sexta-feira, maio 11, 2018

Você se preocupa com os detalhes?

      "Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco." II Coríntios 13.11

      Atualmente, vivemos num mundo onde muita gente se ocupa em ter direitos e prazeres nos mínimos detalhes, e querem tudo isso rapidamente e barato. Contudo, esse preciosismo se mostra somente egoísmo quando aquilo que se refere aos direitos dos outros não é algo que preocupa muita gente da mesma maneira, direitos, sim, mas não deveres. Assim, mesmo frequentadores de igrejas evangélicas, não devolvem troco, se ele é dado a mais por engano, nem reclamam se falta alguma coisa a ser cobrada, na conta do restaurante. São detalhes? Sim, mas quem é justo de verdade o é nos detalhes.
      Mas desonestidade vai além, quando tantos usam serviços de TV a cabo, por exemplo, hackeado (pirata), e não o oficial, porque fica mais barato ou gratuito, muito crente faz isso sem nenhum peso de consciência. A justificativa é, "sou pobre, Deus sabe, não posso pagar por isso". Bem, se alguém não pode pagar, que não tenha, era assim antigamente, quando as pessoas assumiam seus limites e confiavam em Deus. Depois vemos os mesmos evangélicos que roubam nos detalhes, pedindo milagres mirabolantes para Deus nos cultos das igrejas pentecostais. O pior é que muitos pastores sabem disso, mas não ensinam o povo, antes o mima incentivando que Deus faz o impossível para os que creem, mesmo que não vivam como filhos justos de um Deus justo.
      Pratique a justiça, seja honesto, faça o bem nos mínimos detalhes, procure viver assim. Quando não conseguir, peça perdão, se assuma como errado, mas não se acostume com um padrão de qualidade menor que o exemplo de Jesus homem. Se agir assim, Deus cuidará de você nos detalhes. Mas cuidado, entenda certo, isso não é fazer negócio com Deus, trocas, mesmo porque as maiores bênçãos que Deus nos dá são gratuítas, não podem ser compradas ou trocadas por preço algum, nem por uma vida perfeita na moral, ética e no trabalho. Se Deus é fiel com todos, com os fiés ele é especialmente gracioso, dá muito mais que o necessário, que o pacote básico de sobrevivência, seja física ou espiritual.
      Ao fiel Deus cuida com mais detalhes, não porque se fez mais merecedor que os outros, mas porque Deus sabe que nesse ele pode confiar, pode conceder que o fiel saberá administrar sem se perder. O fiel nos detalhes sabe que o é não pelas próprias forças, mas pela misericórdia de Deus que o sustenta com saúde, que o atrai para a oração e  ao arrependimento, que enche seu coração de um amor verdadeiro por Deus que o leva a adorar o Senhor  nos detalhes. Que espécie de cristão você é, de algumas coisas, ou dos detalhes? Como se diz, o diabo mora nos detalhes, nos detalhes errados, das vidas daqueles que fazem algumas coisas para ficarem bem com os homens. Já Deus é o Deus que cumpre suas promessas nos mínimos detalhes, e nos conhece de forma minuciosa.

      "Não vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos." Lucas 12.6-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário