quarta-feira, fevereiro 24, 2016

É o pastor para a ovelha, não o contrário

      "Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória." I Pedro 5:1-4

      Não são as ovelhas para os pastores, mas os pastores para as ovelhas, de vez em quando gosto de enfatizar falas que acredito que sejam o centro do "Como o ar que respiro", essa é uma que já compartilhei aqui, mas me suportem mais um pouco, refletindo novamente a respeito.
      Primeiro Deus ama a ovelha, vê sua necessidade, então, para ajudá-la, forma um pastor. Essa formação começa no ventre da mãe do pastor, passa por um infância, por uma juventude, por um amadurecimento, por uma conversão espiritual e pela agregação de conhecimentos e experiências emocionais, intelectuais e espirituais a esse homem. Esse homem é diferenciado, especial, específico, e produzirá em sua vida e fala, inspirada pelo Espírito Santo, mas baseada no que ele é, um alimento também diferenciado, especial e específico. Esse alimento diferenciado, especial é específico alimentará homens diferenciados, especiais e específicos.

      "Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarei, nem tampouco meu filho sobre vós dominará; o Senhor sobre vós dominará." Juízes 8:23

     Quando alguém acha uma igreja, achará não um templo de tijolos, cadeiras confortáveis, ar condicionado, sistema de som moderno e eficiente, nem uma denominação, já que mesmo na mesma denominação existem pastores bem distintos, mas antes de tudo, esse alguém achará um homem preparado por Deus para dar a esse alguém o alimento certo para o seu crescimento. É por isso que Deus permite tantas igrejas e denominações, porque o homem é diferente, assim igrejas diferentes são eficientes na alimentação de homens diferentes.
      Mas é preciso verdade, tanto no pastor, que deve ser sincero consigo e com Deus para compartilhar experiência pessoas e reais que têm com Deus, quanto da ovelha, que precisa se conhecer em Deus para se colocar debaixo do pastor certo. Se um dos lados estiver equivocado de alguma maneira, Deus não poderá alimentar da melhor forma alguém, na verdade não haverá igreja, mesmo que existam alianças sociais e religiosas entre a homem-ovelha e homem-pastor.

      "Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião. E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência." Jeremias 3:14-15      

      Então o pastor não pode reinar sobre as ovelhas como general, com objetivos egoísticos, sejam eles quais forem, mesmo que disfarçados de espiritualidade, as ovelhas não existem para o obedecerem cegamente, a fim de que produzam frutos para o ministério do pastor. O princípio bíblico nos ensina o contrário, o amor de Deus pai pede outra coisa, o Espírito Santo nos revela direcionamento diferente, o pastor existe para que as ovelhas deem frutos para Deus, frutos doces, naturais, adequados às características emocionais, intelectuais e espirituais das ovelhas.
      A responsabilidade deve existir nos dois, pastor e ovelha, já que ambos precisam estar em sintonia com Deus para ensinarem e aprenderem do Espírito Santo, contudo, a ovelha tem a responsabilidade de orar, não só por si, mas também pelo seu pastor. Pastor que está em pecado, é culpa dele, sim, mas se ele permanece em pecado por muito tempo ou se a ovelha escolhe como pastor um pastor em pecado, a responsabilidade é da ovelha. Quando a liderança cai, é porque todo o resto caiu, já que se um justo interceder, Deus o ouvirá e procurará acertar a coisas de cima pra baixo.

      "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vô-los entreguei.I Coríntios 11:1-2

      Não, isso não é justificativa para fazer como muitos fazem, usando de forma errada o princípio "olha para Jesus e não para os homens", se o pecado persistir a ovelha tem sim o direito de deixar a igreja local que faz parte, sair debaixo da liderança em pecado, e procurar um lugar melhor para estar, isso é melhor que ficar descontente e sendo tomado como rebelde e fofoqueiro que fala mal dos líderes, mesmo que esteja certo no que fala. Contudo, muitas, por imaturidade, insegurança ou carência, têm medo de se posicionar ou então se afastam de vez das igrejas, quando sentem incoerências nos pastores, isso é algo que Deus cobrará dos falsos líderes.
      Se a ovelha está numa igreja, ela deve estar com total segurança que pode obedecer seu pastor sem receios, se problemas surgirem, eles precisam ser resolvidos, nunca fique num lugar pela metade, converse com Deus, converse com o pastor e tome uma posição na luz. É preciso entender em primeiro lugar que todos somos humanos e cometemos erros, tanto pastor quanto ovelha, e em segundo lugar que perdão é a única maneira de se colocar em paz com Deus nas alianças, se ele não for dado e recebido, a igreja se transforma em qualquer coisa, menos em corpo de Cristo. Portanto, escolher uma igreja é privilégio da ovelha, mas depois disso, submeta-se ao pastor e à visão que ele tem de ministério, se você escolher certo, no mover de Deus, você terá condições de ser alimentado e de ser produtivo.

      "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." Hebreus 13:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário