sábado, setembro 02, 2017

Quem é a igreja?

      Etmologia: "Igreja" é uma palavra de origem grega escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Biblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico q(e)hal Yahveh, usado entre os judeus para designar a assembleia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moisés. Etmologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek, que significa para fora, e klesia, que significa chamados. (Wikipedia)

      Bíblia: a Igreja é o conjunto de pessoas salvas por Cristo e seladas pelo Espírito Santo em todo o mundo e em todos os tempos; as igrejas (começando com letra minúscula) são grupos menores, de lugares e tempos específicos, que podem conter mesmo o joio, pessoas não salvas.
      "Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo." I Coríntios 1.1-3

      A Igreja não é a igreja católica, não necessariamente e não somente, portanto a igreja romana não tem autoridade e prioridade sobre a doutrina cristã. Sendo o Espírito Santo, marca dos verdadeiros cristãos, e não a participação do catolicismo ou de qualquer outra denominação protestante ou evangélica, é também o Espírito Santo a autoridade máxima e final sobre a doutrina do cristianismo.
      "Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado." Mateus 16.7-11

      Não nos enganemos, nem nos deixemos enganar. Sim, Deus vê a sinceridade de coração e a fé, existem filhos de Abraão em todos os lugares, igrejas e mesmo nas não cristãs. Contudo, não nos façamos presas de homens, que se acham donos da verdade, do cristianismo, da Igreja. Não temamos tais religiosos, sejam padres e papa do Romanismo, sejam pastores do meio evangélico. Quem salva é Cristo, quem sela é o Espírito Santo, quem nos chama, nos guarda e nos levará para uma eternidade em paz, é Deus, o dono da Igreja verdadeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário