terça-feira, maio 29, 2018

Temor a Deus

      Salomão, em seu livro, Provérbios, definiu, como nenhum outro, o que é temor a Deus. No capítulo 9, verso 10, está a definição fundamental, “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência”. Tantos querem ser sábios, outros se acham sábios, mas muitos chamam de sábios muita gente, a maioria são poetas, que sabem interpretar a vida com o toque encantado da poesia, da arte, que com frases pequenas dizem coisas ao mesmo tempo simples e profundas, que depois que ouvimos, pensamos, “mas não é que é isso mesmo? Por que eu não pensei nisso antes?”. Mas Salomão nos ensina que só há sabedoria, só há conhecimento de fato, quando existe Deus, quando existe temor a Deus. Caso contrário, pode até ser bonito, ser verdade, ser científico, mas não será a real sabedoria divina.
      Em outro texto, no capítulo 15, verso 16, o livro de Provérbio nos diz, “Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação”, desta vez Salomão nos ensina outra característica importante do temor a Deus, ele é melhor que tudo, satisfaz faltas e carências, havendo ele no coração, o homem terá paz, verá sentido na vida. Não estou dizendo que devemos ser pobres, mas Provérbios nos ensina que quando há temor a Deus, estamos completos, confortáveis, tranquilos, sem inquietação. O que vive pelo dinheiro, por ele morrerá e nunca será satisfeito, quando a morte o afligir, o dinheiro não poderá livra-lo, e pior ainda, na vida sem o real temor do Senhor, haverá armadilhas das quais não se consegue fugir, os ídolos que ocuparam o lugar de Deus, sempre se mostram enganosos e vazios no final.
      "Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado.", Provérbios 16.6. O que teme a Deus, não sai fazendo o que lhe dá na cabeça, nem em nome da fé, ele sabe que existe um Deus que tudo sabe, e que tem nas mãos o poder sobre tudo, se Deus não quiser, nada acontece. O que teme a Deus não desrespeita ninguém, sabe que não é melhor que ninguém e que no dia mal poderá precisar daquele que desprezou, assim trata a todos com generosidade e misericórdia, dando ao outro o que gostaria de receber pra si. O que teme a Deus não critica nem o errado, não zomba do fraco, não se acha melhor que o cego, não se vangloria diante do doente e cansado, antes ora pelo errado, teme diante do fraco, ensina com amor ao que não pode ver a verdade, e humildemente estende a mão para o enfermo, seja físico, emocional ou espiritual.
      “O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum”, Provérbios 19.23, o temor do Senhor é alimento para a alma, consolo para o espírito, cura para o corpo. O que o tem guarda a boca de falar demais, guarda o estômago de achar que viver é se saciar de bebida e de comida, guarda o desejo para uma mulher temente a Deus igualmente, guarda a mente de sofrer por antecedência e não deixa o coração ser escravo da ansiedade. Temor a Deus é o tesouro mais precioso que o homem pode ter, ele é a chave para a santidade e para a felicidade, abre as portas dos dois mundos, material e espiritual, pois o que teme ao Senhor sabe que Deus é vivo, próximo, santo e juiz sobre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário