sexta-feira, abril 08, 2016

SBB: Países Lusófonos e Sociedades Bíblicas Lusófonas

Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O que eles têm em comum com o Brasil? A língua.
“Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel” (Salmo 119. 103)

Países lusófonos são aqueles que têm o português como língua oficial. Trata-se de uma grande comunidade constituída por mais de 200 milhões de pessoas espalhadas nos mais diversos continentes, que faz com que a língua portuguesa esteja entre as dez mais faladas do mundo. Os países que integram essa comunidade são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.

Desde 1998, a Sociedade Bíblica do Brasil tem um programa permanente de cooperação com as Sociedades Bíblicas Lusófonas, com o objetivo de desenvolver projetos editoriais em torno das Escrituras. São membros do Grupo Lusófono as Sociedades Bíblicas de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal (juntamente com representantes do trabalho bíblico em Guiné-Bissau e Cabo Verde).

Mesmo que o cenário social, político, cultural e econômico dos países de língua portuguesa seja distinto, as Sociedades Bíblicas Lusófonas vêm fortalecendo os laços que as unem e rompendo as barreiras das distâncias para encontrar as soluções mais eficazes e adequadas de cumprir a missão de levar a Bíblia Sagrada para todas as pessoas numa linguagem que elas possam entender.

O grande desafio é não só organizar e incrementar o sistema de distribuição de Escrituras nesses países, mas também desenvolver folhetos, porções e outros materiais bíblicos diferenciados, que ao mesmo tempo usem o idioma comum e levem em conta as diferenças existentes em cada uma dessas localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário