“"Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão. Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor, não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência, comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações. Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá; mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal".” Provérbios 1.28-33 (NVI)
Algo precisa ficar claro nos textos de Salomão, são poéticos, linguagem secularizada, ainda que falando de princípios espirituais. No primeiro capítulo de Provérbios ele dá o tom do livro, coloca a virtude sabedoria como uma pessoa, que fala, espera ser ouvida, se cala, se desconsiderada, quase que num melindre. Parece uma jovem sensível, carente de atenção, mas a linguagem poética é um boa metáfora para uma virtude espiritual que é elegante e discreta, nunca escandalosa e exagerada. Ser sábio é fazer ou dizer algo na medida certa, nem mais, nem menos, acatar a sabedoria é recebê-la com respeito, dando-lhe o valor que tem, é por ela que as melhores escolhas são feitas e temos vitória em tantas áreas de nossas vidas.
No início do capítulo um de Provérbios Salomão destaca a importância de jovens aprenderem a serem sábios, de fato sabedoria é algo que se adquire aos poucos, o ideal é chegarmos à idade mais avançada sábios. Infelizmente e tragicamente isso não acontece com alguns, envelhecem cheios de malícia, não de sabedoria, desconfiados e estufados de informações que os fazem sentirem-se entendidos, mas isso não é ser sábio. Sabedoria verdadeira não acha todas as respostas, mas faz ainda mais questionamentos, não sabe tudo, mas entende que sabe menos a cada dia, não confia em si, mas em Deus, não se posta como mestre, com direito e local de fala sobre tudo, mas a todos ouve e com todos aprende, enfim, ouve mais que fala.
“Procurarão por mim, mas não me encontrarão, recusaram o temor do Senhor, comerão do fruto da sua conduta”. Isso é muito triste, ainda que sob a luz do novo testamento Deus nunca negue ajuda a quem o busca, muitos podem procurar e não achar porque procuram errado. Uma das piores dores da vida é a da solidão, e não só da solidão de familiares próximos e amigos, mas de Deus. Muitos passaram a vida construindo um ídolo com ideologias cristãs, com doutrinas bíblicas, com falso moralismo, ídolo muito parecido com Deus, mas não é Deus. Pela misericórdia de Deus e na força de suas paixões, até conseguem satisfação no engano, mas um dia o ídolo se cala porque suas mentes se esvaziam, então, estão sozinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário