segunda-feira, novembro 28, 2011

Jonas: o profeta que aprendeu a amar

        “Mas Deus disse a Jonas: "Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta? " Respondeu ele: "Sim, tenho! E estou furioso a ponto de querer morrer".
       Mas o Senhor lhe disse: "Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu.
      Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? "”,
Jonas 4:9-11.


O problema não era a planta, como não eram as pessoas do barco, assim como nem era Nínive. Além de salvar Nínive, o Senhor tinha outro propósito com todas aquelas histórias em que Jonas se meteu, revelar a verdade sobre o coração do profeta.
Ao invés dele ficar contente, com o final feliz de Nínive, ele se revoltou, ficou irado a ponto de desejar a própria morte. Lá estava o coração exagerado e equivocado de Jonas novamente mostrando o que realmente era.
O que faltava para Jonas? Qual era a verdadeira lição que ele tinha que aprender com aquilo tudo? Amor, o profeta não obedecia porque não tinha amor, o mesmo amor que deveria ter revelado nele um coração grato pelo fato de Deus ter tido misericórdia e poupado milhares de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário