sexta-feira, novembro 18, 2011

Ação e reação

        “Ouçam esta palavra que o Senhor falou contra vocês, ó israelitas; contra toda esta família que tirei do Egito: "Escolhi apenas vocês de todas as famílias da terra; por isso eu os castigarei por causa de todas as suas maldades".
Duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo? O leão ruge na floresta se não apanhou presa alguma? O leão novo ruge em sua toca se nada caçou? Cai o pássaro num laço se não há nenhuma armadilha? Será que a armadilha do laço se desarma se nada foi apanhado? Quando a trombeta toca na cidade, o povo não treme? Ocorre alguma desgraça na cidade, sem que o Senhor a tenha mandado?
Certamente o Senhor Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.” 
Amós 3:1-7

Os termos ação e reação são usados por religiões esotéricas, contudo o conceito existe no cristianismo. Eu não tomarei esses termos de outras religiões, mas creio que eles foram tomados do cristianismo por outras religiões, como são tomados emprestados vários outros conceitos e princípios. Acredito que o cristianismo seja a religião completa. Todo o resto, religiões e mesmo algumas ditas ciências como a psicologia, cabem dentro de toda a cura e relação que Deus pode fazer com o homem através do cristianismo. Mas vamos à reflexão.

“Eu os castigarei por causa”, a situação terrível que a nação de Israel viveria sob as mãos das nações que os levaram cativos era por causa da desobediência. Depois, para reforçar essa constatação, o profeta Amós registrou várias afirmações: “Duas pessoas andarão juntas se...”, “O leão ruge na floresta se...”, “O leão novo ruge em sua toca se...”, “Cai o pássaro num laço se...”, “Será que a armadilha do laço se desarma se...”, “Quando a trombeta toca na cidade...”, “Ocorre alguma desgraça na cidade...”, Certamente o Senhor não faz alguma coisa sem...”?
O texto tem a intenção de deixar bem claro, bem claro, que algo ruim não ocorre sem motivo. Os capítulos anteriores de Amós falam sobre isso, e não somente sobre o castigo que Israel sofreria, mas também sobre o castigo que as outras nações sofreriam. E veja que as outras nações estavam cumprindo a vontade de Deus, sendo usadas como ferramentas de disciplina. Mas mesmo assim, a violência, dureza e injustiça que elas fizeram, enquanto disciplina de Deus, contra Israel, também sofreria consequências.
A conclusão que se chega é que toda a ação errada seja ela pelo motivo que for, e mesmo sendo usada pelo Senhor, recebe castigo. A injustiça com a qual as pessoas nos tratam, mesmo que nós mereçamos essa injustiça, enquanto disciplina de Deus, também será castigada.
Portanto, esperemos em Deus, a disciplina acaba, mas a justiça de Deus não, ela colocará os pingos nos is, ela aplainará os montes e levantará os vales, no tempo certo.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário