sexta-feira, abril 14, 2017

Vencendo a autocomiseração

      Então recebemos de Deus resposta à oração, não é um sim, mas um não ou um espera mais pouco. Na ausência de solução imediata passamos a conviver com o problema. Se é uma enfermidade, administramos nossa medicação, nossas visitas ao profissional da área médica, tomamos os cuidados que não farão a doença desaparecer, mas ser controlada. 
      Aqui abro um parêntese, tomar remédio não é um sim de Deus para uma enfermidade? Eu acredito que é, e não beneficia só o nosso corpo, mas também nossa alma e nosso espírito, que aprendem novos costumes de cuidado com nós, cuidado que talvez não tivéssemos antes da doença e que talvez não aprendéssemos se um "milagre" de solução imediata tivesse sido permitido por Deus, fecho parêntese.
      O ponto dessa reflexão é: aceitamos de fato o não ou o espera de Deus? Citei o exemplo de enfermidade física, mas poderia ser um pedido de emprego, o ingresso numa faculdade, um companheiro para casamento. Se aceitamos a resposta como sendo o melhor de Deus para nossas vidas, pelo menos naquele momento, ficamos em paz e não falamos mais sobre o assunto, a não ser com Deus. Contudo, como alimentamos a autocomiseração, a compaixão, um forte sentimento de dó por nós mesmos. 
      Essa disposição negativa nos enfraquece, porque usamos a permanência do problema como álibi para não fazer muitas coisas. Ela também nos torna chatos com as pessoas, estamos sempre falando do mesmo problema, como se não houvesse mais ninguém com problema no mundo. Mas o pior é que a autocomiseração nos torna ingratos com Deus, damos um testemunho errado do nosso Senhor, e na insistência abrimos portas para desvio na fé. Ou buscamos teologias hereges que apoiam a nossa insistência de merecer um sim de Deus imediato ou abandonamos de vez o caminho com Deus.
      Mas atenção, talvez o que Deus esteja querendo te dar, não seja uma solução ao problema que você orou, mas uma cura da autocomiseração, dessa tua atitude de sempre se achar um coitado, perseguido, injustiçado. Pode ser que depois de você vencer isso, de aceitar com humildade e com alegria os nãos da vida, os limites, as dificuldades sem solução, Deus te dê a resposta positiva que você tanto quer. Nesta reflexão novamente tocamos em uma ênfase do blog, a cura de doenças do caráter antes das doenças físicas.
      Como vencer a autocomiseração? Ore a Deus agradecendo pelo não ou pelo espera. Parece tola essa orientação? Mas não é, sempre agradecemos a Deus pelo sim, com fogos de artifício e tudo mais, mas dificilmente adoramos ao Senhor pelo não e pelo espera. Agradeça a Deus, com convicção, com fé, com sentimento, verbalize em voz alta, para que além de Deus, você mesmo e os espíritos do mal saibam que você é servo grato sempre, seja qual for a vontade de Deus. Isso não significa que você não continuará pedindo um sim de Deus, mas mostra o quanto você o ama. O sábio e maduro, contudo, sabe o momento de, em Deus, aceitar o não, e abrir os olhos para os sins viáveis de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário