segunda-feira, maio 28, 2018

O pecado de Acã

      "1 E transgrediram os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.
2 Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai.
3 E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.
4 Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
5 E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.
6 Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.
7 E disse Josué: Ah! Senhor Deus! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão!
8 Ah, Senhor! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos!
9 Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome?
10 Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
11 Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram.
12 Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.
13 Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós.
14 Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o Senhor tomar se chegará, segundo as famílias; e a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem.
15 E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do Senhor, e fez uma loucura em Israel.
16 Então Josué se levantou de madrugada, e fez chegar a Israel, segundo as suas tribos; e a tribo de Judá foi tomada;
17 E, fazendo chegar a tribo de Judá, tomou a família dos zeraítas; e fazendo chegar a família dos zeraítas homem por homem, foi tomado Zabdi;
18 E, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, foi tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá.
19 Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.
20 E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim.
21 Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.
22 Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, e a prata por baixo.
23 Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o Senhor.
24 Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.
25 E disse Josué: Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los.
26 E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim o Senhor se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje."
Josué 7

      Leia o texto acima, por favor, sei que é meio longo, mas é uma história bíblica conhecida dos evangélicos, uma leitura basta para entender o assunto, um assunto muito importante. Depois de ler, pergunte-se: de alguma maneira tenho permitido um pecado como o de Acã na minha vida, seja na minha pessoa, na minha profissão, na minha família ou na minha igreja? Qual foi o pecado de Acã? Simples, foi tomar para si algo que Deus não lhe deu o direito de tomar. Um pecado criminoso? Sim, legalmente foi um roubo, de bens materiais. Mas foi mais que isso, foi um pecado espiritual, o que ele tomou trouxe pecado, sujou-o, e nesse estado Deus não podia estar com ele, abençoa-lo.
      Contudo, o pecado de Acã prejudicou mais que sua pessoa, prejudicou toda a nação de Israel, de maneira que Josué viu o povo que liderava caindo em derrota diante do inimigo, sendo humilhado, mesmo sendo um inimigo a princípio fraco que poderia ser vencido por um exército menor. Quando um pecado é escondido, por mais que nos esforcemos, por maior que seja o exército, Deus não estará conosco, só nos restará a humilhação da derrota. Olhando o valor daquilo que Acã tinha tomado e escondido, nem parece muito, e pode-se até achar justificativa para o que ele fez. Ele tinha pego despojo de batalha, algumas vezes Deus até permitiu que aquilo fosse feito. 
      Pecado, todavia, não tem tamanho, se Deus deu uma ordem, e porque ele sabia o que estava fazendo e tinha que ser obedecido. Acã, sua família e seus bens pagaram caro, foram apedrejados e queimados. Tenhamos muito cuidado, Deus, em seu amor, nos dá muitas coisas, mas quando ele diz, isso não é teu, não toque nisso, é importante que obedeçamos. Caso contrário, não só nós, mas nossa família, nossa empresa, nossa igreja poderá pagar um preço alto. Pastores, tenham coragem, por mais importante que seja "Acã" no meio da igreja, se ele estiver em pecado, deve ser repreendido.
      Por que Deus não deixa que nos apossemos de certos despojos? Porque isso poderia fazer com que nos desviassemos dele, poderíamos nos sentir independentes demais, baseados numa segurança material, Deus não faz isso para nos privar, mas para nos proteger. Assim, não sejamos gananciosos, se Deus já nos deu vitória sobre os inimigos, não precisamos, além disso, saquea-los. Se tivermos novamente uma necessidade, Deus tornará a nos ajudar e nos dar vitória, de maneira que a glória seja sempre dele, não de riquezas e fortalezas obtidas de maneiras ilícitas.
      Nação brasileira, que pecado muitos políticos têm cometido, senão o de Acã? Na corrupção tomaram para si o que não era deles, era do povo. Por anos, muitos sabiam disso, mas não tiveram coragem de leva-los à justiça, a consequência é que todo o Brasil sofre, derrotado diante de tantos inimigos, financeiros, morais, espirituais. Talvez, o maior pecado em nosso país, não seja o dos muitos Acãs presentes, mas o dos Josués ausentes, que não confrontam os Acãs. Tenhamos coragem, procuremos, com esmero, achemos e punamos Acã, seja ele quem for e onde estiver, na sabedoria e na justiça de Deus, e pelos meios corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário