sábado, abril 29, 2017

Cura para o preconceito

      O preconceito não nasce de uma visão equivocada dos outros, mas de uma visão equivocada de nós mesmos. Esse ódio que vemos alguns ter contra outros, começa por esses "alguns" terem algo não resolvido dentro de si mesmos. Já foi dito que homofóbicos são homossexuais mal resolvidos, não sei se é verdade, e se for, não é em todos os casos, mas...
      A verdade é que uma visão honesta e curada de nós mesmos, nos impede de tratar os outros de maneira superficial. Não, isso não significa concordar com tudo, ser liberal, não ao extremo. É possível discordar e ainda assim respeitar, amar, como diz o velhíssimo ditado, "posso não concordar com o que você pensa, mas lutatei pelo seu direito de pensar", seja o que quer que for. 
      Preconceito: ter uma opinião fechada e generalizada sobre um assunto sem submete-la a uma crítica, individualizada e aprofundada. Quando um conceito é submetido à crítica justa ele se transforma em princípio, que também é possível, mas que não vai agredir os que têm um princípio diferente. Isso tudo é só semântica, o que importa é saber que nenhuma espécie de violência pode ser cometida contra quem pensa diferente.
      O cristão, contudo, enfrenta aí uma dificuldade, por ele interpretar um princípio bíblico de um jeito, ele acha, por ser todo princípio bíblico de Deus, que pode julgar quem vai contra esse princípio. Muitos cristãos estão se acham no direito legítimo de julgar essa ou aquela pessoa, afinal estão ao lado de Deus, pensam eles. Vou fazer duas considerações com relação a esse raciocínio. 
      Em primeiro lugar, será que Deus pensa mesmo isso ou aquilo de certas pessoas, de certos posicionamentos, de certos estilos de vida? Será que a Bíblia diz realmente, ao pé da letra, o que pensa Deus da cultura, da sociedade, do homem do século XXI? Será que escritores bíblicos, todos eles, podem ser lidos sem contextualizações, por nós hoje, em todos os textos? Jesus deixou uma autoridade, quando voltou ao céu espiritual, o Espírito Santo. Mas nesse caso podem argumentar, mas a Bíblia foi escrita pelo Espírito Santo. Então eu respondo: não, foi escrita por homens. Esses foram inspirados pelo Espírito Santo? Sim, mas ainda assim, homens e dentro de uma realidade, cultural, social, histórica, diferente.
      Em segundo lugar, supondo que eu concorde com muitos cristãos atuais, com muitos líderes, supondo que a Bíblia, sem contextualizações pode ser interpretada totalmente como um livro de regras morais atemporais, a vocês que dizem sem receio, todo homossexual está em pecado e vai pro inferno, se isso é a palavra de Deus, Jesus, agiria assim com tais pecadores, como vocês agem? Fariseus...
      Não, Jesus encarnado era diferente, Jesus não agiria assim, mesmo tendo e sendo a mais alta referência de santidade e cura. Em primeiro lugar teria a sensibilidade para entender a delicadeza de um assunto como homoafetividade, por exemplo. Ele teria paciência para tratar uma questão tão íntima e teria amor para caminhar, até por anos, ouvindo, falando, orando, ajudando os que sofrem por algo que não escolheram ser e pelo qual sofrem tanto preconceito.
      Quando um cristão preconceituoso, ou outro preconceituoso qualquer, será curado de seu preconceito? Quando ele provar na própria carne a cura de sua enfermidade espiritual mais séria, com a sensibilidade, a paciência e o amor de Jesus. Preconceituosas são pessoas que ainda não foram curadas porque ainda não se permitiram isso. Uma cura verdadeira deixa o coração humilde e amoroso, sem preconceitos.
      Infelizmente, muitos cristãos, mesmo líderes evangélicos celebridades de nosso dias, ainda carecem de cura emocional e por isso seguem carregados de preconceitos. É mais fácil pra eles tentarem se convencer que leis são eternas e imutáveis, assim eles não precisam se dar ao trabalho de buscar a Deus em oração, de caminhar com os que sofrem, de irem contra a opinião de outros preconceituosos que na verdade são os que sustentam os ministérios-empresas desses líderes patéticos. Que Deus tenha misericórdia de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário