sábado, agosto 15, 2015

Desviados e parados na fé: cuidado ao julgá-los

        Devemos ter cuidado ao julgar pessoas que já se postaram como cristãs, como crentes, como evangélicas, e não estão frequentando uma igreja no momento. Alguns chamam essa disposição de estar desviado, outros de estar parado no fé, seja como for, determinar que alguém está separado de Deus ou mesmo em pecado, só porque não está oficialmente membrado em alguma congregação, é um equívoco.
        É claro que estar numa igreja bíblica, ou o mais próxima disso, de forma produtiva, é o ideal do plano de Deus, isso é o ensinado nas escrituras, isso é o mais conveniente, essa é a forma mais adequada que Deus trabalha, amadurecendo e usando um filho seu, essa é a regra. Contudo, Deus vai muito além disso, de instituições, do que os homens podem ver e mensurar, de ligações religiosas e formais.
        Na verdade, o Senhor trabalha na vida de todos os homens a partir do nascimento, seja em que condições essas pessoas nascem, crescem e conquistam seus espaços neste mundo, seja em que religião, ou nãom, professam, e mesmo depois que uma posição é tomada em relação ao evangelho, que uma membresia é estabelecida, que se é batisado, mesmo assim, Deus pode usar maneiras não convencionais, de acordo com a opinião de alguns, para aperfeiçoar os chamados.
        Talvez, alguns desses que julgam os "desigrejados" de alguma maneira, que no fundo, mesmo que não admitam, se acham mais espirituais que esses, precisem passar por situações na vida onde nos escontramos longe oficialmente do convívio de uma congregação, só assim esses aprenderão a humildade de não julgar ninguém, nem duvidar das muitas e misteriosas maneiras como o Senhor trabalha.
        Não, esta reflexão não é para apoiar ou motivar ninguém a sair e continuar afastado de uma igreja, aos que estão nessa condição o Espírito Santo diz, busque em Deus um lugar para frequentar, Deus tem o lugar certo para que cada filho seu possa se sentir feliz e útil em sua obra. Mas àqueles que julgam, cuidado, a vida é longa e o mundo é mal, mesmo sendo Deus bom, misericordioso e poderoso, para proteger todos os que chama.
        Sim, a obra que Deus começou, ele a fará até o fim, e os que realmente tiveram uma experiência de conversão com Deus, eu digo com toda a convicção, nunca, nunca se perderão, mesmo que tenham que viver momentos de solidão. Mesmo porque, existem mais desviados e parados na fé dentro de igrejas, do que fora, como temos ouvido muito ultimamente, o diabo tem tido interesse muito mais em manter crentes equivocados dentro de ministérios, do que em tirar de vez esses crentes das igrejas.
        Sejamos humildes, Deus é real, é o selo do Espírito Santo que cria uma igreja, não um templo, uma instituição e costumes e eventos religiosos. O Espírito Santo é poderoso o suficiente para guiar seus filhos, e digo mais, nos últimos tempos, os verdadeiros cristãos só acharão orientação e alimento, no Espírito Santo, visto que falsos profetas e líderes gananciosos aumentarão e desejarão mandar em muitos ministérios, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário