quarta-feira, dezembro 31, 2014

Adeus ano velho

        Envelhecemos quando adquirimos consciência de passado, quando ficamos saudosistas, e aqui não existe qualquer crítica a isso, é assim mesmo que tem que ser. Só os alienados envelhecem no corpo e na alma, mas insistem em irresponsabilidades e inexperiências de jovens. Por outro lado, é claro que não devemos fazer de celebrações emocionais do passado toda a atividade que desempenhamos na velhice, aí não é ficar velho, mas morrer, morrer em vida. A vida pode e deve continuar, mesmo com os limites do corpo envelhecido. 
        A humanidade não respeitava tanto o passado até alguns séculos atrás, normalmente quando um monarca tomava o poder, fazia questão de apagar o que outros monarcas tinham construído. Um exemplo dessa displicência com o passado, é o Partenon de Atenas, ele era usado como lixão, até alguns séculos, hoje é preservado com rigor, como acontece com as Pirâmides egípcias e tantas outras construções antigas. A partir do final do século XIX, e principalmente do século XX, a humanidade começou a ficar saudosista, monumentos começaram a ser tombados no mundo todo, a história virou ciência. 
        Vejo muito esse envelhecimento, também, na música, com certeza a arte mais difundida e mais consumida pelo homem. A música folclórica, depois a música erudita, o jazz e finalmente a pop, tiveram começo, meio e fim. A alma do homem se cansa, esvazia-se, e não consegue produzir mais nada de novo. Mesmo muita coisa experimentada pela Igreja, que muitos consideram puramente espiritual, é coisa da alma, e como tal não permanece, acaba, como qualquer moda.
          Isso é sinal dos tempos, é clara demonstração de que o homem tem um começo, um meio e fim. Ou pensamos que a civilização humana, principalmente essa que já teve tantas oportunidades e ainda continua sendo tão injusta e cruel com ela mesma e com o planeta, existirá para sempre? Bem, a Bíblia diz que não. Eu não poderia encerrar esta reflexão de outra maneira a não ser com um texto de Pedro:

        "Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada." I Pedro 1:24-25

Nenhum comentário:

Postar um comentário