01/12/25

Sabedoria dos pais (1/5)

      “Se o sábio der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.Provérbios 1.5-9 (NVI)

      A partir de hoje, cinco estudos sobre o primeiro capítulo do livro de Provérbios de Salomão. 

      A Bíblia cita algumas vezes que há sabedoria em obedecer ensinos dos pais, mas só no Espírito Santo temos equilíbrio para acatar adequadamente essa orientação, nem todos os exemplos de vida de pais são dignos de serem seguidos. Uma coisa que temos que aceitar quando nos tornamos adultos, pai e mãe são seres humanos como nós, susceptíveis de falhas, ainda que tenham por nós amor sincero, esse não é perfeito. Outra coisa que temos que entender, somos parecidos com pais biológicos por causa de características físicas e psicológicas que herdamos deles, mas somos ainda mais parecidos com aqueles que de fato nos criam com proximidade e afeto. Essa semelhança compreende tendências positivas e negativas. 
      Ter coisas em comum é uma dica que o universo nos dá como bônus para enfrentarmos a vida, assim sabemos que o modo como nossos pais administraram seus limites também podemos usar para administrar os nossos limites. Por outro lado, aquilo que de fato fez nossos pais felizes, tem mais chance de também nos fazer felizes, se houve verdade em nossos pais para conquistar a felicidade maior, e se há em nós também verdade para isso. Mas o que nos incentiva a imitar pais de maneira sadia são os sucessos deles, se sabemos que eles foram bem sucedidos, também queremos ser, e se formos sábios, usando as ferramentas que usaram, compatíveis com suas especificações, que são semelhantes às nossas. 
      Infelizmente nem tudo é família de propaganda de margarina, atitudes erradas de nossos pais podem nos machucar de tal maneira que podemos desejar ser tudo, menos parecidos com eles. Por outro lado há muitos obcecados por imitar os pais, isso de forma doentia, porque na insegurança e baixa auto-estima não têm coragem de admitir que pais não são perfeitos, nem são fortes o suficiente para serem diferentes dos pais. Muitos passam a vida escravos da obsessão de agradar pais, esses são os que na verdade acabam desagradando mais aquilo que de fato os pais são. Se tivermos humildade saberemos quem nossos pais foram de melhor, e buscando ser parecidos acharemos mais facilidade para sermos fortes e felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário