quinta-feira, maio 03, 2018

Esperança não é uma cadeira, mas sapatos

      "E calçados os pés na preparação do evangelho da paz" Efésios 6.15

       Esperança não é uma cadeira, mas sapatos, leves e confortáveis, não para correr, mas para andar devagar e sempre, com firmeza, com cuidado, e em paz. O que espera em Deus, não fica ocioso, mas também não sai correndo baseado numa fé falsa e irresponsável. O que espera em Deus o faz caminhando no estreito caminho do evangelho, com mansidão, cuidando da sobrevivência neste mundo com diligência, com trabalho, mas descansando nas promessas de Deus. O que espera em Deus pisa o chão com humildade, sentindo cada passo, sabendo o que está fazendo e como deve ir, pois anda na luz e na luz há conhecimento, há entendimento para a mente que se fundamenta no Senhor. Mas há também um sentimento de consolo, de resposta, há alimento espiritual para o espírito, que unge a alma com alegria. Calcemos os sapatos da esperança e andemos sabiamente com Deus, podemos nem saber para onde estamos indo, mas sabemos que estamos com Deus, e com ele há convicção de que o ponto de chegada é o melhor para as nossas vidas. Usei aqui uma outra simbologia para sapatos, ou calçados, a palavra que o Espírito Santo me deu como consolo pessoal com essa metáfora foi, não pare, mesmo que não saiba no momento para onde está indo, só siga com cuidado e descansando em Deus. 

      Paulo, quando descreve a armadura espiritual, usa sapatos para identificar o evangelho da paz, nessa sua simbologia, o que move o cristão ou o que fica marcado no chão, depois que ele passa pelos lugares, é o evangelho da paz. Sim, essa deve ser nossa prioridade, espalhar o evangelho pelo mundo, e isso se faz muito mais do que simplesmente falando. Espalhamos o evangelho vivendo a realidade da vida, como seres humanos comuns, trabalhando, nos divertindo, estudando, namorando e casando, dentre tantas outras coisas. Contudo, Paulo agrega a evangelho o adjetivo paz, parece um detalhe, mas como essa qualidade do evangelho tem sido necessária no mundo atual, onde tantos "evangelhos" têm sido pregados, e muitos, nada tendo a ver com paz. Evangelho ligado à política ou como mera causa social, não é evangelho da paz, pode até ser uma ideologia legítima, mas não é a paz espiritual pregada por Cristo. Por quê? Porque esses "evangelhos" sempre levam o homem a confrontos seculares entre homens. A proposta do evangelho é mudar o homem, não o mundo, não o estado, os países, a política. Calçados os pés com o evangelho da paz damos testemunho de algo muito maior, muito mais importante, a única coisa que tem o aval do Espírito Santo como poder transformador do ser humano, isso feito com muita paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário