quarta-feira, julho 01, 2020

O pior tipo de cego

       “Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver. Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, a quem envio? E quem é cego como o que é perfeito, e cego como o servo do Senhor? Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves. O Senhor se agradava dele por amor da sua justiça; engrandeceu-o pela lei, e o fez glorioso. Mas este é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas, e escondidos em cárceres; são postos por presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui. 
      Quem há entre vós que ouça isto, que atenda e ouça o que há de ser depois? Quem entregou a Jacó por despojo, e a Israel aos roubadores? Porventura não foi o Senhor, aquele contra quem pecamos, e nos caminhos do qual não queriam andar, não dando ouvidos à sua lei? Por isso derramou sobre eles a indignação da sua ira, e a força da guerra, e lhes pós labaredas em redor; porém nisso não atentaram; e os queimou, mas não puseram nisso o coração.” 
Isaías 42.18-25

      O texto fala de alguém que desobedece a Deus, por isso é castigado, mas ainda assim não muda de vida, continua no erro. Quem é esse alguém? Não é alguém que não conhece a Deus, ou que o conhece pouco, mas é alguém próximo a Deus, ou que foi próximo, o texto chama esse alguém de perfeito, de servo do Senhor, de mensageiro do Senhor, alguém que Deus engrandeceu um dia. Contudo, esse alguém, por mais que tenho recebido o verdadeiro conhecimento de Deus, a “lei” de Deus, não o seguiu, assim foi enganado, roubado, e por isso teve que se esconder. Que adianta saber quando não se vive de fato? Ninguém será salvo pelo seu passado, mas só se persistir até o fim.
      Mas o mal que vem sobre o desobediente a Deus é autorizado por Deus, e ele é terrível, contudo, mesmo após sofrer todo tipo de dor e perda, humilhação e derrota, ainda assim o rebelde do texto não se arrependeu para voltar a obedecer a vontade do Senhor. Esse é o pior tipo de cego, o cego espiritual, que um dia provou a luz de Deus, mas ainda assim dele se afastou, o texto fala de ninguém menos que de Israel, a nação escolhida pelo Senhor na primeira aliança de salvação. A história de Israel contada na Bíblia é uma história com final infeliz, a nação foi levada ao cativeiro e nunca mais voltou, não com a glória prometida a ela por Deus, glória que só terá no outro plano, através de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário