terça-feira, agosto 18, 2015

...mais sobre pais e filhos

       Não fui criado em lar evangélico, apesar de minha mãe ter sido, durante minha infância e adolescência, católica, meu pai era maçom e espírita cardecista, obviamente isso trouxe problemas espirituais e emocionais seríssimos pra mim e minha família, que começaram a ser resolvidos quando eu e minha irmã nos convertemos, e alguns anos depois, com a conversão de nossos pais. Contudo, minha esducação teve duas grandes qualidades: primeiro fui ensinado, mesmo que respeitando todos os credos e opiniãoes diferentes, a pensar e a analizar, não aceitando nada como dogmático ou verdade absoluta.
        Essa crítca sadia me faz, até hoje, idealista, o lado ruim disso é que tenho dificuldades de aceitar certas realidades, e sempre estou procurando uma igreja melhor, ou tentando mudar a que faço parte. Bem, esse espírito revolucionário é característica da minha geração, que tem hoje seus cinquenta e poucos anos.
        A outra qualidade que minha educação teve foi dar prioridade a valores espirituais, culturais e emocionais, mais que aos materiais, o que não se pode ver sempre foi mais importante que o visível pra mim. Assim, não julgo ninguém por aparência física ou por posse de bens materiais, mas por seu caráter, e mais que isso, por sua sinceridade, por sua vontade de acertar. Em termos culturais não preciso dizer muito, fiz oito anos de piano erudito, gosto de literatura, de bons filmes, de arte e filosofia, de maneira geral.
        Sei que isso não me faz melhor que ninguém, contudo, me livrou de frequentar ambientes e de conviver com pessoas onde o pecado tem mais permissividade, nunca gostei, por exemplo, de carnaval ou de danceterias, lugares fechados, com música alta e de má qualidade, e é a esse ponto que estou tentando chegar com esta reflexão, a importância de cultura secular, na educação dos filhos, junto com ensinamentos bíblicos.
        Já refleti em uma das últimas reflexões sobre educação de filhos, falei sobre referências de certo e errado e coerência, mas isso não tem a ver só com educação religiosa, sim, evangelho é o principal, não só define nossa eternidade, como nos ensina a viver neste mundo, com justiça, misericórdia, em amor e em paz. O evangelho nos conduz e vitória sempre e em todos os momentos, mas podemos viver os princípios do evangelho neste mundo, estudando, trabalhando, nos relacionando, em família, nas empresas e universidades, em áreas não mais importantes que a espiritual, mas também relevantes para uma vida de vitória e felicidade.
        Vejo, contudo, algo muito triste, pais ensinando Bíblia a seus filhos, levando-os a cultos intermináveis, todavia, quando chega a idade da consciência, uma idade que os pais cristãos precisam entender que é um tempo onde os filhos precisam ter liberdade de escolha, precisam querer o evangelho e a igreja, e não podem ser obrigados, não mais, duas coisas acontecem. Os pais não têm paciência e maturidade para conversar e respeitar os jovens, continuam tratando-os como crianças, e os jovens por sua vez, como pegos de surpresa, que só receberam ensinamento religioso e nada mais, que foram ensinados a odiar o mundo, vejo esses jovens fazendo escolhas terríveis, caindo num extremo de tudo aquilo que viveram até então.
       O extremismo de certos pais cristãos revela uma incoerência total, em filhos que ainda não se decidiram pelo evangelho, e é preciso uma decisão pessoal para ser cristão, conversão não é passada pelo DNA físico. Ao invés de provarem o mundo, numa possibilidade disso ser necessário, pelo menos com qualidade, com dignidade, provam da pior maneira possível. Então, meninas que até então só se vestiam com saias compridas e longos cabelos (e não estou dizendo que só isso, representa ou não santidade, é apenas um exemplo), são vistas em fotos do Facebook com trajes mínimos, não em lugares de nível mais alto, aproveitando de maneira sadia suas juventudes, mas em clubes noturnos onde o único objetivo é contato físico com desconhecidos e sem qualidade.
        Meninos, que até então frequentavam escola bíblica dominical, falando e se portando como os tantos da cultura-bandida, ouvindo música ruim, enchendo-se de tatuagens, usando força bruta para se auto-afirmarem, celebrando traficantes e se prostituindo. Por favor, entendam o ponto que eu quero chegar, não estou aqui defendendo o desvio, o mundanismo, mas acredito que seja importante para que o jovem amadureça um conhecimento da cultura secular. Contudo, se isso tiver que ser feito, que seja feito com o melhor, não com o pior, com equilíbrio, com algum temor.
        Os melhores cristãos, que farão diferença na sociedade, que verão além dos legalismos e religiosidades e de denominações, são os que conhecem tanto a Bíblia quando a cultura, a arte, a ciência, a filosofia, já que não se vence nesse mundo só com conceitos puramente espirituais. Estudar, trabalhar, relacionar-se, se casar e criar filhos, de maneira plena e vitoriosa, exige que o ser humano use todas as faculdades que Deus lhe deu, não somente o espírito, mas a inteligência e principalmente, suas emoções, de maneira sábia e virtuosa. Bem, não explicarei mais, quem precisa entender, já entendeu, que Deus abençoe a todos nós.
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário