segunda-feira, abril 10, 2017

Bíblia, teologia e o Espírito Santo

      Sou um defensor do estudo, de preparação acadêmica para se ter uma vida de mais qualidade neste mundo. O cânon bíblico também foi permitido por Deus para que o cristão pudesse ter uma visão cultural e histórica mais precisa sobre a velha aliança dos judeus e o novo testamento de Jesus. Estudar a Bíblia com as ênfases corretas e com o Espírito Santo no coração, nos permite uma experiência maravilhosa e exclusiva com o agir de Deus no mundo e na existência hunana, mesmo que a Bíblia não seja um compêndio teológico.
      Contudo, estudo teológico e a busca da teologia mais aprovada por Deus, podem ser armadilhas, que ao invés de libertar o homem, pode escravisá-lo. O homem é vaidoso e facilmente é seduzido pelo conhecimento. Quando acha que sabe tudo, cresce sua arrogância, e ele começa a achar que tem domínio sobre o assunto e sobre outros homens. Existem intelectuais humildes e tementes a Deus? Sim, com certeza, mas o que muito sabe, mais é tentado.
      Para segurança do próprio homem, Deus deixa alguns assuntos envoltos em mistério, são questionamentos sem respostas, e é bom que seja assim. Quem está certo, os tradicionais, batistas, presbiterianos, etc, que se fiam só na objetividade da palavra escrita no cânon bíblico, ou os pentecostais, assembleianos, e tantos outros, que buscam uma experiência subjetiva através dos dons do Espírito Santo? A melhor resposta é sempre o equilíbrio, um pouco dos dois. Mas o homem é sempre monopolar, compra um extremo e não abre mão para meios termos.
      Este blog nunca foi teológico, ao pé da letra e sob o aspecto mais científico, não perco tempo tentando me engavetar em alguma ideologia cristã, liberal, tradicional, neopentecostal, etc. Nesse caso, rótulos são respostas fáceis para ociosos de espírito que encontram nas próprias cabeças as definições intelectuais para assuntos que vão muito além de seus intelectos. Não é assim que as coisas funcionam com aqueles que são nascidos do Espírito e que são guiados por Ele, esses podem entender muitas coisas, mas serem entendidos por poucos. Mas os que realmente entendem os mistérios espirituais não usam esse entendimento para vaidades, para dominar sobre outros homens. Os verdadeiramente sábios são servos.
      Quer conhecer a Deus? Ande com Deus, mas com a mente e o coração abertos. Ouça todos, leia tudo, faça cursos teológicos, se puder, mas ore sempre, não se aprece em conclusões, tema a Deus e se guarde de toda espécie de mal. Muitas vezes você não achará respostas nos púlpitos, em pastores, em profetas, em teólogos, em intelectuais, em sábios, e algumas vezes nem no cânon bíblico. Nesses momentos você achará em Deus, através do Espírito Santo que mora no seu coração, a resposta perfeita, que te dará uma paz sem fim. Mas isso só acontecerá se você tiver a coragem de buscar a Deus até as últimas consequências, indo além de paradigmas e preconceitos humanos.
      Conhecimento intelectual aperfeiçoa o templo, nosso corpo é o templo. Contudo, por mais bonito que seja, o templo só terá sentido se for habitado pelo Espírito Santo, só Ele pode nos ensinar tudo o que precisamos saber sobre teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário