segunda-feira, julho 13, 2020

“Não te deixes vencer do mal”

      “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.Romanos 12.21

      O versículo acima é a conclusão de um ensino do escritor da carta aos romanos sobre relacionamento interpessoal, principalmente com aquelas pessoas que se colocam como inimigos do cristão, visto que um cristão genuíno não deve ter inimigos guardados em seu coração, contudo, podemos usá-lo para outra orientação, santidade pessoal e íntima. Corremos o risco de depois de anos de vida, sim, como bons cristãos, ainda estarmos presos a alguns vícios, vícios que todos os seres humanos têm, nem vou dar nome. São aqueles pecados íntimos, que não nos prejudicam de maneira significativa, que só nós sabemos que existem, mas que mesmo depois de muito tempo ainda não conseguimos vencer. Corre-se o risco, nesses casos, de se acostumar tanto com esses “pecadinhos” que acaba-se desistindo de vencê-los, passamos reto por eles no dia a dia, como se nem existissem. 
      Se nós podemos tentar esquecer, o Espírito Santo não se esquece, que pode estar frio em muitas vidas justamente porque as pessoas deixaram de admitir certos pecados como pecados, assim, pararam de confessa-los e nem se sentem mais mal quando os cometem. Na verdade, eu não creio que isso seja possível, o Santo Espírito é vivo, sempre fala e nunca desiste. É muito difícil para alguém “convertido e salvo” ficar tão surdo espiritualmente que não ouça mais as palavras do Senhor, e não tenha mais o desejo de confessar e deixar o pecado, mas por um tempo a surdez pode existir. Uma das grandes bençãos que temos quando envelhecemos no corpo, tendo acumulado décadas de caminhada com Jesus, é não perdermos a sensibilidade espiritual, ainda nos sentirmos mal quando pecamos e termos um grande desejo de não pecar mais, principalmente naqueles “pequenos” pecados íntimos. 
      Pecado reincidente demais só ocorre em vida de desobediente, e não me refiro à desobediência de cometer o pecado em si, mas em cumprir a grande e principal chamada de Deus, já refletimos várias vezes aqui a respeito. Crente obediente, que está fazendo sua parte na obra de Deus e que sente satisfação nisso, tem forças para vencer os “pecadinhos”, que tenho citado entre aspas porque na verdade não existem pecados menores, todo pecado é pecado e nos afasta de Deus, nos rouba a paz e nos deixa incapacitados de cumprir o plano maior de Deus em nossas vidas. Desistir é se deixar vencer, frieza não é virtude mas vício, insensibilidade espiritual em pequenas coisas é brecha para que maiores e piores coisas entrem em nós e nos vençam de vez. Tenhamos cuidado, a vontade de Deus é sempre boa e agradável e nos dá capacidade para vencer todo o pecado, essa é a vontade do Senhor para nossas vidas até o fim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário