domingo, fevereiro 07, 2016

Impedindo cristãos de crescer: obra satânica dentro das igrejas

      "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" Efésios 4:13-15

      A nova geração de cristãos tem sido sistematicamente impedida de crescer espiritualmente, maus líderes, parte significativa da chamada igreja evangélica atual, têm mantido os novos convertidos "novos" por mais tempo que o necessário, hábitos e orientações que deveriam ser dados somente para recém nascidos e crianças espirituais têm sido ensinados e ensinados nos púlpitos. Para maus líderes, hereges e gananciosos, isso é conveniente, por quê? Porque crianças são mais fáceis de serem comandadas, não é necessário um aprimoramento dos líderes na palavra ensinada, conceitos e doutrinas básicas e primárias, podem ser usados o tempo todo, facilitando a vida de líderes preguiçosos e manipuladores.
      Outro motivo é que enxuga o sistema administrativo das igrejas locais: não é preciso um segundo escalão, basta um general e um monte de soldados rasos. O segundo escalão, composto de oficiais e vice-líderes, precisa entender um pouco mais de cristianismo que o terceiro escalão, dos soldados razão, ele constitui um grupo de pessoas que pensam, que têm crítica, e que não aceitam e obedecem leis primárias, como fazem as crianças. Esses precisam ser convencidos com vida de oração, com intimidade com Deus, algo que o líder precisa ter para alimentar e convencer o segundo escalão, como os líderes maus não querem crescer, eles também impedem os outros de crescerem. O terceiro escalão não discute orientações, é ingênuo e mais crédulo, vive o primeiro amor com paixão, assim trabalha por nada, oferta tudo por nada, e é sempre dependente de forma paternalista do líder máximo.
      Mas as consequências ruins desse impedimento de maturidade espiritual não sofrem somente as igrejas locais, o corpo espiritual de Cristo, mas toda a sociedade, a família, o estado, o mundo, sofrem. Por que políticos maus são eleitos? Porque maus eleitores votam neles, é treva elegendo treva, e a luz que deveria fazer alguma diferença também fica limitada, não tendo uma boa influência na sociedade e sendo manipulada por todos. Por quê? Porque o povo de Deus, que está na luz, não é ensinado a pensar, a questionar, mas somente a obedecer. Para uma criança, obedecer basta, já que ela ainda não tem referências para tirar conclusões. A uma criança se diz, "dá a mão pro papai quando for atravessar a rua e não atravesse sozinha", já a um adulto se ensina que ele pode atravessar a rua sozinho, desde que olhe para os dois lados e veja se não vem carro, ele sabe questionar e não apenas obedecer cegamente.
      Estou ciente que algumas pessoas, infelizmente, por causa de seu comprometimento mais profundo e por muito tempo com o pecado, terão sempre que ser tratadas como crianças espirituais, isso acontece por exemplo com ex-viciados em drogas fortes. Esses já foram de tal maneira prejudicados no corpo e na alma, que mesmo tendo espíritos novos e transformados, terão sempre que ter um cuidado dobrado para não voltarem às velhas práticas. A esses é conveniente ensinar que eles não podem se aproximar de velhas amizades, que facilmente os conduziriam de volta ao vício. Contudo, um convertido mais forte deve ser diferente, ele deve viver com o mundo, para poder iluminar as trevas e fazer diferença, Jesus andava com prostitutas e ladrões, ele podia, tinha maturidade para estar no meio desses, mas não ser um deles.
      Quanto mais maduro espiritualmente for um cristão, mais útil e eficiente ele será nas mãos do Espírito Santo de Deus, mais frutos dará, mais longe irá, e isso não significa somente vida de oração e de leitura da palavra, como também conhecimento intelectual e profissional através de bons e sérios estudos seculares. Se isso não parar, logo grande parte das chamadas igrejas evangélicas estarão proibindo os cristãos até de ler a Bíblia, tantos criticam os católicos por terem durante muito tempo rezado missas em latim e não motivado os fieis a ter e ler um exemplar de Bíblia, mas isso já está sendo feito em parte do meio protestante. Não concorda? Veja o número de Bíblias comentadas pentecostais que estão surgindo, muitas sem qualidade, sem profundidade, sem respaldo teológico sério, Bíblias repletas, em seus comentários, de heresias, teologia da prosperidade e outras bobagens. Comentários são explicações de outros, e podem ser convenientes a outros, quem os lê e os aceita, sem crítica, não precisa pensar e muitos, inocentemente, dão a essas explicações o mesmo valor da palavra original do cânon bíblico.
      O diabo tem usado estratégias mais sutis e inteligentes atualmente, se a humanidade evoluiu, pelo menos na teoria do mundo chamado ocidental, o inimigo também mudou suas táticas. Já foi dito que ele agora não quer impedir que as pessoas cheguem às igrejas, não, ele deixa. Contudo, quando chegam a muitas delas, os convertidos são aprisionados por maus líderes, que querendo poder nesse mundo e riquezas, precisam manter templos cheios, dizendo  o que as pessoas querem ouvir, dando leite espiritual mesmo depois dos dentes nascidos e das almas prontas e famintas por alimento sólido. Mas vejo uma luz no final do túnel, muitos já estão se cansando das heresias, da pregação de milagres físicos, de colocar os outros como inimigos e eles mesmos como vítimas, muitos estão entendendo que a vida não funciona assim e isso não leva a nada.
      Quanto a mim, espero ainda um último avivamento, antes do arrebatamento, que dará aos cristãos a última oportunidade para encherem suas lâmpadas de azeite, não da gasolina das heresias, que queima violentamente e fora de controle, mas do puro óleo espiritual que queima com cuidado, com elegância, deixando no ar o cheio suave e perfumado da verdadeira adoração, que sobe para ao céu e agrada a Deus.

2 comentários:

  1. Que, em Cristo, busquemos essa maturidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente isso não depende de mim ou de você, e é um caminho para onde muitos estão se desviando, o diabo não denigre mais a igreja só do lado de fora, mas está dentro de muitas, tempos ruins, tempos do fim?

      Obrigado pela participação, Davi.

      Excluir