terça-feira, julho 27, 2021

Volubilidade humana

      “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais. Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado.Salmos 30.5-7

      Nos achamos poderosos, inabaláveis, mesmo que saibamos que como cristãos é o Senhor quem nos sustenta, basta uma boa emoção, um acontecimento de vitória no plano físico, um dinheiro a mais na conta para nos colocarmos sobre um lugar alto e nos acharmos superiores. Contudo, basta que alguém nos pegue desprevenidos com uma crítica, basta um pensamento se soltar e sujar nossa intenção, basta uma mágoa pesar e nos prender ao passado, que sentimos Deus encobrir seu rosto para nós. Nossa fé apequena-se, nossa esperança sobe como fumaça e some, perdemos o prazer até das coisas mais básicas da vida e nossa alegria se converte em perturbação. Frágeis seres que somos. 
      Isso ocorre porque Deus está irado conosco? Apesar dessa ser a interpretação do salmista de acordo com a visão de homem e de mundo de seu tempo, não existe ira em Deus, e nem precisa, basta que não olhemos para Deus por um instante que nos sentiremos severamente punidos pela providência, sozinhos no universo. Podemos até pensar, “estava tudo indo tão bem, por que fui fraquejar? Deus se esqueceu de mim?”. Se nos afastamos de Deus ele se afasta de nós, e basta que ele faça isso por um milionésimo de segundo para sermos abatidos. Ele faz isso para que entendamos como funciona a existência, que é essencialmente espiritual, mesmo estando nós no mundo. 
      Depende de nós deixarmos-nos ser atraídos pelo amor do Senhor à sua luz mais alta para que tudo faça sentido. Mas ainda que nos sintamos sob a “ira” do todo-poderoso, essa dura só um instante, ainda que nós a retenhamos por uma noite, se na manhã seguinte buscarmos a Deus com humildade, aceitando nossa pequenez e nossa dependência dele, acharemos consolo e esperança para prosseguirmos. Deus não se afasta para sempre de ninguém, mas precisamos aprender a não confiar só em nossos sentimentos, mas pela fé confiarmos em Deus antes. Isso dá trabalho, nos leva a orar mais, a nos consagrarmos, mas nos amadurece e depois deixa em nossos sentimentos um prazer sem igual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário