segunda-feira, julho 26, 2021

Vigia e espera

      “Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra. Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra.Salmos 119.147-148

      Só estarmos em paz não nos autoriza a fazer imediatamente alguma coisa, precisamos estar em paz para discernir a voz de Deus, que pode nos mandar fazer algo ou não. O trabalho espiritual do homem não é fazer algo sempre, mas ouvir a voz de Deus sempre e obedecer, mesmo se a ordem for só “vigia e espera”, enquanto aguardamos somos renovados e Deus faz aquilo que não nos compete fazer. Esse trabalho não se refere às nossas necessidades diárias de sobrevivência no mundo, que são passageiras, ao nosso desempenho profissional, coisas que exigem de nós uma constância, ainda que estejamos desanimados, e nesse caso a graça do Senhor poderá nos fortalecer se por ela clamarmos. 
      Contudo, com relação à vida de intercessão, trabalho que todo cristão é chamado a fazer em maior ou menor instância, precisamos ter sabedoria. Esse não depende só de nossas forças e iniciativas, mas do ambiente do plano espiritual, onde existem e atuam potências e intenções que muitas vezes para nós são desconhecidas. Vida de oração não é só pedir e agradecer pelo recebido no plano material, mas é vigiar pela obra do Senhor na Terra, que pretende que todos se salvem e que conta conosco como colaboradores. Vigiar e estar disponível para Deus por algo que vai além da luta pessoal que fazemos pela sobrevivência material nossa e de nossa família é o que de fato define nossa espiritualidade. 
      Alguém pode dizer, “mas o que eu tenho a ver com a salvação do planeta? já não me basta a salvação minha e de minha família?”. Sim, é verdade que muitos se conseguirem salvar a si mesmos já estará muito bom, mas Deus tem mais para nós, principalmente nestes tempos em que vivemos, no Brasil e no mundo, onde uma tragédia mundial assola a todos, a pandemia do Corona vírus. Hoje a humanidade precisa e muito de ajuda, desempregados precisam de comida, mas de oração todos precisamos e nessa tarefa só nos basta vocação e obediência. Todos podemos ser usados por Deus para iluminar espiritualmente as pessoas. Assim, vigia e espera, mas não pare de abençoar em oração a todos neste mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário