terça-feira, maio 01, 2018

Quando uma nova fase começa?

      "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." Jeremias 29.11-13

      Achamos que uma nova fase começa quando encontramos algo novo, que nos faz ver a vida diferente e nos dá novas forças para seguir. Na verdade uma nova fase começa antes disso, quando a velha fase se encerra, e a velha se encerra não quando já estamos vivendo efetivamente uma nova fase, mas quando começamos a procurar por ela. A procura é o começo, não o encontro, essa descoberta é suficiente para nos encher de esperança e nos deixar felizes, caso contrário, querendo achar felicidade só no que é fato, no que se tornou real, e não no que cremos que se realizará, poderemos nos prender ao passado, à fase antiga e nunca nos libertarmos dela. Quem procura acha, eis uma das grandes verdades da vida, e acha exatamente o que procura, nem mais, nem menos. 
      Façamos a nós mesmos a seguinte pergunta, o que procuramos de fato, qual a nova fase que tanto desejamos viver? Na vida encarnada vivemos várias vidas, várias fases, e é bom que seja assim, nosso corpo físico e nossa alma, presa muito mais aos pensamentos e sentimentos materiais que às eternidades do espírito, precisa de renovação constante. Assim mortes e nascimentos, reencarnações sem nunca morrer na carne, acontecem até o final, na morte física única, que todos podemos experimentar, ou no arrebatamento dos salvos e preparados para serem arrebatados. Vivendo com Deus e obedecendo-o experimentamos novas fases, que vão renovando nossa existência e nos permitindo amadurecer e conquistar o que Deus tem preparado para nós. 
      Podemos nesse processo cometer dois erros, nos acomodarmos ou nunca nos satisfazermos, ambos os extremos são ruins, um revela covardia, o outro egoísmo, mas ambos são consequências de coração arrogante, a solução está, como sempre, na humildade. Humildade para ousar em Deus, não nos incomodando com o que os outros pensam, com uma aparência de derrota, de perda, sim, porque para ganhar o melhor é preciso perder algumas zonas de conforto. Mas outros precisam também de humildade para achar satisfação na simplicidade, no mais importante, e muitas vezes, no que é bom para os outros, e não somente para só para eles. Algumas novas fases acontecem para que a família, a esposa, o esposo, os filhos, sejam abençoados, não se deve viver pensando só em si mesmo para sempre, é preciso crescer. É preciso também evoluir naquilo que nos dá satisfação, se uma roupa nova ou um carro satisfazem o coração de um jovem, homens maduros precisam buscar satisfação em coisas mais perenes, mesmo nas materiais, como ter uma casa própria ou um bom convênio de saúde. 
      Contudo, a procura, para que busquemos a certeza do que é a nova fase, pode nos angustiar, é nesse momento quando nossos valores são provados, é nesse momento que aquilo que somos de fato é vem à tona, seja de bom, seja de mau. Mas talvez as buscas de novas fases sirvam justamente para isso, para reafirmarmos nosso carácter, o nosso melhor, talvez todas as fases sejam iguais, só mudem as escolhas que temos que fazer para sermos melhores, com mais autoconhecimento e conhecimento do Senhor. Talvez sejamos confrontados com mudanças para descobrirmos quais são as coisas que em nós nunca mudam, e talvez as pessoas nunca mudem, só fiquem mais convictas do que realmente são. As fases passam, o caráter não.
      Que em nós se fortaleça o carácter de Cristo, plantado nos nossos corações no novo nascimento, através do selo do Espírito Santo. Que descubramos que a nova fase de fato, para os realmente espirituais, só começará na eternidade com Deus. Neste mundo, encarnados, é sempre uma busca para que tenhamos certeza que os valores daqui nunca poderão satisfazer os filhos reais do Senhor. Essa consciência nos deixa mais leves, mesmo ocupados com as prioridades dessa vida, mesmo que trabalhemos e nos esforcemos para sermos prósperos e darmos à nossa família, cônjuge e filhos, o melhor. Não olhe para trás, mas não fique ansioso com o que virá, viva cada dia com o pé no chão e o coração em Deus, ele sempre tem algo diferente, especial, bom, para os seus queridos filhos. 
      Deus sempre tem um jeito maravilhoso de pai para nos animar, nos alegrar, nos motivar, nos renovar, Deus é muito bom sempre! Mas não nos esqueçamos nunca de uma coisa, nosso trabalho, nosso principal trabalho, é buscar a Deus. Sim, temos nossas obrigações no mundo, e Deus nos chama para honrá-las. Depois disso, contudo, devemos orar, em todo o tempo. É através de uma vida de oração que Deus opera em nós o seu plano, que nos conduz a sair de uma fase e buscar outra, até achá-la. Se uma fase acabou em tua vida, louve a Deus, e comece a procurar pela nova, O Senhor tem coisas novas e maravilhosas pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário