segunda-feira, agosto 24, 2020

O diabo é um humanista (III) (parte 5/7)

      “E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” Daniel 12.1-4

      O final do texto inicial diz que no fim dos tempos muitos correrão de uma parte para a outra, isso evoca a ideia do planeta Terra sendo conhecido e dominado pelo homem. É importante que entendamos que há mais ou menos quinhentos anos as Américas, o chamado novo mundo, ainda não eram conhecidas pelo novo mundo, a Europa, e mesmo o extremo oriente era pouco conhecido. Hoje se vai de um lado ao outro do mundo em horas, e pela internet, instantaneamente. Mas o texto também diz que o conhecimento se multiplicaria, isso nos faz pensar no avanço científico dos últimos séculos. Talvez seja, enfim, o momento de entendermos melhor textos proféticos como de Daniel e de João o evangelista.
      O que o texto de Daniel tem a ver com o tema, “o diabo é um humanista”? Ele revela que o homem não seria melhor por causa de sua evolução científica ou por ter domínio sobre o planeta, o que o diabo propõe como solução, como saída, ainda que pareça ser melhor, para o homem e para a Terra, que o que o cristianismo tradicional conseguiu propor, é um engano, é na verdade a última cartada das trevas. O fim virá, de um jeito ou de outro, o juízo acontecerá, de um jeito ou de outro, os homens serão divididos em dois grupos com dois destinos eternos opostos, de um jeito ou de outro, mas “os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente”. 
      Só Jesus salva, leva direto ao Deus Altíssimo, e isso é a verdade que o diabo mais tenta negar. Não, o diabo não quer negar a moral, a justiça, o amor, a paz, nem desmoralizar as religiões, nem mesmo a cristã. Se as denominações cristãs, como a Igreja Católica, permanecerem de pé após todos os ataques, que atualmente nem é mais do mal contra o bem, mas do certo sem Deus contra o errado que existe mesmo no meio daqueles que se dizem do lado de Deus, elas serão abraçadas pela nova ordem mundial como são as religiões orientais e outras. É exatamente isso que ocorrerá após o arrebatamento, uma união mundial, sem os íntimos de Deus na Terra para reagirem, será o melhor que o diabo poderá ter como seu reino aqui.
      Na verdade, Deus, mais uma vez, só usa o diabo para purificar seu povo, e de agora em diante até o final com um filtro mais exigente, como jamais houve. Não, as armas do diabo agora não são mais a magia negra, a devassidão da carne, o mal explícito, mas como já dissemos, o direito de cada um ser o que achar melhor. O diabo não levará os cristãos para o Coliseu cheio de leões, mas para os tribunais, por serem homofóbicos ou intolerantes com as outras religiões, assim é preciso uma sabedoria muito mais refinada, um olhar muito mais apurado, uma vida cristã de fato como aquela que foi a de Jesus encarnado, para que se possa ter acuidade espiritual suficiente para não ser enganado pelas trevas.
     Mas por incrível que pareça, muitos cristãos acham que ir a tribunais por homofobia ou intolerância pode ser testemunhar a fé, pensam ser a honra que os verdadeiros crentes devem receber por obedecerem a Deus, quando nesse caso, é justamente o contrário. O diabo aperfeiçoou sua estratégia, mas muitos cristãos não entenderam de fato o que é o evangelho, assim, talvez o principal inimigo do cristão genuíno, no final, não seja o mundo, mas o falso cristão. Talvez resistir às estratégias das trevas não seja ir aos tribunais, mas não precisar ir, ainda que se seja visto por muitos crentes como traidores, como aqueles que não condenam as pessoas ao inferno só por serem sexualmente diferentes do padrão entendido pela tradição judaica-cristã.
      O diabo é um humanista? Um falso humanista, na verdade o humanista real é Deus, ele não tentou ganhar a adoração do homem vendendo informação errada, a troco da alma humana, mas Deus sacrificou seu próprio filho para salvar o homem, e não pediu nada por isso. O que pode dar mais valor ao ser humano que esse gesto de amor sacrificial absolutamente desinteressado, pois ainda o que o homem não aceite esse sacrifício, o sacrifício já foi feito, não tem volta? Jesus não se deu só pelos crentes, mas por todos. Deus ama o homem, mais que qualquer outro ser ama, confiemos em seu amor e amemos, no final restará o amor e só ele poderá nos livrar da última e mais astuta estratégia do diabo, o falso humanista. 

Esta é a 5ª parte de uma reflexão 
dividida em sete partes,
leia nas próximas postagens as outras partes.
José Osório de Souza, 30/06/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário