terça-feira, setembro 13, 2016

Altruísmo

altruísmo

substantivo masculino

fil segundo o pensamento de Comte 1798-1857, tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo.

amor desinteressado ao próximo; 

filantropia, abnegação.
                   _________________________

      Altruísmo, isso não existe, e os mais equivocados são os religiosos ou engajados em qualquer "ismo" que creem que isso é possível e que são mais nobres por serem virtuosos assim.
      O ser humano é sempre movido por motivos egoístas, seja para o mal, seja para o bem. Mesmo na resignação mais convicta, tolerância mais profunda e humildade mais prática, existe desejo de recompensa, seja aqui ou do outro lado.
      Então, o que fazer, não fazer o bem gratuíto? Não, aí seria deixar a vida sem qualquer ilusão de virtude, e só se vive de ilusão.
      Faça o bem sempre que puder, e não pense muito no assunto, se pensar demais será possuído pela pior das vaidades, aquela que o faz acreditar que é altruísta e melhor que os outros por isso.
      Ah, sim, leia Mateus 6.1-8:

      "Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
      Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
      Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
      E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 
      Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
      E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.  Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário