho testamento. Quando isso acontece? Quando usamos de maniqueísmo separando as pessoas entre amigos e inimigos, quando o povo de Deus é colocado sempre como vítima e os outros como agressores, quando sentimentos de perseguição é apoiado. Isso tudo tira das pessoas a responsabilidade do seu pecado, e coloca somente as outras pessoas como pecadoras.
Isso nega o sacrifício de Cristo, já que se todos são colocados como vítimas ninguém precisa da justificação de um justo, e o único justo que existiu foi Jesus. Isso é heresia, desvio doutrinário, e interessante para o diabo e para aqueles que querem manipular as igrejas a fim de obter vantagens pessoais. Vítimas são mais fáceis de serem conduzidas, agressores não, esses tomam posicionamento.
Mas todos somos agressores, uns dos outros e principalmente de Jesus, já que ele sofreu tudo o que sofreu por nossa causa. Todavia, quando nos colocamos assim humildemente, somos perdoados, limpos, purificados de nossos pecados, então passamos da condição de agressores para justificados. Somente a pregação da palavra do novo testamento trará essa lucidez à Igreja, e não me refiro a meia dúzia de milagres físicos que são exaustivamente gritados pelos púlpitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário